Enquanto você não aprender a diferenciar o pessoal do PROFISSIONAL, você será infeliz sempre

Equilibre suas responsabilidades!

Enquanto você não aprender a diferenciar o pessoal do PROFISSIONAL, você será infeliz sempre
Enquanto você não aprender a diferenciar o pessoal do PROFISSIONAL, você será infeliz sempre
publicidade

Em um mundo com pessoas equilibradas e com comportamentos inteligentes, as pessoas conseguiriam traçar um caminho entre nossa vida pessoal e profissional.

No entanto, a realidade é bem diferente e não tão simples de lidar. São várias as pessoas que sofrem com estresse e crises de ansiedade por não saberem separar as responsabilidades.

Se um chefe segue o funcionário nas Redes Sociais ou membros da família frequentemente ligam para a pessoa no local de trabalho, muitas pessoas não sabem diferenciar.

publicidade

Te interessa?

Na verdade, é bem melhor uma pessoa estar em bons termos com as questões do trabalho e a vida social no resto do dia – há um equilíbrio para tudo.

Portanto, se você é uma pessoa que permite relacionamentos pessoais no ambiente de trabalho ou leva trabalho para casa, permita-se aprender como diferenciar ambas as áreas.

O equilíbrio entre o pessoal e o profissional é essencial

Esteja uma determinada pessoa trabalhando em um escritório, em um ambiente de trabalho híbrido ou totalmente homeoffice, o equilíbrio é fundamental.

equilíbrio entre o pessoal e o profissional
Enquanto você não aprender a diferenciar o pessoal do PROFISSIONAL, você será infeliz sempre. (Imagens: Pexels)
publicidade

Um bom profissional sabe estabelecer os seus limites necessário para aplicar um trabalho duro para manter a produtividade e o equilíbrio com a vida privada. 

Na verdade, nenhum funcionário consegue de fato se desligar 100% da vida privada, sempre haverá alguma questão a ser resolvida, como, por exemplo:

  • Um filho precisa ser socorrido;
  • Uma emergência médica;
  • O carro quebrou na ida ao trabalho;
  • Um parente ou amigo faleceu.
publicidade

Se desligar totalmente das responsabilidades da vida privada é gerar um esgotamento emocional tremendo diante dos imprevistos da vida.

Embora o ambiente de trabalho na empresa ou o homeoffice tenha se tornado a norma para muitas pessoas, as tarefas precisam ser interrompidas para emergências de vez em quando.

Na verdade, mesmo vale para seus os equipamentos de comunicação e suas notificações.

Um equilíbrio saudável entre vida profissional e privada pode ser alcançado não importa onde você trabalhe.

publicidade

Como estabelecer limites na vida pessoal sem afetar o trabalho?

Como você aprendeu anteriormente, o equilíbrio entre a vida privada e as responsabilidades no trabalho é fundamental para a saúde física e mental.

equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Por isso, saber estabelece limites em casa para que alguns imprevistos do trabalho não afete a paz do seu lar é necessário. Confira a seguir o que você pode fazer para deixar essa conciliação mais simples.

1 – Estabelecer um espaço pessoal

Muitas pessoas montam em um comodo da casa uma mesa de escritório para eventuais situações em que é necessário trabalhar em casa.

Você sabendo separar um lugar específico de sua casa para realizar alguma tarefa do trabalho ajudará no foco e equilíbrio no lar.

publicidade

2 – Encontrar um conforto diante dos imprevistos

É necessário você desenvolver melhor o seu lado emocional, praticar a inteligência emocional para equilibrar os imprevistos do trabalho no conforto do seu lar.

3 – Priorizar as tarefas principais

Já que você teve que parar algumas horas do seu dia de descanso para atender necessidades da empresa, faça isso de forma inteligente e produtiva.

Você pode priorizar em tópicos as tarefas mais importantes e eliminar atividades que podem ser delegadas. O seu equilíbrio será bem aplicado quando você aprender a priorizar apenas suas responsabilidades.

Como estabelecer limites no trabalho sem afetar a vida pessoal?

Agora que você já sabe lidar com as necessidades da vida pessoal em prejudicar o trabalho, chegou a hora de inverter o jogo.

publicidade

Você precisa entender a importância de cada hora de trabalho para que as distrações não atrapalhe sua rotina e produtividade.

equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Confira a seguir o que você pode fazer para por limites no trabalho sem afetar a vida privada.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

1 – Definir um horário para atender as necessidades do lar

Uma boa conversa com a familiar deixará mais claro a importância de você está mais centrado no trabalho quando estiver na empresa.

O equilíbrio deve também partir das pessoas que cercam você, pois não adianta você ter a habilidade de equilibrar vida privada e profissional se tem sempre  alguém distraindo, não é mesmo?

Comece estabelecendo um horário para realizar as tarefas do trabalho e equilibrar a vida privada quando houver um imprevisto.

2 – Respeitar o horário de trabalho enquanto remoto

Se o seu caso é o trabalho remoto em casa, então você precisa ainda mais de disciplina e organização para saber lidar com o equilíbrio entre a família e o trabalho.

Você pode definir um horário de descanso das responsabilidades no trabalho para sair da mesa e atender as necessidades da família.

Portanto, se você conseguir conscientizar sua família a respeito do seu tempo trabalhando, então você conseguirá lidar perfeitamente com as necessidades pessoais.

3 – Comunicar um cronograma para a família

Você pode combinar com sua família um horário específico no dia para entrar em contato, isso fará com que ela concentre as necessidades em uma única conversa.

Além disso, é fundamental que você esteja preparado para os imprevistos. Por isso, é fundamental ter foco e produtividade no trabalho para que algum evento repentino atrapalhe seu rendimento.

equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Uma boa comunicação acertará muitas necessidades de sua família enquanto você estiver no trabalho. Com isso, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional acontecerá naturalmente.

Diferenciar o pessoal do profissional é um ato de equilíbrio

Primeiramente, é muito importante que você aceite o fato de que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal sempre será um ato de equilíbrio.

Como sua ocupação profissional e a vida privada, seu dia a dia está interconectado com vários outros fatores.

O erro de muitas pessoas é tentar separar totalmente essas duas áreas da vida, na verdade, nem sempre é uma meta realista, você não acha?

Vários estudos já comprovaram que aplicar regras rígidas sobre quando e onde uma determinada pessoa pode pensar sobre o trabalho e questões pessoais gera estresse.

Ao não saber lidar com as adversidades da vida, a má compreensão do profissional e vida pessoa pode levar a um estresse desnecessário.

Em vez de tentar separar a vida pessoal da profissional, você pode:

  • Encontrar um equilíbrio confortável;
  • Manter um profissionalismo;
  • Estabelecer limites realista no trabalho.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Na verdade, algumas pessoas se incomodam com perguntas no trabalho sobre suas ocupações pessoas ou sobre família.

equilíbrio entre o pessoal e o profissional

É inevitável que perguntas sobre sua vida pessoa apareçam quando você estiver no trabalho. 

Em vez de deixar essas situações estresse você, é importante você decidir com antecedência o quanto você sente à vontade para compartilhamento da vida pessoal.

Você gostou de saber mais sobre diferenciar o pessoal do profissional e ter uma vida mais feliz? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar