Eclesiastes 4:9 é um dos versículos mais poderosos que há na Bíblia; confira!

Trabalhe em conjunto com seus irmãos em Cristo!

Eclesiastes 4:9 é um dos versículos mais poderosos que há na Bíblia; confira!

Já parou para meditar em Eclesiastes 4:9? O trabalho em conjunto com outras pessoas, um atividade em equipe cristão reconhece Deus como o líder estabelecido, acrescentando assim em força e coesão ao vínculo entre irmãos. 

A verdade é que ter limites relacionais básicos com outros irmãos em Cristo no lugar ajuda as equipes a se concentrarem no trabalho em questão. 

Com amor ao nosso Senhor Todo-Poderoso e amor uns pelos outros irmãos, a unidade é possível, o trabalho em equipe faz parte dos planos de Deus para nossas vidas.

Te interessa?

O trabalho em equipe ajuda a ser humilde e considerar que existem pessoas com melhores habilidades do que nós mesmos.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. (Eclesiastes 4:9)

Eclesiastes 4:9
Eclesiastes 4:9 é um dos versículos mais poderosos que há na Bíblia; confira! (Imagens: Unsplash)

O que a Bíblia fala sobre o valor do trabalho em equipe?

É bastante claro na passagem do capítulo 4 de Eclesiastes o que Deus quer nos falar sobre ajudar o próximo e trabalhar em equipe.

A Palavra de Deus nos fala que devemos trabalhar e ter companhia nessa atividade diária, assim como não exercer essas tarefas sozinhos – se precisa de ajuda, chame alguém.

A recomendação é que trabalhemos em duplas, sempre exercer as atividades com outras pessoas. Não seja uma pessoa solitária e que só pensa em fazer o seu e ponto.

Você precisa entender mais sobre o que a Bíblia fala sobre trabalho em equipe:

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Eclesiastes 4:9-12)

Além disso, aprendemos na Palavra de Deus que um homem que está sozinho será vencido mais fácil pelo inimigo.

Comece a se unir a pessoas que também querem crescer na vida, trabalhe com pessoas tementes a Deus e que buscam sempre melhorar como ser humano.

Eclesiastes 4:9

Deus quer que você trabalhe em equipe?

Embora a frase “trabalho em equipe” não apareça na Palavra de Deus, a Bíblia contém muitas informações sobre como trabalhar em conjunto com outras pessoas.

A verdade é que o trabalho em equipe é evidente nas estruturas sociais, como no:

  • Casamento;
  • Família;
  • Comunidade;
  • Negócios.

São vários os ensinamentos que a Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina a respeito da vida, como:

  • Conselhos para a vida diária;
  • Gestão de conflitos;
  • Questões relacionadas.

Uma determinada pessoa só precisa saber onde procurar e como aplicar esses ensinamentos bíblicos ao modelo de negócios ou ministério de hoje.

44 versículos para não te deixar desistir nas mais difíceis lutas da vida

Você faz parte da equipe de Cristo

Você sabia que a equipe mais fundamental e produtiva é aquela criada quando uma determinada pessoa aceita a Cristo como Senhor e Salvador?

É lindo um conjunto de pessoas trabalhando para a obra de Deus, como o esforço coletivo de vários irmãos ajudam pessoas necessitadas de provimentos físicos e suporte emocional.

Eclesiastes 4:9

Nenhum filho de Deus estará sozinho, não trabalhará sozinho:

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. (Hebreus 13:5)

O crente fiel e temente a Deus tem a vantagem de fazer parte de sua própria “equipe de Deus”, com os benefícios da orientação do Espírito Santo, isso não é maravilhoso?

Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou. (1 João 2:27)

As provisões sacerdotais de Jesus e o amor eterno de um Pai fiel sempre estará com quem deseja fazer a obra de Deus e não trabalhar sozinho como um egoísta.

Sempre precisaremos de uma ajuda

A verdade é que nós somos projetados para precisar de Deus e uns dos outros, não adianta você cultivar uma vida solitária, você sempre precisará de auxílio.

Ninguém tem todas as habilidades, os melhores dons ou toda a sabedoria necessária para uma vida bem-sucedida.

Você é exortado a usar os dons que recebe, os talentos e tendências únicas de sua natureza criada, bem como os dons espirituais, para quê? Para servir uns aos outros com:

  • Bondade;
  • Respeito;
  • Apreço.

Para fortalecer suas ideias sobre trabalho em equipe, os primeiros exemplos de trabalho em conjunto encontrados na Bíblia estão no capítulo inicial de Gênesis.

Eclesiastes 4:9

É nesse livro que encontramos a Trindade:

  • Pai;
  • Filho;
  • Espírito Santo.

Todos Eles trabalhando em conjunto na criação de tudo:

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. (Gênesis 1:1-3)

Cada membro da Divindade tinha uma posição para preencher a criação do mundo, assim como cada Um tinha um trabalho definido para realizar.

Como você já sabe, no sexto dia da criação, nosso Senhor Todo-Poderoso formou Adão e Eva, a primeira equipe humana. 

A verdade é que eles foram projetados para complementar um ao outro e espelhar a imagem e a comunidade: o trabalho em equipe da Trindade:

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26,27)

O capítulo 4 de Efésios no versículo 12 refere-se à igreja, a comunidade de crentes, como o corpo de Cristo:

Eclesiastes 4:9

Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, (Efésios 4:12)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

A verdade é que a igreja deve trabalhar em equipe, nós precisamos todos os dias mostrar nossa união como filhos de Deus.

Você gostou de saber mais sobre trabalho em equipe na Bíblia e como Eclesiastes 4:9 nos ensina sobre trabalho com outros irmãos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais a Deus.

Veja mais ›
Fechar