É por ESSA razão que é melhor tirar algumas amizades da sua vida!

Veja o que você pode fazer para lidar com amizades falsas!

As pessoas costumam se relacionar com outras pessoas por natureza e instinto de sobrevivência.

Nós seres humanos somos animais sociais e gostamos de estabelecer vínculos, tanto de amizade como de amor. Fazemos isso para não nos sentirmos sozinhos e também para reforçar a nossa segurança pessoal.

Com isso, podemos encontrar pessoas hipócritas e falsas no decorrer da caminhada que se aproximam por puro interesse.

Embora isso seja uma coisa difícil de admitir, essas pessoas existem e é possível que, nos dias de hoje que elas estejam ao nosso redor.

Por isso, para evitar que essas pessoas nos machucam, devemos identificar os seus padrões de comportamento e começa a eliminar do nosso convívio.

O que a ciência diz sobre pessoas falsas?

Nós falamos muitas vezes sobre amizades tóxicas, pessoas hipócritas e falsas, um vocabulário que está muito presente no dia a dia.

Como identificar uma pessoa falsa de acordo com a ciência? Será que existe algum padrão para diferenciar uma personalidade tóxica? amizade-falsa

Não há estudos que separem esse tipo de pessoa em categorias, um indivíduo pode ser muito sincero em algum aspecto da sua vida e logo depois ser uma pessoa falsa em outros aspectos.

A falsidade é algo que muda com facilidade, embora costume estar relacionada com uma personalidade insegura, pessoas que não se atrevem a dar a cara pode usar uma “máscara” para se mostrar para os outros.

Os amigos falsos podem usar umas crenças que não são suas para formar uma identidade ou ter leque de ideias que mudam de acordo com a opinião das pessoas que os rodeiam.

Como você pode identificar amigos falsos?

É muito fácil identificar se seu amigo é falso, o problema está em admitir que esse seu amigo está brincando com os seus sentimentos.

Quer seja por orgulho ou afeto em relação a amizade, em alguns casos pode ser difícil abrir os olhos diante do que está acontecendo nessa relação de amizade.

Depois de uma decepção pessoa, é provável que você tenha problemas para fazer novos amigos e até mesmo se perguntar se você tem realmente amigos de verdade.

Uma amizade falsa é aquela que apenas procura você por interesse, não conta como você para projetos importantes e não é possível contar com ela quando você realmente precisar.

amizade-falsa

Essa amizade tóxica está apenas para os bons momentos e, muitas vezes faz com que você sinta insegurança no meio de outras pessoas.

Por isso, uma vez que você consiga reconhecer e admitir que a sua amizade é falsa, chegará o momento de você escolher o que fazer. 

É nessa hora que aprenderá a lidar com a companhia dessa pessoa ou deixar de passar tempo com ela.

Como se afastar de amizades falsas?

Você pode até viver bons momentos com esse tipo de amizade, mas, com o passar do tempo, vocês acabaram se afastando, seja por que os seus interesses se tornaram diferentes ou por que um percebeu que o outro não lhe fazia tão bem assim.

Confira a seguir o que você pode fazer para se afastar de amizades falsas e ter uma vida mais tranquila e próspera com pessoas que realmente querem o seu bem e o seu sucesso.

amizade-falsa

1 – Continuar amigos nas redes sociais

Manter uma amizade falsa nos seus contatos acalma a curiosidade e é uma forma de acompanhar a vida dela à distância e perceber quando é o momento de reavivar aquela amizade.

2 – Resolver os conflitos só se valer a pena

Se a amizade realmente vale a pena, comece a lavar as roupas sujas da relação. Mas se esse seu amigo não faz questão alguma de resolver os conflitos, essa tentativa de reatar os laços só vai piorar o problema.

3 – Abrir o jogo da situação

Você pode começar por esclarecer o real motivo dessa decisão de se afastar, sempre dando a oportunidade da outra pessoa também se expressa livremente.

Esse diálogo pode ser o primeiro passo para a solução do problema que motivou o distanciamento. Pense nisso.

4 – Não encarar o afastamento com algo definitivo

Pode ser que essa sua amizade não esteja fazendo muito bem no momento. Vocês podem ter interesses diferentes, mas não significa que nunca mais possam ser legal novamente.

amizade-falsa

5 – Tentar se afastar aos poucos

A melhor forma de se afastar de uma amigo falso sem ser indelicado com ele é se distanciar aos poucos.

Por isso, não aceite todos os convites para sair e evite também os amigos em comum, ao menos por um tempo.

6 – Livrar-se da culpa

Isso pode ser o motivo pelo qual você não queira se afastar. A amizade dura enquanto houver um troca, companheirismo e principalmente enquanto houver confiança de ambas as partes.

Como lidar com as amizades falsas?

Mesmo você sabendo que alguns dos seus amigos não são verdadeiros, mas querer manter eles por perto, é o momento de você aprender a lidar com a falsidade deles. Confira a seguir o que você pode fazer!

1 – Não confie em tudo que a amizade falsa diz

As amizades falsas também costuma ser bastante mentirosas, elas costumam mentir sobre coisas da sua vida para presumir acontecimentos que realmente não aconteceram.

amizade-falsa

2 – Tenha confiança em você mesmo

Sempre se lembre que não é uma boa contar com uma amizade falsa para assuntos de confiança. É muito provável que ela chegue a trair você em situações complicadas.

3 – Não revele segredos profundos

Se você oferece os seus segredos mais profundos e pontos fracos, isso será muito mais fácil que as suas amizades falsas usem a informação para manipular você de alguma forma.

4 – Procure realizar atividades sem essas amizades

Sair do círculo da amizade tóxica de vez em quando é uma ótima estratégia para descansar a sua saúde mental.

Comece a fazer planos com outras pessoas e amigos e busque sempre o apoio delas ao invés de colocar a sua confiança em uma amizade que não vale a pena manter.

Você gostou de saber mais sobre como a amizade falsa pode nos prejudicar e nos deixar doentes mentalmente? Comece a tomar cuidado e analise o comportamento dos seus amigos, veja se eles realmente querem estar do seu lado.

publicidade