Estudantes brasileiros integram equipe que irá representar o país na Olimpíada Internacional de Linguística, na Irlanda

É do Brasil!

Até onde a sua paixão já te levou? O estudante de Bauru, interior de São Paulo, Augusto Zanardi Creppe pode afirmar que o seu amor pela área da linguagem está abrindo muitos dos seus caminhos pessoais e profissionais e, em breve, o fará cruzar o oceano!

Isso tudo porque o jovem de 19 anos irá participar da Olimpíada Internacional de Linguística que será realizada na Ilha de Man, território da Coroa Britânica, nos próximos dias 25 e 29 de julho. E não é só o Augusto que irá representar o Brasil lá no exterior não!

Além dele, outros sete jovens irão integrar a equipe nacional que tem tudo para dar um show em conhecimento e habilidades linguísticas. Para chegarem até lá, eles passaram por uma série de provas e competições da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), tendo a grande final presencial em Brasília, no fim de maio.

Te interessa?

Animado com a competição, Augusto afirmou em entrevista aoG1 que aprender idiomas sempre foi algo que chamou a sua atenção e, por tanto, ficou maravilhado quando soube que iria fazer parte da equipe brasileira que irá para a Irlanda.

Parte da equipe que irá representar o Brasil.
Créditos: Augusto Zanardi Creppe/Arquivo pessoal

O mais legal da linguística é que ela não se limita às humanidades. É uma ciência que engloba um pouco de tudo, desde matemática até lógica. Estou muito animado por poder representar nossa cidade e também nosso país em um evento como esse. É uma alegria muito grande levar o nome de Bauru e da região nessa conquista“, explicou.

Já com as malas prontas e muito conhecimento na sua bagagem, Augusto sabe que o desafio agora é maior. Apesar da ansiedade, ele não esconde a emoção de fazer parte de algo tão grande e importante! “Estou muito ansioso para poder participar desse evento com os meus colegas. Nós estamos nos esforçando muito e esperamos que seja uma semana de muito aprendizado“, enfatizou.

DO BRASIL PARA O MUNDO

O caminho até chegar à etapa internacional, começou em setembro de 2021, quando aconteceu a primeira parte das competições, na qual os estudantes precisaram fazer três provas, que contemplavam 28 problemas de múltipla escolha e que abordaram diferentes temas sobre língua, linguagem, cognição e cultura. Ao todo, mais de 10 mil jovens de todo Brasil participaram!

À época em que participou da competição, Augusto era estudante do Colégio Técnico Industrial (CTI), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, onde concluiu o ensino médio e o curso de técnico em Informática. Agora, o jovem é aluno de direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Augusto, na etapa internacional o grupo precisará resolver problemas tradicionais de linguística em uma pequena amostra de uma língua, a qual normalmente é pouco falada e desconhecida. O desafio consiste em traduzir e deduzir os fenômenos do idioma. Uau!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Por aqui, a gente deseja muita sorte para Augusto e toda a equipe brasileira! Que eles possam mostrar todo o conhecimento que cada um possuem e aproveitem cada segundo dessa grande competição.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar