in

Este famoso tronco de árvore flutua verticalmente há 120 anos e ninguém sabe o porquê

Um toco de árvore flutuante conhecido como “O Velho do Lago” está flutuando nas águas azuis do lago Crater, em Oregon, há pelo menos 120 anos, surpreendendo os cientistas com sua orientação vertical e, supostamente, até mesmo controlando o clima local.

O primeiro relato do Velho do Lago é de 1896, quando o geólogo e explorador Joseph Diller descreveu um tronco branco lascado e branqueado flutuando verticalmente no lago Crater.

Cinco anos depois, Diller observou que o tronco havia se movido a 400 metros do local em que havia sido localizado. Pesquisas posteriores mostraram que o Velho do Lago é capaz de se mover mais de seis quilômetros em apenas um dia, apesar de não haver meios aparentes de propulsão.

Como ele é capaz de fazer isso ainda é um mistério, mas é apenas um de muitos.

velho do lago
Foto: Markgozynski/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

A datação por carbono sugere que o Velho do Lago tem pelo menos 450 anos, dos quais 120 passou flutuando na água do lago Crater, o lago mais profundo dos Estados Unidos e o nono mais profundo do mundo.

Especialistas acreditam que o tronco, provavelmente uma cicuta, foi parar na água após um deslizamento de terra, mas ninguém tem uma resposta definitiva do por que ele permaneceu na vertical em vez de flutuar horizontalmente.

As leis da física afirmam que um objeto flutuante de densidade uniforme sempre terá seu centro de massa como sendo mais alto que seu centro de flutuabilidade, razão pela qual os troncos das árvores flutuam horizontalmente, mas o Velho do Lago é diferente.

Apesar de ter 9 metros de comprimento e 61 cm de diâmetro, oscila verticalmente nos últimos 120 anos.

velho do lago 2
Foto: TCY/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.5)

A extremidade exposta do tronco flutuante está lascada, descolorida e gasta, mas larga e flutuante o suficiente para suportar o peso de uma pessoa, como mostra a foto antiga de um guarda em cima dela. Segundo alguns cientistas, é esse aparente equilíbrio entre a parte seca e a parte submersa que permite ao Velho do Lago flutuar desta maneira.

De acordo com o Instituto do Lago Crater, a explicação mais plausível para a posição flutuante vertical desse famoso tronco de árvore é que, quando ele deslizou para a água há mais de um século, deve ter tido algumas rochas emaranhadas em suas raízes, que agiam como pontos de ancoragem naturais. Quando as rochas se soltaram das raízes do tronco, a madeira submersa já estava saturada com água, tornando-a mais densa e mais pesada que a parte seca acima da superfície.

velho do lago
Foto: Wikimedia Commons/Public Domain

Obviamente, ninguém sabe se a explicação acima é o que realmente faz o Velho do Lago flutuar na vertical. As águas límpidas do lago Crater oferecem uma visão clara das raízes das árvores, não há sinal de rochas e ninguém se lembra de ter visto ou ouvido falar de rochas presas às raízes. Mas, como o ecologista do Parque Nacional Mark Buktenica disse à CBS:

“Tudo bem para mim em não saber.”

Como se a sua posição flutuante incomum não fosse intrigante o suficiente, pessoas supersticiosas também acreditam que o Velho Homem do Lago tem o poder de afetar o clima local. Essa crença vem de eventos ocorridos no final dos anos 80, quando foram realizadas explorações submarinas no lago e os cientistas decidiram amarrar o tronco flutuante ao lado de uma ilha, a fim de evitar acidentes de navegação durante suas pesquisas.

De acordo com vários relatos de moradores locais, assim que o Velho do Lago foi imobilizado o tempo claro ficou tempestuoso e logo começou a nevar. Isso foi em agosto. Logo após o Velho do Lago ser desamarrado, o tempo voltou a melhorar.

Quando se trata do Velho do Lago, parece que temos mais perguntas do que respostas, mas isso é uma grande parte do que o torna uma atração tão fascinante do Lago Crater.

Via: Oddity Central.

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ninguém saberia o talento secreto dessa garota até seu pai ter uma ideia brilhante!

10 fatos radiantes sobre Marie Curie