Eclesiastes 9 – NUNCA irá faltar nada para você, acredite!

Reflita nessa passagem da Bíblia e aprenda mais sobre providência de Deus!

Eclesiastes 9 - NUNCA irá faltar nada para você, acredite!
Eclesiastes 9 - NUNCA irá faltar nada para você, acredite!

A verdade é que nosso Deus Todo-Poderoso promete atender às nossas necessidades. É que podemos aprender lendo o capítulo 9 de Eclesiastes. Nosso Criador conhece todas as nossas necessidades, mesmo antes de pedirmos a Ele.

Deus  é bom e gracioso em prover para nós tudo de que precisamos para que possamos viver uma vida para Sua glória e prazer. Não é surpreendente que Deus, que reina sobre toda a terra, atenda às nossas necessidades?

O criador de tudo deseja que simplesmente nos concentremos em persegui-lo e fazer Sua vontade aqui na terra. Ele promete que, se buscarmos Seu reino e justiça antes de qualquer coisa, Ele se certificará de que teremos tudo de que precisaremos.

Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele. (Eclesiastes 9:1)

Eclesiastes-9

E sim, Deus não será mesquinho em prover o que precisamos enquanto O buscamos. Deus deve encher nossos corpos com nutrição, matar nossa sede e nos vestir bem. No Salmo 37:25, Davi nos assegura:

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. (Salmos 37:25)

SALMO 40 – aprenda a CONFIAR de verdade e não sentir medo

Nosso Deus prover as necessidades dos filhos

Como um bom engenheiro, nosso Deus Todo-Poderoso fez tudo com um propósito. Às vezes, o propósito é fácil de descobrir. Todo o pastor sabe que o principal propósito de um carneiro e uma ovelha copulando é obter mais cordeiros.

O propósito de outras coisas como o apêndice, leva um estudo cuidadoso e tempo para descobrir. Algumas coisas, Deus nos diz, nunca saberemos porque Seus caminhos são mais elevados do que os nossos, e alguns de Seus planos Ele mantém selados até o fim dos tempos.

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. (Eclesiastes 9:2,3)

Eclesiastes-9

Sobre algumas coisas em nosso mundo decaído e corrompido, Deus nos dá pistas em Sua Palavra.

Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. (Eclesiastes 9:4, 5)

51 versículos para EVANGELIZAR: use-os durante a evangelização

Nada é impossível para Deus?

Nosso Deus fez o ímpio “para o dia da angústia”. Como assim? Primeiro, Deus usa os ímpios para punir o pecado de Seu povo, chamando a Assíria de vara de Sua ira e usando Babilônia para o mesmo propósito.

Em segundo lugar, o Senhor também usa os iníquos para mostrar Sua justiça e poder quando chega a hora de chamá-los a prestar contas.

Deus disse a Faraó, rei do Egito: “Mas, na verdade, para isso te levantei: a fim de mostrar em ti o meu poder”. Deus faz até a ira do homem louvá-lo.

Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. (Eclesiastes 9:6,7)

Eclesiastes-9

As punições de Deus aos ímpios nesta era são apenas parciais e freqüentemente duram muito tempo. Por que Deus não os destrói completamente de uma vez e deixa o mundo limpo?

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados FILHOS…”

Nunca irá faltar nada em sua vida

  • Ele fez isso uma vez, no Dilúvio, mas o mal sobreviveu porque o coração humano permaneceu o mesmo.

Começar novamente em um Novo Mundo, como os Puritanos descobriram, nunca funciona como planejado porque o Velho Mundo sempre vem direto para o Novo.

Deus não remove as pessoas más imediatamente porque fazer isso pode prejudicar os justos, como Jesus ensinou em Sua parábola do joio e do trigo.

Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Eclesiastes 9:8,9)

Lembre-se do que aconteceu no Iraque com suas comunidades cristãs e muitas outras depois que os Estados Unidos decidiram brincar de Deus e desarraigar o ditador atroz do Iraque.

Eclesiastes-9

43 versículos sobre tristeza para ABRAÇAR seu coração

Deus dá às pessoas tempo para se arrependerem e tempo para que os arrependidos cresçam na graça.

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. (Eclesiastes 9:10,11)

Pessoas piedosas, portanto, não devem se preocupar com a prosperidade dos ímpios. Eles têm seu propósito “para o dia da angústia”, às vezes trazendo o julgamento de Deus sobre Seu povo desgarrado, e às vezes trazendo o julgamento de Deus sobre si mesmos.

Deus fez tudo para o seu propósito, mesmo os opressores nocivos e injustos.

Você gostou de saber mais sobre Eclesiastes 9? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre as providências de Deus. Aproveite!