Cansado estudar ONLINE? 15 dicas para se RENOVAR e melhorar seu desempenho

Aprenda como estudar online e turbinar o seu desempenho no aprendizado!

Cansado estudar ONLINE? 15 dicas para se RENOVAR e melhorar seu desempenho
Cansado estudar ONLINE? 15 dicas para se RENOVAR e melhorar seu desempenho

Dedicar algumas horas nos estudos não é o passatempo favorito de muitas pessoas. Estudar é uma parte necessária da vida, especialmente quando estão em casa na pandemia.

Para muitas pessoas já é desafiador por si só estudar de forma conversacional, porém, pode ser ainda mais quando se trata de um curso de aprendizagem online ou Educação a Distância. 

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você se renovar e melhorar o seu desempenho nos estudos via Internet.

15 dicas para melhorar seu desempenho nos estudos online

Confira a seguir uma ótima lista de dicas para você turbinar o seu desempenho nos estudos. Transforme o seu modo de estudar e tenha um com rendimento nos seus cursos online.

como-estudar-online

1 – Faça pausas para descansar

Para que você estude de forma eficiente e consistente, é importante adquirir o hábito de fazer pausas curtas regulares. Faça pequenas pausas de cinco a dez minutos.

O tempo limitado para as pausas rápidas mantém você atualizado e permite que você estude por mais horas. 

Nas pausas, tome um copo de água ou uma xícara de café, vá passear com o cachorro ou arrumar algum cômodo da sua casa.

Método Pomodoro: saiba como estudar e aprender de VERDADE!

2 – Cuide de sua saúde física

Prestar um pouco de atenção e preservar a saúde é bom para os estudos e para você, em geral. 

Além disso, o sono é vital para que você tenha um bom rendimento nos estudos. A hidratação é essencial se você estiver consumindo cafeína nas pausas, assim, como comer bem lhe dá energia para estudar mais.

3 – Conecte-se com os alunos de sua classe online

O sucesso dos cursos online geralmente depende da comunicação entre os aluns de classe, você sabia disso? 

É muito importante você montar um grupo de estudos, assim você se manterá motivado com outros estudantes para realizar suas tarefas diárias.

4 – Não tenha medo de perguntar

Os bons estudantes entendem como seu curso online funciona. Eles também alcançam uma compreensão sólida de todos os tópicos dados pelos professores, pois eles perguntam.

Se você está lutando para descobrir algo por conta própria, basta fazer uma pergunta online para algum aluno ou professor.

como-estudar-online

5 – Mantenha a responsabilidade de cumprir os prazos

Não há nada como um prazo urgente para motivar um aluno acumulado de tarefas, não é mesmo? O problema é que deixar tudo para o último minuto custa pontos e tempo.

Se algo der errado em não manter os prazos, uma tarefa pode ser de baixa qualidade ou atrasada. Por isso, reserve tempo para um bom trabalho e revisão.

Desanimado por muito tempo? CUIDADO! Esse pode ser um sinal de…

6 – Tenha um sistema de recompensas

Definir em horas sólidas de aprendizagem autodirigida é uma conquista, certo? E que tal recompensar a si mesmo por essa conquista? 

Levando em conta essa informação, comemore seus marcos e sucessos de estudo online. Pode ser um pedaço de chocolate, parar uns minutos para acessar as redes sociais.

7 – Divida as suas tarefas e faça por parte

Tentar absorver tudo de uma vez pode causar confusão e uma sensação de não progresso quando se estuda online em casa.

Em vez disso, para evitar essa confusão, você pode dividir seu curso online em pedaços pequenos. Concentre-se em um pequeno tópico e domine-o antes de prosseguir para outras tarefa.

8 – Anote tudo o que aprendeu

Com todo o conteúdo em vídeo e texto do seu curso recebido online, você tem tudo gravado digitalmente. Mas ainda é importante fazer anotações do material.

Anotar algo o mantém envolvido, ajuda na retenção do assunto e será útil para exames ou tarefas com resumos rápidos para consulta.

como-estudar-online

9 – Tenha inspirações para estudar

Uma motivação diária para continuar estudando semana após semana é como você pode avançar nos cursos online. 

O seu objetivo final é o que lhe dá energia e determinação para continuar nos estudos, mesmo que seja difícil. Inspire-se sobre o que você vai realizar e o sucesso o seguirá inevitavelmente.

10 – Encare os seus estudos com seu fosse um trabalho

Por que existem debates em sua própria mente sobre quando você vai estudar? Esses debates logo fará com que você invente desculpas para não fazê-lo. 

Você precisa tratar os seus estudos como um trabalho, seja um profissional e você trabalhará nas horas necessárias com certeza.

11 – Crie um calendário de estudo e siga

Quando você encontrará tempo para estudar online todas as semanas? Você já parou para analisar esse fato?

Para isso, você precisa criar um calendário semanal e a resposta estará à sua frente. Com isso você jamais estará sem ter o que fazer no seu curso online. 

Ficar perdido com tanta matéria não será mais a sua desculpa. A programação do seu calendário precisa equilibrar o estudo com todo o resto. Lembre-se de que o estudo adequado pode ser demorado.

como-estudar-online

12 – Aprenda a gerenciar o seu tempo de estudos

Você está perdendo minutos ou até horas nas redes sociais enquanto está na mesa para estudar? Você fez tudo o resto esta semana, exceto terminar a tarefa principal do seu curso online? 

Pare com isso já! Você precisa aprender a administrar o seu tempo com cuidado. Estabeleça metas para cada dia e cada hora do dia.

13 – Divida suas sessões de estudos em blocos

Um verdadeiro regresso nos seus estudos é feito quando você se perde em seu programa online e não pensa em mais nada. 

Por isso, imersão profunda, atenção total, aquisição de conhecimento deve andar juntos no seu momento de estudo

Comece a dividir os seus períodos de foco na leitura ou assistindo um vídeo em blocos, de 25 a 30 minutos. Assim você conseguirá focar e não cansar tanto.

14 – Tenha um lugar tranquilo para estudar

Para você pode até ser divertido estudar na sala quando todos estão assistindo televisão, porém, isso não é bom para sua atenção e aprendizado.

Você está realmente estudando bem com toda essa distração na sala? Para focar adequadamente no seu curso online.

Considerando essa situação, você precisa encontrar um espaço e um tempo regulares onde possa esperar paz, sossego e solidão.

como-estudar-online

15 – Aprenda a usar recursos online de sua escola

As universidades e faculdades online fornecem para os alunos a ferramenta para alcançar o sucesso nos estudos. 

Por que não usar essas ferramentas para turbinar os estudos, não é mesmo? Dedique algum tempo para descobrir exatamente como navegar pelas diferentes partes da interface online da sua instituição de ensino.

Você gostou das dicas para estudar online de forma certa? Agora você pode estudar sem medo os seus cursos online. Aproveite essa oportunidade para compartilhar com os seus amigos e familiares.