Esse é o lado OBSCURO que a NOSTALGIA te traz

Entenda como a nostalgia em excesso pode ser o ingrediente para o seu fracasso!

Esse é o lado OBSCURO que a NOSTALGIA te traz
Esse é o lado OBSCURO que a NOSTALGIA te traz

Como uma pessoa nostálgica, você não gostaria de poder apenas viver no passado? Sobre a nostalgia, a verdade é que muitas pessoas querem se enrolar nela como um cobertor quente, .cobrindo todos os desconhecidos frios e realidades não expostas de amanhã. 

A muitas pessoas, a nostalgia é como mergulhar no calor, nos dias brilhantes de pura alegria e preocupações limitadas. Isso porque o conforto da infância e responsabilidade zero atraem muitas delas para essa realidade. 

Quem não quer aconchegar-se no abismo de dias melhores e de uma vida fácil? Não é mesmo? Porém, a nostalgia quando não usada de forma correta, ela pode ser um grande fisco para a sua vida adulta.

A saudade do passado

Aqueles momentos da infância que você viveu no parque com os amigos, você lembra? Aqueles dias de muita diversão e alegria e com preocupações apenas de sorvete na hora do lanche e da televisão depois da escola. Quem não queria reviver tudo isso, não é mesmo?

Mesmo adultos, muitas pessoas se apegam a momentos perfeitos de passeios de carnaval .da escola com os amigos e filmes da Disney, absorvendo apenas os momentos mais puros e alegres da vida. 

Os dias perfeitos seguidos de noites perfeitas em que não havia nada de errado e que você e seus amigos sempre felizes. Não tem como não sentir saudade disso tudo.

nostalgia

A verdade é que o passado e todos os sentimentos nostálgicos são um sonho tão ilusório quanto o futuro. Sempre distorcida, sempre desejada e sempre vista como dias melhores por muitas pessoa que se apegam demais no passado. 

Isso faz as pessoas se afastarem da verdade do presente e da dor da realidade do hoje. A nostalgia, por muitas pessoas é visto como algo lindo, algo irrevogável e um lugar que será melhor que onde elas estão agora.

Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?

Por que a nostalgia exagerada é um perigo?

Como o futuro imprevisível, para muitas pessoas ao redor do mundo, o próprio passado é uma versão idealizada de algo que elas querem que seja,.não o que conhecem como realidade. Entendeu o perigo da nostalgia exagerada?

A forma como as pessoas lembram das memórias é constantemente distorcida. Por isso, ao relembrar de uma memória, elas estão se lembrando delas como o cérebro decidiu distorcê-la, não pela realidade de seus eventos.

A nostalgia, por suas qualidades distorcidas e agradáveis, faz as pessoas passarem dias envoltas em sua fantasia, .ansiando por ela como alguns amantes ficam quando estão apaixonados

Esse anseio, essa ideia distorcida de dias e tempos melhores que essas pessoas gostariam que fossem de novo é conhecido como a inflição comum de nostalgia.

A nostalgia não pode ser uma fuga do presente

Para muitas pessoas que dependem de ilusões do passado para fugir do presente, a nostalgia é um anseio por um passado idealizado.

Para elas, a nostalgia é um anseio por uma impressão higienizada do passado, .o que em psicanálise é referido como uma memória de tela, não é uma verdadeira recriação do passado.

nostalgia

Assim como uma combinação de muitas memórias diferentes do passado, todas integradas e, no processo, todas as emoções negativas são filtradas.

Por isso, se uma pessoa se lembra de sentimentos, emoções e momentos de alegria fugazes, ela não se lembra dos segundos de tristeza e dor antes disso. 

Com isso, uma pessoa não vai se lembra da dor e angústia das horas seguintes, pois ela só vai se lembrar do que sua mente tendenciosa decidiu lembrar.

No entanto, como se constatou, a nostalgia não tem nada a ver com lembrar memórias de um pessoa, .a nostalgia não se relaciona a uma memória específica de uma pessoa, mas sim a um estado emocional que ela viveu.

25 características que comprovam sua MATURIDADE

Nostalgia seria uma fuga da realidade?

Muitas pessoas colocam um estado emocional dentro de uma época nostálgica, ou um quadro específico do passado, e escolhem idealizar .esse tempo específico por muito tempo para entrar em outra realidade que não é o presente. 

Por elas se lembrarem da sensação de felicidade no parque quando criança, a infância deve ter sido melhor do que agora.

Qualquer coisa que uma pessoa experimenta simultaneamente .com esses sentimentos de saudade é colocada de lado como algo a ser lembrado e relembrado mais tarde.

Descobertas científicas ajudaram e muita na observação da nostalgia como uma fuga, provando que o odor é o sentido mais forte conectado à emoção devido à conexão direta do nariz com o lobo olfatório no sistema límbico, pois a área do cérebro considerada a sede das emoções.

nostalgia

Embora uma pessoa comum possa sentir o cheiro de dez mil odores, não há duas pessoas com o mesmo cheiro. As pessoas reagem aos cheiros de maneira diferente, pois associamos a coisas diferentes e ansiamos por eles de maneira diferente.

Por isso, a utilidade da nostalgia para as pessoas varia com a idade, com a maioria dos jovens participando dessa experiência. 

A verdade é que ocorre então um declínio nos pensamentos nostálgicos e tendências para a meia-idade e até mesmo para a velhice.

No entanto, à medida que mais e mais pesquisas atestam as capacidades positivas da nostalgia, talvez devêssemos pensar em entregá-la ao resto de nossas vidas e esquecer do presente gradualmente?

ALERTA! Esses amigos podem destruir seus RELACIONAMENTOS

A nostalgia neutraliza a depressão?

Por muitos anos, as pessoas que experimentaram a extrema nostalgia foram diagnosticados como deprimidos. Você sabia disso?

Isso porque ceder às memórias do passado era visto como um sinal de saudade e recusa em aproveitar o presente. Por isso, a nostalgia foi vista como falta de compromisso com o futuro e um apego opressor ao passado.

nostalgia

Para muitas pessoas, viver no passado, ou ser uma pessoa nostálgica, era considerado um transtorno desde o século XVII, quando um médico suíço atribuiu as doenças mentais e físicas dos soldados ao desejo de voltar para casa.

No entanto, desde que mais pesquisas foram realizadas, ficou provado que a nostalgia realmente funciona para neutralizar a depressão.

Portanto, a nostalgia tem o poder sim de neutralizar a solidão e a ansiedade, ao mesmo tempo que promove interações pessoais e melhora a longevidade dos relacionamentos.

Você gostou de saber mais sobre a nostalgia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos a familiares.

publicidade