in , ,

Artista com cérebro sinestésico mostra como ela literalmente vê a música

Imagine um(a) artista que pinte obras abstratas extremamente sensíveis e bonitas. O que te passa pela cabeça?

Provavelmente que ele ou ela se inspirou em algo que viu, sentiu… mas já pensou que sua criação pode ter partido de algo que literalmente ouviu?

Sim, a arte tem dessas coisas.

O lindo nasce do feio; o simples, do complexo. Não há uma regra para criações artísticas.

Porém, o caso de Melissa McCracken é ainda mais especial, pois ela não cria algo simplesmente a partir do que vê ou ouve: ela tem a capacidade de enxergar sons através de cores.

Aos 26 anos, ela convive com um ‘fenômeno’ neurológico chamado Sinestesia.

Para além da literatura, a Sinestesia atinge cerca de 4% da população e ‘transforma’ a mente das pessoas misturando a resposta do cérebro a diferentes estímulos externos.

No caso de Melissa, ela associa instantaneamente sons e músicas a um emaranhado de cores que se abre diante de seus olhos assim que os acordes chegam a seus ouvidos.

Mas nem todos os sinestésicos experienciam o mesmo tipo de ‘distorção’.

Alguns, por exemplo, veem números no lugar de letras (ou vice-versa), ou associam objetos concretos a letras do alfabeto.

É uma espécie de disfunção que pode parecer estranha, mas sob a perspectiva artística abre uma série de possibilidades (assim como sinestesia na literatura permite que o leitor experimente uma série de sensações fora do senso comum, como ouvir gostos ou cheirar amores).

Para entender o quão incrível os resultados de uma mente sinestésica podem ser, confira abaixo uma entrevista realizada pelo site Broadly com Melissa, ‘decorada’ pelas obras da própria artista:


Recomendamos para você:

Letícia Flores

Written by Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chef de cozinha elimina 36 kg depois que passou a comer comida crua

Mãe muda dieta da família para curar filha de doença crônica