12 dicas para conseguir DIMINUIR o consumo do AÇÚCAR no dia a dia

Comece hoje mesmo a diminuir o consumo de açúcar e tenha uma vida mais saudável!

12 dicas para conseguir DIMINUIR o consumo do AÇÚCAR no dia a dia
12 dicas para conseguir DIMINUIR o consumo do AÇÚCAR no dia a dia

O fato é que muitos de nós sentimos vontade de diminuir a quantidade de açúcar que consumimos diariamente. No entanto, abordar esse tipo de assunto com uma mentalidade de restrição pode parecer drástico ou difícil. 

A verdade é que o açúcar é uma substância difícil de cortar. Isso porque o açúcar ativa os mesmos centros de resposta em seu cérebro que as substâncias viciantes, como a cocaína. Você sabia disso? 

Quando nós comemos açúcar, nosso corpo está programado para querer mais dessa substância. Isso ocorre porque nos tempos evolutivos o açúcar era escasso e necessário para ajudar a armazenar gordura para o inverno ou a fome.

Te interessa?

Assim sendo e considerando que o açúcar agora é adicionado a quatro de cada cinco alimentos e sabemos que comer açúcar nos faz querer mais, como podemos diminuir suavemente nossa ingestão sem sentir que estamos fazendo outra dieta? Veja a seguir a resposta!

12 dicas para diminuir o consumo de açúcar

Confira a seguir algumas dicas para fazer você diminuir o consumo de açúcar todos os dias e começar a ter uma vida mais saudável. Entre de verdade em sua meta de dieta e tenha uma saúde melhor.

1 – Comece tendo uma dieta rica em nutrientes

Em primeiro lugar, evite coisas em pacotes. Se sua dieta é composta de alimentos integrais, como os listados a seguir, você estará dentro de suas recomendações diárias, são eles:

  • Vegetais;
  • Carnes;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Nozes;
  • Sementes;
  • Grãos integrais sem glúten;
  • Frutas e legumes.

Além disso, para as crianças, cujos subsídios é de três colheres de chá por dia, frutas deve realmente ser sua única indulgência doce diariamente com guloseimas muito ocasionais.

diminuir-consumo-açúcar

2 – Aprenda a interpretar os níveis de açúcar nos rótulos dos alimentos

A verdade é que as grandes empresas de alimentos são muito sorrateiras em questão de níveis de açúcar em seus produtos. 

As empresas os utilizam para tentar esconder a quantidade de açúcar em seus produtos. A melhor formar é examinar os açúcares na coluna por porção do painel de informações nutricionais. 

59 fatos curiosos sobre o VEGETARIANISMO que te farão mudar de DIETA hoje!

3 – Procure por produtos naturais

Você sabia que a fibra e o líquido são removidos de todo o alimento original, criando assim um pico de insulina? Ambos contam para sua ingestão total diária. 

Considerando essa informação, comece a criar o hábitos de comer alimentos saudáveis. Não perca seu tempo escolhendo qual alimento industrializado é mais nutritivo, parta logo para os naturais.

4 – Beba bastante água durante o dia

Se estiver com fome ou com desejo por açúcar, beba dois copos de água e veja se passa. Se a vontade de comer açúcar passar, adote esse novo hábito durante o dia.

diminuir-consumo-açúcar

5 – Treine o seu cérebro e controle suas emoções

A verdade é que transferimos muitas vezes as nossas necessidades emocionais ou físicas de doçura, ou conforto para nossas escolhas alimentares. 

Por isso, se você está sentindo desejo por açúcar, pare e pergunte a si mesmo o que você realmente precisa.

SAÚDE MAIS FORTE! 12 Alimentos para SUBSTITUIR carne animal na sua dieta

6 – Aceite desde o início que você vai “falhar” no começo da dieta

É simplesmente impossível evitar todas as formas de açúcar de agora em diante. Isso quando você está no início de uma restrição de alimentos sem açúcar.

Talvez você saia para jantar com uma pessoa e tenha um pouco de açúcar ou mel no molho. Ou você decida se deliciar com uma sobremesa no aniversário de seus amigos. Eventos assim acontecem. 

Seja o que for que acontece com você em relação a alimentações, o fato de você estar conscientemente tentando diminuir a ingestão de açúcar é a parte importante. Com o tempo, isso se tornará um hábito saudável.

7 – Desenvolva uma mentalidade de “adicionar”, não de “diminuir”

Enfrentar um desafio com uma mentalidade de abundância ou “pode ​​ter” faz com que pareça menos punitivo do que quando você diz que não pode ter x, y ou z. 

Na prática, no contexto da redução do açúcar, isso significa adicionar alimentos ricos em nutrientes, como frutas, feijão, nozes, sementes, grãos inteiros e proteína magra.

Emagrecer RÁPIDO: 3 dicas simples baseadas em pesquisas científicas

diminuir-consumo-açúcar

8 – Limpe sua casa e remova os alimentos açucarados e tentadores

É importante que você dê uma olhada em sua cozinha, despensa ou geladeira. Existem bandejas de biscoitos, caixas de cereais adoçados, barras de granola e similares? Então tome muito cuidado com essas tentações.

Se alimentos açucarados como esses listados anteriormente estão por na sua casa, é provável que você os comam.

Além disso, fazer uma varredura em sua casa para remover esses itens é essencial para sua dieta. Diga a sua família que eles podem comer doces fora de casa este mês – você não.

Perder peso e ganhar massa? Essa dieta é a MELHOR escolha!

9 – Corte as bebidas açucaradas

Embora o açúcar seja adicionado a muitos produtos que comemos e bebemos todos dos dias – incluindo alimentos saborosos que você não esperaria, como molhos para salada – você pode causar o impacto mais profundo e imediato

Por outro lado, é muito importante que você comece a cortar bebidas industrializadas e com muito açúcar se quiser ter uma vida mais saudável.

10 – Cuidado com as sobremesas

O próximo lugar a enfrentar o novo hábito de não comer alimentos com muito açúcar são as sobremesas. Isso não significa que nunca haverá sobremesas.

diminuir-consumo-açúcar

A verdade é que diminuir a quantidade de alimentos com muito açúcar é uma tarefa difícil, mas poucos nutrientes é um bom próximo passo. Isso inclui doces, sobremesas e salgadinhos. 

Considerando que você não está obtendo muito valor nutricional desses tipos de alimentos, seu corpo não sentirá falta deles. Sua cabeça pode – e é aí que uma abordagem moderada se torna útil.

Sua dieta “SAUDÁVEL” pode estar matando seu cérebro silenciosamente

11 – Tenha ciência do que você come todos os dias

É difícil saber onde o açúcar se esconde nos alimentos que comemos todos os dias, se você não está em alta com todos os nomes que o açúcar esconde. 

O açúcar adicionado nos alimentos está em quase três quartos dos alimentos embalados e tem sessenta e um nomes, isso de acordo com a Sugar Science da Universidade da Califórnia em San Francisco.

12 – Condicione seu cérebro e ver como uma coisa boa essa sua restrição de açúcar

A verdade é que o açúcar em sua dieta realmente não precisa ser tudo ou nada. Mas faça com que os momentos em que você come um alimento açucarado valham a pena. 

Você gostou de saber mais sobre como começar a diminuir o consumo de açúcar no seu dia a dia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ter uma vida mais saudável.

Veja mais ›
Fechar