in , ,

Quando você medita, pode também estar ajustando seu genes

O corpo humano é uma máquina complexa, trabalhando incessantemente – muitas vezes sem o nosso esforço consciente – para manter o equilíbrio e sustentar a vida.

Nossos corações, pulmões, rins, intestinos, fígado, pele, cérebro, todos os órgãos do corpo estão em constante fluxo e atividade desde o momento em que nascemos.

Em suma, o corpo humano é um milagre.

Nos últimos anos, um tópico de crescente importância é entender quais mecanismos genéticos estão por trás da saúde física e psicológica.

Isso é fundamental para nos ajudar a entender se as intervenções mente-corpo (IMCs), como a plenitude, podem reverter os efeitos moleculares do estresse crônico e se as IMCs podem contribuir para a prevenção de doenças.

Os cientistas recentemente deram um passo adiante estudando os mecanismos biológicos das IMCs analisando a expressão genética – um processo simples que acontece dentro de cada uma de nossas células, pelo qual as sequências de DNA são transcritas e traduzidas em proteínas.

Os pesquisadores estão fazendo perguntas como: IMCs, como a meditação, podem influenciar nossa expressão genética? Elas causam mudanças moleculares em nossa saúde física?

Se sim, quais são essas mudanças moleculares especificamente e como elas nos beneficiam?

A meditação pode ajustar seus genes

No verão passado, uma meta-análise da Frontiers of Immunology analisou mudanças na expressão genética induzida pela meditação e práticas relacionadas.

Os autores, do Laboratório de Cérebro, Crença e Comportamento da Coventry University e do Instituto Donders de Cérebro, Cognição e Comportamento, examinaram 18 estudos diferentes de expressão genética.

Esses estudos incluíam técnicas de IMC abrangendo plenitude, yoga, Tai Chi, Qigong, resposta de relaxamento e regulação da respiração.


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Três maneiras surpreendentes de como a gratidão funciona no trabalho

Segredos da Meditação: como pessoas comuns despertam a paz interior