in ,

Como a leitura reconfigura seu cérebro para mais inteligência e empatia

Manchetes sobre exercícios prometem resultados físicos surpreendentes: uma bunda mais firme, um abdômen rasgado, um bíceps protuberante.

As inovações nutricionais são clickbaits semelhantes, chamam atenção e são, muitas vezes, inautênticas – afinal, o que é um “superalimento”? – maneiras de alcançar melhor saúde.

Estranhamente, um tópico que geralmente escapa à discussão também pode nos tornar animais mais saudáveis, mais inteligentes e mais empáticos: a leitura.

Ler, claro, requer paciência, diligência e determinação. A leitura de manchetes e tuítes engraçadinhos não fará muita diferença cognitiva.

Essas gracinhas inúteis inclusive são perigosas, podendo ser consideradas o equivalente literário do vício em açúcar.

A coleta de informações em menos de 140 caracteres é preguiçosa. Os benefícios da contemplação através da narrativa oferecem outra história.

Os benefícios são muitos, o que é especialmente importante em uma era de smartphone distraída, na qual um quarto das crianças americanas não aprende a ler.

Isso não só as coloca em risco social e intelectualmente, mas as prejudica cognitivamente para a vida.

Um estudo de 2009, com 72 crianças de oito a dez anos, descobriu que a leitura cria uma nova substância branca no cérebro, o que melhora a comunicação em todo o sistema.

A matéria branca transporta informações entre regiões da matéria cinzenta, onde qualquer informação é processada. A leitura não apenas aumenta a matéria branca, mas também ajuda a processar as informações de maneira mais eficiente.

Leitura inteligência e empatia

Ler em um idioma tem enormes benefícios.

Adicione uma língua estrangeira e não apenas as habilidades de comunicação melhoram – você pode conversar com mais pessoas em círculos mais amplos – mas as regiões do seu cérebro envolvidas na navegação espacial e o aprendizado de novas informações aumentam de tamanho.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A fórmula mágica do sucesso: a busca disciplinada por menos

Uma maneira simples e infalível de quebrar um mau hábito