in

10 incríveis mulheres da filosofia que você talvez ainda não conheça

Quando falamos sobre filósofos famosos, normalmente é uma figura masculina que vem à mente, muito por conta do machismo, que é muito antigo.

Embora uma ótima ideia possa vir de qualquer pessoa, às vezes é necessária uma perspectiva diferente para que o progresso seja feito.

Nessa mentalidade, hoje temos dez das maiores filósofas de todos os tempos.

1. Simone de Beauvoir (1908-1986)

As maiores mulheres da filosofia

Como uma existencialista francesa, marxista e mãe fundadora da segunda onda do feminismo, há poucos filósofos que podem segurar uma vela a Beauvoir, embora ela nunca tenha pensado em si mesma como sendo uma filósofa.

Ela escreveu dezenas de livros, incluindo O Segundo Sexo e The Ethics of Ambiguity, e é conhecida por ter um estilo de escrita muito acessível.

Seu trabalho é muitas vezes focado nos assuntos pragmáticos do existencialismo, em oposição ao de seu parceiro de vida, Jean-Paul Sartre.

Ela era muito ativa na política francesa, como crítica social, manifestante e membro da resistência francesa.

“A maldição que recai sobre o casamento é que muitas vezes os indivíduos estão unidos em sua fraqueza e não em sua força, cada um perguntando do outro em vez de encontrar prazer em dar.”

2. Hypatia de Alexandria (Nascida em 350–370, falecida em 415 dC)

As maiores mulheres da filosofia

Filósofa e cientista grega, ela foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a maior filósofa da época. Sua fama era tal que os alunos percorriam grandes distâncias para ouvi-la falar.

Embora permaneça incerto quanto ao escopo de seus escritos, um problema comum para os autores antigos, concorda-se que ela pelo menos co-escreveu vários trabalhos com seu pai, incluindo extensos comentários sobre a ciência e filosofia gregas.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pessoas com depressão se expressam de forma diferente (saiba identificar)

Resiliência é a nova felicidade: antes de ser feliz você precisa ser forte