Desanimado por muito tempo? CUIDADO! Esse pode ser um sinal de…

Entenda como lidar com o desânimo para que esse sentimento não se torne em depressão!

Desanimado por muito tempo? CUIDADO! Esse pode ser um sinal de…
Desanimado por muito tempo? CUIDADO! Esse pode ser um sinal de…

Com tudo o que estamos passando com a pandemia, é difícil não se sentir desanimado, não é mesmo? O sentimento de desânimo é uma sensação muito desagradável.

Ninguém gosta de se sentir desanimado, pois essa sensação é intensa a ponto de arrancar de nós a graça de atividades e interesses de coisas que amamos fazer.

Você já parou para analisar o seu nível de desânimo nos últimos dias? Você sabia que sentir desanimo demais é um sinal de depressão?

Por que nós ficamos desanimados?

Quando uma pessoa fica desanimada, ela passa o dia inteiro sem ter a vontade de levantar da cama para fazer algo ou conversar.

Nós temos a noção que essa conduta de desânimo não é uma coisa boa, porém, mesmo assim ficamos sem forças para lutar contra essa vontade de ficar parado no tempo.

desânimo-depressão

Embora essa sensação de ficar desmotivado seja um pouco prazerosa, a falta de ânimo na vida é comum, é normal entre muitas pessoas.

O sentimento de desânimo nasce em uma pessoa em decorrência da insatisfação em relação a alguma coisa.

Isso pode ser, como, por exemplo, um objetivo profissional, metas de vida, projetos pessoais, relacionamentos com alguém que ama ou brigas familiares.

Quando uma perspectiva de uma determinada coisa não corresponde as nossas expectativas, costumamos ficar tristes, assim, deixando de dedicar a energia o suficiente para o que realmente desejamos na vida.

O desânimo significa uma responta a falta de interesse, desmotivação e de satisfação com a vida do jeito que ela está.

20 estratégias que farão seu cérebro aprender a lidar com a DEPRESSÃO

Quando o desânimo se torna depressão?

Primeiramente, é importante você entender que todo o sentimento humano é motivado por alguém ou alguma coisa.

Nós ficamos felizes porque nos casamos, porque terminamos uma faculdade, recebemos uma promoção na empresa ou assistimos um filme no cinema.

Por outro lado, nós também ficamos desanimados, machucados, terminamos relacionamentos com alguém que amamos ou presenciamos cenas devastadoras de injustiça e crueldade da vida.

desânimo-depressão

Quando as emoções ruins surgem sem nenhuma explicação, isso é um sinal que a nossa saúde emocional não está ficando bem. Isso se chama desânimo

Já a depressão aparece de modo sorrateiro, sem muitas explicações. Uma pessoa desanimada se enxerga um ser humano infeliz e sem motivos.

Ansiedade Generalizada: conheça caminhos para se sentir melhor

Quais os sinais de depressão em relação ao desânimo?

Quando uma pessoa se sente desanimada repentinamente, ela por si só não caracteriza com depressão.

Porém, muitos comportamentos de desânimos podem ser confundidas com depressão. Por isso, é muito importante saber distinguir cada uma dela.

Confira a seguir alguns sinais de depressão que parece desânimo, mas que, na verdade, a pessoa sofre de depressão. São eles:

  • Sentir-se tristeza toda hora;
  • Desmotivada com a vida;
  • Muita dificuldade para dormir;
  • Aumento de massa corporal;
  • Irritabilidade;
  • Muita perda de peso;
  • Vontade constante de se isolar;
  • Muito cansaço muscular;
  • Desanimada para fazer outras atividades;
  • Pensamentos negativos.

É muito importante se atentar a esses sinais de depressão, pois muitas pessoas só acham que é desânimo, e não procuram se tratar.

Como lidar com o desânimo?

Quando é originalmente proveniente da depressão, uma pessoa com desânimo consegue ser tratada durante uma psicoterapia.

Uma pessoa que sofre de desânimo pode alavancar os seus feitos com estratégias para modificar o humor, lutar contra a má influência do desânimo.

desânimo-depressão

Confira a seguir o que você pode fazer para lidar com o desânimo e não deixar que esse sentimento ruim se transforme em depressão.

1 – Aprenda a estimular o seu amor-próprio

Não há nada mais poderoso e eficaz do que tratar o desanimo e afastar os sentimentos ruins do que fortalecer o amor-próprio.

Quando uma pessoa começa a pensar bem em como ela é, ela acaba cuidando e melhorando um propósito para lutar contra os sentimentos de desânimo.

Uma pessoa que acredita em si mesmo e que aposta tudo em seu próprio potencial não tem medo do desânimo. Essa pessoa é autossuficiente para realizar os seus sonhos e não desanimar.

A pessoa com amor-próprio sempre vai buscar estar bem consigo mesmo e confrontar as dificuldades da vida.

24 hábitos de pessoas com depressão que talvez você não conheça

2 – Experimente coisas novas e encha seu dia com novidades

A rotina do dia a dia torna a vida uma coisa maçante, até mesmo para as pessoas que precisam de horários definitivos para produzir melhor.

Fazer as mesmas coisas todos os dias é uma coisa muito desagradável, pois isso passa a sensação de que você não está aproveitando a vida como deveria.

desânimo-depressão

Isso faz com que você comece a se questionar se é isso mesmo que você quer para vida. Por isso, para se livrar do desânimo, comece a preencher os seus dias com coisas novas, faça alguma atividade que não é acostumado a fazer.

3 – Tenha o hábito de dormir bem todos os dias

É muito importante você ter o hábito de dormir bem. Um bom sono reparador pode curar qualquer ferida, tanto emocional como física.

Dormir bem vai fazer você trabalhar melhor, estudar melhor. É com uma boa noite de sono que você vai ficando livre de doenças e do desânimo, claro.

Se esse tipo de DEPRESSÃO está na vida de quem você ama, tenha cuidado REDOBRADO!

4 – Aprenda a buscar a causa do seu desânimo

Talvez o que desânimo pode ser um relacionamento ruim com uma pessoa, pode ser um falso amigo ou um emprego que não satisfaça os seus desafios.

Nesses casos, é muito provável que você já se sinta melhor após se afastar desses fatores da vida.

5 – Comece a se afastar de pessoas negativas

Você já parou para pensar na origem do seu desânimo diário? Sabia que um amigo ou alguém que conhece pode estar botando você para baixo todo dia e você não percebe?

É muito importante você ter ciência de que faz bem para você ou não no seu círculo de amizade. É possível sim, alguém deixar você para baixo, depressivo, com pouco ânimo de viver.

desânimo-depressão

Você precisa entender que as palavras, os maus conselhos que um falso amigo pode te dar pode levar você ao desânimo imediatamente.

Você precisa está perto de pessoas positivas, amigos e familiares que acreditam em você, que sabem aconselhar e falar palavras de incentivo quando você estiver mau, péssimo.

Você gostou de saber mais sobre como lidar com o desânimo? Entendeu como o desânimo pode ser confundido com a depressão, mas que, na verdade, são coisas totalmente diferentes?

Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar uma pessoa que esteja sofrendo de depressão, achando que é apenas desânimo.

publicidade