7 equívocos sobre a depressão que é preciso repassar com muita convicção

Conheça melhor os verdeiros fatos sobre a depressão!

7 equívocos sobre a depressão que é preciso repassar URGENTE
7 equívocos sobre a depressão que é preciso repassar URGENTE
publicidade

Infelizmente, existem muitos casos de depressão e de pessoas que deixam de se tratar por falta de informação ou porque caíram em fake news em relação à doença.

E fundamental para a saúde mental e física as pessoas entenderem a importância de conhecer bem sobre a depressão e tomar as medidas corretas para tratar. Se conscientizar sobre a doença é evitar também cair em informações falsas.

Foi pensando nisso que selecionamos alguns equívocos sobre a depressão que você precisa saber para não cair em notícias falsas e buscar se informar melhor sobre a doença.

publicidade

Te interessa?

7 equívocos sobre a depressão que você precisa repassar

É muito importante conhecer alguns equívocos sobre a depressão para que essas desinformações façam com que algumas pessoas não procurem tratamento adequado para a depressão.

Na verdade, a única forma de resolver um problema de saúde é conhecer os fatos verdadeiros e procurar um tratamento com um profissional qualificado.

equívocos sobre a depressão
7 equívocos sobre a depressão que é preciso repassar com muita convicção. (Imagens: Unsplash)

Foi pensando nisso que selecionamos alguns equívocos sobre a depressão que muitas pessoas acreditam e que só faz propagar informações falsas sobre esse tipo de doença.

publicidade

1 – Falar sobre depressão piora os sintomas

O que muitas pessoas não sabem é que falar sobre a depressão pode auxiliar bastante na diminuição dos sintomas. É um grande mito acreditar que falar sobre esse tipo de problemas só pioram os sintomas.

Na verdade, conversar com alguém com depressão só faz encorajá-la a buscar ajuda profissional para superar e curar os sintomas que afetam a qualidade de vida.

É muito importante você falar com alguém sobre o que está passando, como, por exemplo, falar com:

publicidade
  • Familiares;
  • Amigos;
  • Profissionais de saúde.

Por sentir um fardo muito pesado e silencioso, muitas pessoas apresentam um certo tipo de preconceito em falar sobre suas doenças e saúde mental.

2 – A pessoa precisará de meditação pelo resto da vida para tratar depressão

Embora alguns remédios antidepressivos possam ser utilizados a longo prazo por pessoas com problemas de depressão, eles não precisam ser tomados pelo resto da vida para ter um bom êxito no tratamento.

equívocos sobre a depressão

Na verdade, existem várias outras opções de tratamento da depressão que vai variar de pessoa para pessoa e também a gravidade da doença.

publicidade

É uma grande falácia acreditar que a pessoa precisa meditar diariamente até o fim da sua vida para tratar a depressão – o que não é verdade.

3 – Os antidepressivos vão transformar a personalidade

Você precisa entender que os antidepressivos contêm como alvo algumas substâncias químicas cerebrais que não tem impacto na personalidade do ser humano.

São várias as pessoas que recusam se tratar com antidepressivos por acreditarem que os efeitos da medicação irão interferir na personalidade.

4 – Se o pai ou a mãe tem depressão, o filho terá também

A verdade é que nem todos os históricos familiares de depressão desenvolvem esse tipo de doença. Isso é uma grande mentira contada que só faz retardar o avanço do tratamento da depressão em pessoas doentes.

publicidade

Embora seja verdade que a depressão tem algum componente genético, isso não significa que as crianças estão destinadas a herdar a depressão dos pais.

5 – Tristeza e depressão são a mesma coisa

O que as pessoas precisam entender é que existem diversas e importantes informações sobre a diferença entre depressão e tristeza.

Ao tentar comparar a diferença entre tristeza e depressão, é fundamental considerar a duração e como tratar os sintomas da doença mental.

equívocos sobre a depressão

São várias as pessoas que deixam de se tratar, pois acreditam que os sintomas de depressão são apenas momentos de tristeza na vida.

publicidade

6 – Só as mulheres têm depressão

Você precisa entender que a depressão afeta ambos os sexos, não só as mulheres como muitas pessoas ainda acreditam.

A informação falsa de que os sintomas da depressão afetam apenas o sexo feminino sugere que esse tipo de doença nos homens é inexistente – o que não é verdade. 

Na verdade, o sexo masculino pode não ser tão propenso a admitir que está sofrendo com sintomas de depressão, isso devido muitas vezes a pressões sociais. 

Com as normas sociais, a dificuldade que os homens apresentam é não demonstrar vulnerabilidade, não discutir sentimentos ou buscar ajuda. 

publicidade

7 – A depressão não é uma doença de verdade

Você precisa conscientizar as pessoas sobre o fato de que depressão é um tipo de doença real e que seus sintomas podem impactar muitas vidas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a depressão não é apenas um ataque temporário de tristeza a outros tipos de sentimentos, mas sim uma doença mental e real que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas independente da idade.

equívocos sobre a depressão

Muitas informações falsas afirmam que a depressão não é uma doença, pois os sintomas são resumidos em momentos de tristeza e abandono.

No entanto, esse tipo de problema é uma condição mental que causa alguns fatores biológicos, sociais e ambientais que podem afetar a saúde de quem a possui.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Você gostou de saber mais sobre os equívocos sobre a depressão? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ficar por dentro das verdades sobre a depressão e não cair em informações falsas.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar