
Além de deixar o ambiente muito alegre e cheio de vida, alguns tipos de flores possuem outras funções que talvez você ainda não conheça.
Como por exemplo, acalmar os ânimos das pessoas e equilibrar o estado emocional também, pois isso se dá através da Terapia Floral.
Se você ainda não conhece nada sobre terapia floral? Confira a seguir o que isso significa, como surgiu e como ela pode acabar com a depressão infantil e melhorar o dia a dia das crianças.
O que significa Terapia Floral?
A terapia floral é um tratamento simples e natural, que age sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física do corpo.
Uma terapia floral bem aplicada harmoniza e equilibra a personalidade, assim, reagindo contra o estado de ânimo negativo que podem ser a causa das doenças e da infelicidade de uma pessoa, como:
- Irritação;
- Medo;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Sentimentos de culpa;
- Raiva;
- Preocupação.

Como funciona a Terapia Floral para crianças?
As crianças que realizam o tratamento floral reagem bem porque elas estão abertas e livre da racionalização.
Pode haver várias possíveis causas para as dificuldades de uma criança e essas causas podem estar, ou não, ligadas aos seus relacionamentos em casa com a família.
Com isso, não é recomendado e produtivo procurar a terapia floral para tratamento de sintomas físicas, um comportamento complicado ou qualquer outro tipo de problema.
Um detalhe a mais!
Para que a terapia floral funcione bem em uma criança, é preciso olhar ela com um todo, observar como é sua família, sua rotina diária, os relacionamentos em casa e na escola, como também as pessoas que cuidam dela.
É muito importante entender o jeito da criança, sua personalidade e o contexto em que está vivendo, só assim o adulto terá condições de identificar as causas e tratá-la corretamente.
Assim como outras formas naturais, a terapia floral tem efeito através do indivídua, assim, agindo especificamente na condição emocional da criança afetada.
A terapia floral pode ajuda no alívio de vários sintomas nas crianças, como:
- Depressão e Angústias;
- Problemas de relacionamento em casa e na escola;
- Solidão, Medo e Ansiedade;
- Cansaço e Estresse.

Além disso, a terapia floral pode agir em crises que acontecem em diferentes fases da vida responsáveis por distúrbios mentais e físicos que afetam cada vez mais pessoa adultas, como:
- Insônia;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Conflitos internos e externos.
Crianças saudáveis também pode fazer terapia floral?
A terapia floral também é indicado para crianças que se sintam carregadas de energias negativas ou que estejam desanimadas e com baixo astral.
A eficácia do tratamento com terapia floral costuma ser benéfica também para crianças saudáveis, pois o tratamento é dividido em quatro etapas, conhecidas como os quatro “R”, confira a seguir:
- Relaxamento;
- Reconhecimento;
- Resistência;
- Renovação.

Como ajudar uma criança com terapia floral?
O período de nossa infância é um momento marcante, com muita liberdade, brincadeiras, desafios, novas expectativas e sonhos a serem realizados.
Porém, infelizmente algumas vezes essa fase, que deveria ser de alegria e diversão, se transforma e a criança se vê em volta de várias mudanças que não eram esperadas por ela, você entende?
Os vários dilemas na infância surgem e as crianças acabam passando a ter comportamentos que os fazem sofrer.
Por isso, se esses dilemas não forem amparados adequadamente podem se transforma em traumas que os perseguirão por toda a vida, dilemas esses, como:
- Separação dos pais;
- Mudança de residência;
- Nascimento de um irmã(o);
- Início das aulas em escola nova;
- Deixar a chupeta;
- Retorno dos pais ao trabalho.
São essas e outras mudanças na rotina da criança que podem resultar em comportamentos de apego, irritabilidade, muita tristeza, timidez, ciúmes e agressividade.

Nesta fase de mudança, nada melhor que o apoio dos pais, dando atenção e proteção. Por outro lado, infelizmente este amparo dos pais nem sempre é o suficiente, já que muitas vezes os pais da criança também estão fragilizados com a situação.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Por isso, para garantir a retomada do equilíbrio dos pais e também auxiliar a criança a ter a confiança necessária para encarar as mudanças, uma ótima alternativa é a Terapia Floral de Bach. Já ouviu falar desse tratamento? Confira a seguir!
Terapia Floral de Bach para crianças
Antes de começar o tratamento com a terapia floral de Bach, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, como por exemplo:
- Ter orientação de um terapeuta qualificado;
- Existem produtos no mercado, como floral de Bach para tratar depressão infantil.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Além disso…
Vale lembrar que existem dois aspectos fundamentais relacionados à terapia floral de Bach e que fortalecem esta necessidade e cuidados com o tratamento:
- Esse tipo de terapia é complementar ao tratamento psicológico e médico, não devendo nunca ser substituído;
- Não se deve tratar os comportamentos ou sintomas, mas sim, tratar a criança e suas emoções.
Para o tratamento de qualquer comportamento que uma criança apresente, como dificuldade de concentração, é necessário entender as reais necessidades dessa criança e orientá-la.
Como também os pais, sobre a importância de juntos com o profissional, estimularem e concordarem a criança a se expor mais, assim permitindo que a criança mostre quais são as causas de sua falta de concentração e o que de fato está preocupando ela.
É nesse processo que o papel da Terapeuta é escolher as essências florais de Bach para cada caso, assim observando a criança com um ser único, cheio de possibilidades e que tem todo o direito de ser uma ser humano feliz.
Tanto os pais da criança como também os cuidadores e responsáveis, devem estar sempre disponíveis para auxiliar a criança a crescer forte emocionalmente, saudável e equilibrada.
Só assim, com a utilização correta das essências e do acompanhamento adequado, os pais e a criança terão a chance de fortalecer os laços afetivos, assim estabelecendo uma relação de respeito e confiança.
…
Você gostou de saber mais sobre a Terapia Floral e como ela pode ajudar no tratamento de depressão infantil? Esse tipo de terapia é muito importante para ajudar crianças que sofrem de traumas e mudanças repentinas de ambiente e situações.
Não deixe de compartilhar essa informação sobre Terapia Floral, ajuda pais e profissionais ajudarem crianças com esse tipo de problema.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.