DEPRESSÃO INFANTIL: 13 sintomas que ajudam na identificação

Saiba como identificar esse tipo de doença em crianças!

DEPRESSÃO INFANTIL: 13 sintomas que ajudam na identificação
DEPRESSÃO INFANTIL: 13 sintomas que ajudam na identificação

Você já ouviu falar na depressão infantil? Já conheceu ou conhece alguma criança que sofre com essa doença? Sabia que isso é bastante comum e pode ser fácil de identificar?

A depressão em crianças é um sério obstáculo para a saúde mental, isso porque essa doença causa sentimentos de tristeza e perda do interesse no cotidiano.

Mesmo tão cedo, a depressão pode afetar a forma como as crianças pensam, se comportam e sentem, assim, podendo causar vários problemas físicos e emocionais.

Te interessa?

Embora esse tipo de doença possa ocorrer em qualquer momento ou idade de uma pessoa, os sintomas podem variar entre crianças e adultos.

Foi pensando nisso que selecionamos uma lista com vários sintomas que ajudarão você na identificação da depressão em crianças. Aproveite!

13 sintomas que ajudam na identificação da depressão infantil

Você não sabe bem como identificar depressão infantil e quer aprender como? Então confira a seguir alguns sintomas de depressão infantil para você saber identificar.

depressão infantil

1 – Comportamentos agressivos e impulsivos

A verdade é que para algumas crianças com depressão, os seus sentimentos e emoções podem levar elas a sentir raiva.

Além disso, a depressão logo nos primeiras anos de vida pode levar uma criança a agressividade e impulsividade nos atos diários.

2 – Sentimento de inutilidade

As várias crianças com transtornos depressivos podem se sentir inúteis com muita frequência. 

Isso porque elas experimentam sentimentos de inutilidade até por longo período de tempo, geralmente pensam que são fracas, inadequadas ou imperfeitas para a vida. Isso é mais comum do que você pensa, acredite.

3 – Indisposição durante o dia

Qual a pessoa que não fica cansado, não mesmo? Muitas pessoas ficam cansadas, especialmente após dias agitados, trabalho árduo, madrugadas, doenças e exercícios.

Porém, para uma criança deprimida essa falta de energia pode parecer sempre ter falta de motivação e indisposição com muita frequência.

depressão infantil

4 – Sentimento de culpa

O fato é que os sentimentos de culpa excessiva e implacável são comuns em crianças com depressão.

Isso porque como o transtorno depressivo é maior, vários episódios depressivos no transtorno bipolar e distimia, mas crianças se sentem culpadas por tudo.

Além disso, uma criança com depressão pode culpar a si mesma por qualquer coisa que dê errado na sua vida – mesmo que esteja fora de seu controle.

Desligue o celular perto das crianças ou crie filhos tristes

5 – Desempenho ruim na escola

As crianças que apresentam depressão logo nos primeiros anos de vida pode ter altos e baixos em relação ao desempenho na escola.

É importante lembrar de que durante os períodos de transição para o ensino fundamental ou médio da criança, as atividades podem ser difíceis quando se tem depressão na infância.

6 – Sentimentos de que não é compreendido pela família

O fato é que cada criança com depressão se sentirá incompreendida pela família e até amigos em algum momento. 

Uma criança com depressão pode sentir não haver ninguém que possa compreender seus sentimentos e emoções ou que é inútil até mesmo tentar falar sobre eles.

depressão infantil

Com isso, uma criança pode ter medo de tentar coisas novas tanto na escola como em casa. 

Como, por exemplo, falar abertamente ou compartilhar pensamentos por medo de rejeição, má interpretação, ridículo da família ou amigos.

7 – Perda da vontade de se divertir

Uma criança pode perder naturalmente o interesse por diversão ou brincadeiras com os amigos que um dia amava.

A depressão te o força de fazer com que as crianças perca a vontade de se divertir, como:

  • Brincar com brinquedos;
  • Brincar com os amigos;
  • Não querer assistir ao programa favorito na televisão.

Se a sua criança começa apresentar sintomas assim, o seu primeiro passo deve ser levar ela em um profissional de saúde mental, pois, provavelmente ela deva está sofrendo com depressão.

10 hábitos infalíveis para ensinar educação para crianças

8 – Não gostar mais da companhia dos amigos e familiares

Uma boa parte das crianças no decorrer da vida muda de amigo em algum momento e passa vários períodos com os pais. 

À medida que uma criança passa pela puberdade, ela naturalmente se afasta de da família e começa a se identificar mais com os colegas. 

depressão infantil

Portanto, preste atenção, pois é neste passo importante do desenvolvimento que não se deve ser confundido com retraimento social ou até mesmo depressão.

9 – Sentimento de tristeza constantemente

A verdade é que são várias as crianças que podem ficar tristes com muitas coisas, como:

  • Relacionamentos perdidos com familiares e amigos na escola;
  • Trabalhos escolares;
  • Fracassos e perda de algo;
  • Mudar-se ou perder um amigo, animal de estimação ou ente querido.

Sendo assim, comece a identificar porque as crianças estão triste e forneça o seu apoio como adulto.

Portanto, se esses sintomas de tristeza melhorarem ou desaparecerem após alguns dias, provavelmente a criança não está mais com depressão.

Disciplina positiva: a educação EFICAZ que auxilia crianças na pandemia

10 – Mudanças emocionais

Um dos grandes sintomas com depressão é as mudanças no comportamento, tanto emocional quanto sentimental, a pessoa fica irreconhecível.

As mudanças emocionais ficam ainda mais visíveis em crianças, por isso, se você começar a perceber alguma criança com mudança rápida de emoções, procure ajuda para ela.

depressão infantil

11 – Problema de foco

Você já viu uma criança com problema de foco até mesmo para brincar? Crianças assim perdem a noção do tempo e sempre estão aéreas.

Uma criança com falta de foco e concentração pode ser um grande indício de depressão infantil. Sendo assim, procure um profissional especializado para ajudar essa criança.

12 – Problemas para dormir

A insônia é um dos grandes sintomas para quem sobre de ansiedade, estresse e até mesmo de depressão. E isso também acontece com crianças.

Por isso, se você começar a perceber que seu filho está com dificuldade para dormir a noite, procure imediatamente um médico para esse problema o mais rápido possível.

13 – Isolamento social

Se você começar a perceber que sua criança prefere ficar sozinho do que na companhia de amigos e familiares, comece a tomar bastante cuidado.

Uma dos grandes sintomas de depressão infantil é quando a criança não gosta mais de estar acompanhada de outras pessoas. Geralmente essas crianças gostam de ficarem sozinhas sem fazer nada.

Você gostou de saber mais sobre alguns sintomas de depressão infantil? Agora já sabe como identificar quando uma pessoa está com depressão?

Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar crianças que sofrem com essa doença horrível.

Veja mais ›
Fechar