‘Esperei com paciência no Senhor’: Acalme o seu coração

Espere em Deus e confie que tudo vai dar certo!

'Esperei com paciência no Senhor': Acalme o seu coração
'Esperei com paciência no Senhor': Acalme o seu coração

Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando você ouve a frases “esperar no Senhor”? Quando nós pensamos em esperar com paciência no Senhor, geralmente pensamos em falta de ação, correto?

Com tudo que estamos passando devido à pandemia do novo coronavírus, a grande parte das pessoas estão paralisadas, isso porque todos permanecem “sentados” esperando a situação voltar ao normal.

Por isso que o sentido de esperar no Senhor é um assunto muito relevante. Quando a Palavra de Deus fala sobre esperar, a situação é bem diferente de quando pegamos uma fila de um supermercado ou de um bando.

Te interessa?

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

A esperar que consta na Bíblia é uma verdadeira disciplina e não uma atividade passiva, isso porque devemos ter dependência ativa a Deus.

esperar no Senhor

Esperar no Senhor é buscar forças nEle

O nosso desamparo para todo o sofrimento que passamos aqui na terra se torna óbvio em tempos de tranquilidade e passividade quando procuramos esperar em Deus.

Somente no Pai Celestial, nós podemos encontrar a força necessária para prosseguir na caminha, mesmo que a vida esteja em turbulência e muitos obstáculos.

É na Palavra de Deus que encontramos orações a Deus para buscar forçar, muitas dessas orações pedem auxilio ao Senhor. Veja a seguir alguns versículos:

Nossa alma espera pelo Senhor; ele é nossa ajuda e nosso escudo. (Salmo 33:20)

Espera no Senhor; seja forte e dê coragem ao seu coração; espere no Senhor! (Salmo 27:14)

Sejam fortes e corajosos o seu coração, todos vocês que esperam no Senhor! (Salmo 31:24)

A verdade é que as pessoas não sofrem com a falta de nada de que realmente precisam no momento, mas sim porque elas têm Jesus Cristo como Bom Pastor e Cuidador.

Mesmo quando não temos o suficiente para suprir as coisas em casa ou quando os hospitais ficam sem camas e suprimentos, nós podemos descansar em Deus, podemos esperar nEle.

NÃO DESISTA AGORA! 28 versículos para não te deixar desistir de lutar!

esperar no Senhor

Esperar no Senhor é aprender sobre obediência

Você sabia que uma forma de lutar contra o medo e a preocupação é estudar a Palavra de Deus? É através da leitura e reflexão da Bíblia que podemos aprender muito sobre a vontade de Deus.

Esperar no Senhor pode ser para você uma ótima escola da vida real para ensinar a você sobre obediência e aprender a confiar mais em Deus.

Além disso, a capacidade de acalmar o coração em Deus já é uma forma de confiar e esperar em Deus de forma ativa, assim, oração, jejuando e dando a Deus toda glória merecida.

Lembro-me, Senhor, das tuas ordenanças do passado e nelas acho consolo. (Salmos 119:52)

Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação. De noite lembro-me do teu nome, Senhor! Vou obedecer à tua lei. (Salmos 119:54,55)

Quando foi a última vez que você consolou a si mesmo lendo a Palavra de Deus? Quando foi a última vez que você aprendeu lendo a Bíblia?

Salmos 23: aprenda a orar sempre e nada FALTARÁ em sua vida!

Como crescer em obediência a Deus?

Como você quer ter uma experiência com Deus em relação a esperar nEle se nem as Palavra do nosso Senhor Todo-Poderoso você ler?

O fato é que esperar com paciência no Senhor é uma ótima forma de aprender sobre ter obediência e esperar ativamente as providências divinas.

esperar no Senhor

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. (Salmos 25:4,5)

Ao esperar em Deus, você deve crescer no conhecimento do nosso Senhor, assim como também em seus mandamentos. 

Além disso, nós devemos ser zelosos em buscar e aplicar a vontade de Deus contidas na Bíblia em nossas vidas. Sabe por quê?

Para nós podermos realmente ficar mais próximos de Deus e evitar cair em pecado ou padrões de desobediência a vontade do nosso Senhor.

Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. (2 Pedro 3:14)

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2 Pedro 3:17,18)

Crie um caderno DEVOCIONAL e tenha momentos mais íntimos

Acalme o seu coração no Senhor

Quando você se torna uma pessoa ansiosa, geralmente você se concentra em todas as coisas que estão dando errado em sua vida. 

esperar no Senhor

Isso faz como que você anule a confiança em Deus – ansiedade não combina com esperar em Deus.

Quando todas as suas adversidades da vida parecem fora de controle, o medo e a ansiedade acaba cegando você para a verdade.

Você precisa entender que a verdade é que Jesus Cristo, o Filho de Deus, está com você em qualquer momento que enfrentar na vida.

Cristo sentiu ansiedade assim como nós sentimos, Ele fez isso para entender como nós nos sentimos quando estamos preocupados e não conseguimos encontrar solução para o problema.

É buscando calma em Deus que encontramos forças para prosseguir, quando mudamos o foco de nossos problemas para Jesus Cristo, conseguimos esperar melhor em Deus.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. (Hebreus 12:1-3).

Portanto, lembrar o que Jesus Cristo, o Filho de Deus, já fez por todos nós vai ajudar você a confiar nEle. Busque sempre a paz de Cristo para ajudar você a confiar mais em Deus e a esperar com fé.

Você gostou de saber mais sobre esperar com paciência em Deus e sobre acalmar o coração nEle? 

Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre a vontade de Deus.

Veja mais ›
Fechar