9 dicas práticas para aliviar dores na lombar e conseguir fortalecer a região de forma preventiva

Previna complicações na lombar!

9 dicas práticas para aliviar dores na lombar e conseguir fortalecer a região de forma preventiva
publicidade

Grande parte das pessoas sentem dores na lombar em alguns momentos e situações da vida – isso é bastante comum.

Na verdade, o que você deve prestar atenção é o que você tem feito para fortalecer os músculos da lombar e evitar esses tipos de desconforto.

O cuidado da flexibilidade e forças dos músculos do corpo é essencial para uma excelente qualidade de vida. Você precisa entender que apesar das limitações do corpo você pode ter uma boa saúde se cuidar da lombar.

publicidade

Te interessa?

Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas práticas para você aliviar as dores na lombar de forma eficiente e fortalecer a região do corpo e prevenir complicações no futuro.

9 dicas práticas para aliviar dores na lombar

Uma das melhores formas de evitar os desconfortos na lombar é ter ótimos hábitos de exercícios físicos e posturas diariamente.

aliviar dores lombar
9 dicas práticas para aliviar dores na lombar e conseguir fortalecer a região de forma preventiva. (Imagens: Pexels)

Confira a seguir ótimas dicas práticas que você pode fazer no seu dia a dia para conseguir aliviar as dores na lombar e ter uma vida mais saudável cuidando dessa região do corpo.

publicidade

1 – Fortalecer e alongar a lombar

É muito importante você cuidar da saúde da sua lombar de forma eficiente para proporcionar uma excelente qualidade de vida.

Na verdade, fortalecer os músculos das suas costas é uma excelente forma de prevenir dores na lombar e melhorar sua flexibilidade de movimento no dia a dia.

Tenha força e boa flexibilidade no seu corpo e você terá um bom desempenho nos exercícios físicos todos os dias, melhorando assim sua qualidade de vida.

publicidade

2 – Movimentar o corpo

Você pode até não sentir vontade de se movimentar todos os dias, mas irá rever seus hábitos depois que sofrer bastante com as dores nas costas.

O equívoco de muitas pessoas acharem que os hábitos diários em relação a exercícios físicos não são tão importantes assim.

Na verdade, caminhar por 30 minutos tanto desempenha uma circulação e ajudará a flexibilidade do seu corpo de forma saudável e eficiente.

3 – Alinhar a coluna

Ter uma boa postura ajuda muito no alívio da pressão na região da lombar. De hábitos para melhorar a flexibilidade do corpo também é uma excelente forma de aliviar as dores nas costas.

publicidade
aliviar dores lombar

São várias as pessoas que trabalham em frente ao computador diariamente, esquecendo muitas vezes de descansar o ombro e os braços, lembrando disso só quando estão sofrendo com a lombar.

Você terá uma excelente qualidade de vida e se aprender a fortalecer a região da lombar e cuidar melhor de sua postura para evitar dores nas costas.

4 – Manter um peso saudável

Perder aqueles quilos extras também pode ser uma excelente forma de você cuidar da saúde da sua coluna e evitar dores na lombar.

Uma boa alimentação irá fazer você perder peso de forma eficiente e saudável, assim como reduzir a qualidade de força mecânica da coluna por causa do excesso de peso.

publicidade

Consulte o seu médico para mais informações se você está com sobrepeso e apresenta dores fortes na lombar. 

Uma dieta e plano de exercícios ajudarão você nessa nova fase para cuidar da saúde de sua coluna.

5 – Parar de fumar

A verdade é que você terá uma coluna mais saudável e flexível se você cuidar dos seus bons hábitos diários para fortalecer os músculos.

Na verdade, muitas pesquisas já apontam que a nicotina presente no cigarro pode afetar drasticamente os ossos da coluna, aumentando assim as dores na lombar.

publicidade

É muito importante que você consulte o seu médico para analisar suas articulações e flexibilidade quando apresentar dores nas costas.

Se você tem o hábito de fumar diariamente, é muito importante que você se atente aos sintomas colaterais desse tipo de hábito.

6 – Experimentar o calor e gelo

Você sabia que a utilização de uma almofada aquecida ou gelada pode melhorar significadamente os músculos rígidos e tensos da lombar?

São várias as pessoas que utilizam esse tipo de recurso natural para melhorar a postura e o desconforto que é as dores nas costas devido à má postura.

publicidade
aliviar dores lombar

Na verdade, o gelo nas costas pode tratar inflamações e inchaços de forma eficiente e saudável. 

7 – Utilizar produtos e cremes medicinais

Você pode pedir para alguém passar um pouco de creme medicinal na parte dolorosa da lombar. 

Salvaram os seus produtos presentes no mercado que ajudam no alívio das dores através de massagem.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Muitos desses produtos apresentam ingredientes e substâncias químicas naturais que ajudam a resfriar ou aquecer a área afetada – muitos deles podem até anestesiar o local.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Utilize de forma moderada e com prescrição médica alguns desses produtos e você conseguirá de fato aliviar as dores presente está lombar.

8 – Cuidar melhor a postura do corpo

Enquanto você estiver sentado ou até mesmo em pé, plantado com os pés no chão, a sua postura irá te ver muito sobre as suas dores na lombar.

São várias das pessoas que negligenciam o cuidado da postura do corpo, consequentemente, só dando importância quando estão sofrendo com intensas dores nas costas.

É muito importante você consertar sua postura e ter uma coluna reta e ombros alinhados para aliviar a carga de todo o corpo da coluna.

Desde a sua cabeça, a forma como você move o quadril pode influenciar nas dores na lombar. Por isso, é fundamental que você entenda a importância de melhorar sua postura eficientemente.

9 – Usar sapatos confortáveis

A verdade é que os sapatos errados podem ser extremamente prejudiciais para sua saúde. Um dos primeiros sintomas de um calçado prejudicial é as dores na lombar.

Alguns tipos de calçados são desnecessariamente para certos tipos de ambientes e funções sociais, dores em todo o corpo.

aliviar dores lombar

Por isso, é muito importante você saber qual tipo de sapato utilizar para aliviar as dores da lombar e conseguir ter uma excelente qualidade de vida.

Busque uma ajuda profissional para que ele possa orientar qual calçado confortável você deve utilizar para diminuir as dores nas costas de forma eficiente.

São vários os sapatos e sapatilhas que são desenvolvidos já para ajudar a resolver esse tipo de problema de postura e movimento do corpo.

Você gostou de saber mais sobre essas dicas práticas para aliviar dores na lombar e conseguir ter uma excelente qualidade de vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de saúde.

Veja mais ›
Fechar