in , , ,

14 anos após descriminalizar todas as drogas, é assim que Portugal está no momento

Se no Brasil a discussão sobre a descriminalização do consumo das drogas anda a passos lentos há muitos anos, em Portugal (é, naquele país que as piadas xenófobas dizem ser de pessoas burras), este debate já foi superado há muito tempo e as soluções não poderiam ter sido melhores.

A descriminalização das drogas em Portugal ocorreu em julho de 2001 e o seu modelo é referência mundial no que diz respeito ao tratamento de dependentes e à redução da violência acarretada por considerar crime o consumo de qualquer droga.

Mortes relacionadas à drogas raramente acontecem em Portugal.

O gráfico acima mostra o número de mortes relacionadas à drogas ao longo dos últimos anos.

Todas as drogas e não só a maconha

O primeiro ponto importante do modelo político de combate às drogas (e não aos usuários delas), é o fato de que não se discutia a liberação apenas da maconha, mas sim, de todas as drogas, sendo todas elas entendidas como questão de saúde pública e não de polícia.

Além disso, a legislação portuguesa estabelece um limite de porte uniforme para qualquer droga, tendo sido definido em 10 doses diárias.

Ainda que produzir ou comercializar qualquer tipo de droga continuem sendo entendido como crime, a lei portuguesa avançou no sentido de que considera tratar os dependentes muito mais importante do que prender os traficantes.

Adicionar APP Awebic

Uso de drogas entre todos os adultos dividido por “toda a vida”, “ano passado” e “mês passado”.

É bom salientar que nestes pontos a política de drogas do governo português é completamente diferente da descriminalização da maconha no Uruguai, que se trata de um modelo mais semelhante ao que é proposto para o Brasil.

Avatar

Written by Oro Mendes

Escritor graduado em comunicação social, trabalhou para agências de publicidade, escreveu para revistas e jornais, produziu cinema e tv, publicou artigos em revistas científicas, criou campanhas publicitárias a nível nacional, foi premiado em concurso de contos e poesias, redigiu textos para mais de 50 blogs... E até hoje sua família não entende o que faz para sobreviver. Contato por: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artista torna realidade as aventuras que ela imaginava que seu filho sonhava enquanto dormia.

Mãe constrói mundo de fantasias enquanto seu filho dorme. Você vai ficar fascinado ao ver como.

23 coisas que só quem teve pais rigorosos vai entender (#17 é pura verdade)