Desanimado com o Natal DE 2020? Acabe com a tristeza e faça essa data ser ESPECIAL da seguinte forma

Não permita que a tristeza e a solidão acabem com o Natal em família!

estatua-de-medica-homenagem
Desanimado com o Natal DE 2020? Acabe com a tristeza e faça essa data ser ESPECIAL da seguinte forma

As festas de final de ano têm historicamente trazido sentimentos confusos ou tristes ocasionais para muitas pessoas, isso por causa das várias pressões que vêm com os feriados.

No entanto, a pandemia do novo coronavírus adicionou uma camada muito mais séria e abrangente à experiência típica da população nesse ano de 2020, como:

  • Empregos perdidos;
  • Ensinar crianças em casa;
  • Trabalhar em casa;
  • Cuidar de pessoas infectadas com o vírus.  

Coloquialmente, as pessoas costumam se referir à tristeza na época dos feriados como “tristeza do feriado?” O que exatamente são os tristezas do feriado? 

O termo, que não é um diagnóstico clínico, refere-se principalmente a sentimentos de tristeza em torno da época das comemorações de final de ano, embora a cor azul geralmente seja uma mistura de sentimentos, incluindo ansiedade e solidão, e uma sensação latente de perda. 

tristeza-no-natal

As festas de final de ano, Natal e virada de ano, tendem a ser preenchidas com várias pressões, são elas:

  • Pressões financeiras: pagar presentes, viagens ou refeições em família grandes;
  • Pressões sociais: para ter um parceiro romântico, uma enxurrada de amigos e eventos sociais para comparecer;
  • Pressões familiares: passar tempo com parentes com os quais alguém pode não se sentir confortável ou pode ter tensão devido à história da família, razões políticas ou outras questões emocionalmente carregadas.

O que causa a tristeza nas comemorações do Natal?

A tristeza do Natal ou final de ano é mais frequentemente causada pelo estresse relacionado aos fatores acima, como também pela solidão. 

É importante notar que vários fatores podem desencadear esses sentimentos negativos, que vão desde uma música, filme ou um lugar específico, a declarações que os membros da família fazem ou suas expectativas para você e como você vive sua vida.

É normal sentir tristeza no Natal?

Até certo ponto, é natural que uma pessoa tenha momentos de tristeza no Natal, porque as festas de final de ano trazem muitos tipos diferentes de estresse.

Quando a pessoa se sente estressada, sua defesa psicológica costuma ser prejudicada, de modo que pode ficar mais vulnerável ​​a sentimentos ocasionais de tristeza, solidão ou outros sentimentos negativos. 

tristeza-no-natal

Em última análise, sentir momentos de “tristeza natalina” é normal e até esperado. Quando essa tristeza no Natal se torna um problema real, isso se torna um problema quando os sentimentos negativos são duradouros e severos em termos de intensidade

Por isso, é muito importante que você saiba distinguir entre a tristeza típica do Natal e a depressão clínica real.

Por que algumas pessoas sentem tristeza no Natal?

O que as pessoas chamam de “depressão” é formalmente diagnosticado como Transtorno Depressivo Maior no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais . 

Para atender aos critérios para o diagnóstico, sentimentos e comportamentos depressivos significativos devem persistir por duas semanas ou mais. 

Quando uma pessoa está clinicamente deprimida, ela pode apresentar qualquer um dos seguintes sintomas, além dos sentimentos depressivos:

  • Comer demais ou comer pouco,
  • Dormir muito ou pouco,
  • Perdendo o interesse em atividades que o indivíduo historicamente gosta e se preocupa. 

tristeza-no-natal

Se você começar a notar que está sofrendo de tristeza no Natal, mas depois notar que os sentimentos duram duas semanas ou mais, entre em contato com seu médico ou profissional de saúde mental e compartilhe o que está vivenciando. 

Estender a mão e pedir ajuda conecta você com a orientação necessária e pode reduzir a sensação de solidão e isolamento social.

Como evitar a tristeza no Natal?

Para evitar a tristeza do feriado ou para reduzir a intensidade dos sentimentos negativos, envolva-se em uma gama de atividades de enfrentamento que podem proteger e promover sua saúde mental. 

Considere adotar os seguintes comportamentos para manter seu humor equilibrado e praticar bons autocuidados:

  • Durma o suficiente;
  • Tenha uma dieta balanceada;
  • Evite o uso excessivo de álcool;
  • evite drogas;
  • Permaneça hidratado;
  • Tome luz solar natural diariamente;
  • Tenha o hábito de exercícios físicos;
  • Pratique auto-afirmações;
  • Converse abertamente com amigos ou familiares de confiança sobre seus sentimentos;
  • Escreva um diário;
  • Ore/reze todos os dias;
  • Faça arte ou artesanato;
  • Cante ou dance;
  • Medite e pratique ioga.

tristeza-no-natal

Por fim, outra prática que pode ajudar a prevenir ou reduzir a intensidade da tristeza do feriado é começar a pensar no que você quer fazer de diferente no ano novo. 

O ano de 2020 tem sido um desafio além das expectativas de qualquer pessoa, e a pandemia continuará a envolver grandes restrições em quase todas as áreas da vida diária:

  • Escola;
  • Trabalho;
  • Vida social;
  • Finanças e outros fatores. 

Como ser feliz em meio ao caos de 2020?

Por ter sido um ano muito desafiador e turbulento, e particularmente definido por sentir-se isolado de amigos e família, você pode aumentar o seu próprio senso de esperança fazendo planos positivos para o ano que está por vir. O que você acha?

Depois que a pandemia do novo coronavírus for controlada e as pessoas retornarem a uma maior sensação de segurança, você se comprometerá a ver mais a sua família e os amigos?

tristeza-no-natal

Se caso você estiver disposto e incluir as visitas em suas metas, coloque algumas datas provisórias em seu calendário ou agenda que lhe darão algo pelo que esperar do novo ano.

No novo ano que está por vir, você vai se exercitar mais ou vai começar um novo empreendimento ou projeto? Você vai cozinhar mais para as pessoas que ama ou vai escrever um livro?

É muito importante você criar novas expectativas para o ano que vem se você quer ter um pouco de esperança e felicidade nesse restinho de ano.

Não importa quais são as escolhas específicas que você faça, apenas comece a criar estratégias agora mesmo e você se sentirá mais esperançoso quanto ao futuro.

Ao fazer essas coisas, você também pode evitar um ataque intenso ou prolongado de tristeza no Natal. 

… 

tristeza-no-natal

Você gostou de saber mais sobre como a tristeza nas comemorações de final de ano pode ser prejudicial? É muito importante que você saiba identificar qual tipo de tristeza você ou outra pessoa está sentido.

Não permita que o desânimo e a falta de esperança estrague o Natal, uma festa tão linda onde podemos aproveitar para reencontrar a família e matar a saudade.

Aproveite também a oportunidade de ajudar outras pessoas com o mesmo problema, compartilhe esse conteúdo para alguém que está passando por essa situação. Faça o seu e o Natal de outra pessoa inesquecível. Feliz Natal!

publicidade