Das cartas aos videogames: conheça os benefícios do ato de jogar

publicidade Não há como negar que os jogos, apesar de suas diversas formas e objetivos, são muito importantes para nossa cultura. Os jogos têm sido um elemento básico da conexão humana desde o início dos tempos e têm uma longa história em nossa cultura.  As pessoas são apresentadas a uma variedade de jogos em tenra […]

publicidade

Não há como negar que os jogos, apesar de suas diversas formas e objetivos, são muito importantes para nossa cultura. Os jogos têm sido um elemento básico da conexão humana desde o início dos tempos e têm uma longa história em nossa cultura. 

As pessoas são apresentadas a uma variedade de jogos em tenra idade, e muitas continuam a amá-los à medida que envelhecem. Os jogos são uma ótima opção se você estiver procurando por um hobby familiar, uma maneira de reduzir o estresse ou apenas melhorar sua acuidade mental. 

Tentar escolher entre tantas possibilidades pode ser difícil. Você pode misturar e combinar diferentes gêneros de jogos. Noites de jogos regulares são uma maneira fantástica de criar amizades duradouras e laços familiares. Para uma experiência nova e inovadora, considere alternar a seleção de jogos entre amigos. Quando apropriado, envolva irmãos mais novos ou passe algum tempo com os mais velhos. Finalmente, não se esqueça de se divertir.

publicidade

Pensando nessa longevidade dos jogos, algo nos vem à mente: quais elementos do ato de jogar têm garantido seu valor duradouro? A seguir, você confere alguns dos principais benefícios do hábito de jogar.

Jogos melhoram o raciocínio lógico e o pensamento crítico

Foto: Pixabay

Muitos jogos são projetados com dificuldade em mente, de modo a desafiar os jogadores. Embora frequentemente haja elementos de sorte incorporados à estrutura, muitos jogos são desenvolvidos para que os jogadores pensem em tempo real, muitas vezes contra outros jogadores.

O xadrez, sem dúvida um dos mais famosos jogos de estratégia de jogador contra jogador, pode ser visto como um problema em constante mudança que precisa ser resolvido usando o pensamento crítico. Por outro lado, aprender a jogar poker, por exemplo, pode melhorar sua capacidade de tomar decisões rápidas e resolver problemas.

As possibilidades de jogos de habilidade são praticamente ilimitadas e oferecem uma maneira maravilhosa de testar seus limites em um ambiente descontraído e agradável.

publicidade

Jogar pode melhorar suas habilidades sociais

Em uma era dominada pelas telas digitais, a interação humana face a face pode parecer coisa do passado. Da próxima vez que você estiver em um restaurante, academia ou qualquer outro local público, observe quantas pessoas estão olhando para uma tela de celular… o número chega a ser assombroso. 

Os jogos em grupo oferecem uma plataforma única que promove a socialização direta em um espaço livre de pressão e auxiliam no desenvolvimento das habilidades sociais. Este é um ótimo lugar para conversar com a família e amigos enquanto fortalece os relacionamentos, ou até mesmo para conhecer pessoas novas.

Alívio do estresse

Foto: Unsplash
publicidade

O alívio do estresse decorre em parte de todos os outros benefícios. Além de simplesmente se divertir, jogar um jogo pode ajudar a desviar seu foco de um evento ou situação que está lhe causando estresse. 

Jogar com amigos ou familiares é ainda melhor. Na verdade, apenas ter seu melhor amigo por perto pode ajudar a reduzir o estresse. A próxima vez que você se sentir estressado, considere uma noite de jogos para um alívio divertido e saudável.

Os jogos podem aumentar as habilidades sensório-motoras

Como os jogos eletrônicos e videogames continuam a dominar o mercado, há muita discussão sobre as implicações de longo prazo de jogar videogames. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Toronto, as pessoas que jogam regularmente videogames de ação como Call of Duty ou Counter-Strike parecem aprender novas habilidades sensório-motoras mais rapidamente do que aquelas que não jogam. Embora no início não houvesse diferença no desempenho, os jogadores regulares progrediram mais rápido do que os outros indivíduos participantes.

publicidade

Jogos também são ferramentas de aprendizado

Foto: Pexels

Os jogos têm sido usados há muito tempo para ensinar crianças e adolescentes sobre padrões sociais e comportamentos apropriados. Isso é visto tanto no reino animal quanto na cultura humana. 

Jogos de quebra-cabeça, jogos matemáticos e desafios de linguagem podem funcionar como configurações de aprendizado exclusivas para informações cada vez mais complexas. 

Outra habilidade de vida que pode ser adquirida em jogos em grupo que não deve ser desconsiderada é a habilidade de perder graciosamente. Afinal, ninguém quer ouvir as queixas de um perdedor amargo.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

A diversão também é um benefício

Jogar é prazeroso, o que talvez seja um dos motivos mais evidentes para fazê-lo. Um estilo de vida pouco saudável é o resultado de muito trabalho e pouca diversão. Você pode desafiar a si mesmo, aprimorar certas habilidades ou apenas relaxar enquanto joga para escapar da agitação da vida moderna. Recarregar agora é sempre uma decisão sábia.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar