Quer cultura? Visite ESSE LUGAR na Bahia e seja impactado!

Vem dá uma olhada no lugar que você não pode deixar de visitar na Bahia se você pensa em mergulhar na história e na cultura desse estado.

Quer cultura? Visite ESSE LUGAR na Bahia e seja impactado!
Quer cultura? Visite ESSE LUGAR na Bahia e seja impactado!
publicidade

Ter experiências únicas, conhecer novos lugares, novas culturas, tirar uns dias de folga para descansar ou se divertir com amigos e família, são alguns dos motivos que nos levam a organizar uma viagem bem animada.

E foi pensando em pessoas como você, que desejam viajar para um lugar diferente e explorar o máximo da sua cultura e história, que decidimos te contar um pouco mais sobre esse lugar localizado na Bahia, Nordeste brasileiro.

Temos certeza que vai te deixar impactado por tamanha beleza histórica que existe. Ficou curioso? Então vem saber que lugar é esse e conhecer um pouco da sua história só para você ter uma ideia do que te espera.

publicidade

Te interessa?

O PELOURINHO E SUA HISTÓRIA

Sinônimo de arquitetura histórica, cores, dança, arte e cultura, o Pelourinho que conhecemos hoje, nem sempre foi assim.

Talvez você não conheça a história por traz do próprio nome “Pelourinho”, então vamos começar por aqui para você já entender a carga cultural que esse lugar representa para o nosso país.

Quer cultura? Visite ESSE LUGAR na Bahia e seja impactado!
Quer cultura? Visite ESSE LUGAR na Bahia e seja impactado!

Na época do Brasil Colônia, no centro das praças, normalmente existia uma coluna de pedra.

publicidade

Essa coluna era chamada de Pelourinho

E durante esse período os escravos que tentavam fugir, mas eram capturados ou os que cometiam algum delito, eram expostos em praça pública, amarrados nessa coluna de pedra e castigados.

O berço da cultura negra no nosso país, esse bairro é conhecido hoje como referência de resistência e sobrevivência por tudo o que já foi vivenciado nele e atrai todos os anos milhares de turistas dispostos a mergulhar em sua história e se familiarizar um pouco mais com sua cultura.

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Quem hoje conhece o Pelourinho não faz ideia de que, um lugar tão historicamente representado já passou por uma degradação com o processo de modernização em pleno século XX.

publicidade

Além disso, naquela época, virou uma região pouco valorizada já que as atividades econômicas estavam passando por uma migração e indo para outras regiões de Salvador.

Quem diria, não é mesmo?

Mas você conhece aquela frase que se diz hoje em dia: “há males que vem para o bem”. Pois é, foi graças a essas mudanças que o Pelourinho, após um processo de reestruturação, se tornou o que é hoje.

Patrimônio Histórico da Humanidade e um bairro símbolo da redemocratização brasileira, luta e resistência negra durante todos esses anos. Abriga um centro de cultura pública onde há a cultivação de símbolos populares e étnicos.

publicidade

Mas por trás de toda essa história marcante de séculos, o Pelourinho de Salvador atualmente é conhecido pela sua música, cultura, cinema, pintura, arquitetura marcante e arte baiana. Tornando-o um importante centro cultural de Salvador.

Esse é só um resumo de toda a história por trás desse bairro encantador e caso você queria conhecer ainda mais, vamos te ajudar com algumas dicas do que fazer pelo Pelourinho e te contar quais lugares você não pode deixar de visitar.

Então já prepara o papel e a caneta para ir anotando todos os lugares que vamos te dizer, ta bem?

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VISITAR ESSES LUGARES NO PELOURINHO

Visitar o Pelourinho e subir suas ladeiras de paralelepípedo significa voltar no tempo do Brasil Colônia e mergulhar em uma história marcante e ter experiências únicas.

publicidade

Logo no início você vai encontrar manifestações públicas, como roda de samba, capoeira e música afro, o que já é uma boa experiência para viver de perto a cultura local.

Além disso, existem inúmeras igrejas e museus, que antigamente eram casarões coloniais, para visitar. Listamos alguns deles para você já ter uma ideia do que te espera por lá.

  •  A Fundação Casa de Jorge Amado, maior ponto turístico do bairro. Se você está pensando no famoso escritor de clássicos como, Capitães da Areia, é isso mesmo. Esse espaço é em sua homenagem, onde há várias exposições, oficinas e palestras sobre a sua história;
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é outro destaque do bairro. Conhecida pelas suas missas, em alguns dias da semana, por serem ao som de batuques de música afro, o que acaba atraindo muitos turistas.
  • Igreja e Convento de São Francisco. Conhecido pelo seu interior de uma beleza inexplicável, é todo feito de ouro e muito rico em detalhes e é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo;
  •  Casa do Olodum. Se você ama música e diversidade, não pode deixar de visitar esse lugar. Representa a musicalidade afro baiana e é nacionalmente conhecida por sua tradição;
  • Afoxé Filhos de Gandhy. É a casa de ensaio de um dos blocos de carnaval mais famosos de Salvador. E quando o carnaval vai chegando, os ensaios são abertos ao público e vai muito a pena conferir e se divertir muito.
  • Terreiro de Jesus, uma das praças mais importantes do bairro que acomoda pelo menos umas quatro grande igrejas históricas, que remetem o tempo de Brasil Colônia.

publicidade

Muita história para um bairro só, não é mesmo? Pois é! E essa pequena lista de lugares que fizemos, só são alguns dos vários que existem e que representam a história marcante do Pelourinho.

Se você já está animado para conhecer esse lugar só de está lendo esse texto, temos certeza que você vai querer estender a viagem quando chegar lá e começar a visitar os lugares.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

E se a ideia for essa, passa mais uns dias na Bahia, separamos para você alguns outros lugares históricos do estado para você conhecer ainda mais sua história, mas também, não deixar de se divertir e explorar experiências novas.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

OUTROS PONTOS CULTURAIS QUE MERECEM SUA VISITA

1. Forte de Santo Antonio da Barra & Museu Náutico

2. Sítio Arqueológico das Ruínas da Igreja do Outeiro Da Glória

3. Centro Cultural Bataclan

4. Cidade Histórica Porto Seguro

5. Castelo Garcia d’Ávila

6. Palácio Rio Branco

7. Largo do Campo Grande (Praça 2 de Julho)

8. Forte de Nossa Senhora Monte Serrat

9. Casa de Câmara e Cadeira

10. Parque Estadual de Canudos

A lista de lugares para visitar nesse estado que carrega uma carga cultural sem precedentes, é gigantesca. Se você já decidiu que sua próxima viagem é para Bahia, não deixe de visitar esses lugares.

Vão te deixar mais perto da cultura local e você vai poder conhecer ainda mais os costumes e histórias!

***

Esperamos que você tenha gostado dos lugares que selecionamos para você e que curta bastante a experiência dessa viagem no tempo inesquecível.

Veja mais ›
Fechar