Esses 15 exercícios são ESSENCIAIS para quem trabalha sentado
Esses 15 exercícios são ESSENCIAIS para quem trabalha sentado

Esses 15 exercícios são ESSENCIAIS para quem trabalha sentado

Veja o que você pode fazer quando sentir aquela dor nas costas no trabalho!

publicidade

Infelizmente, com a correria diária, especialmente do trabalho, muitas vezes nós acabamos se esquecendo de separar um tempo para relaxar e cuidar da nossa saúde.

Nos dias de hoje, muitas pessoas de diferentes profissões trabalham o tempo todo sentada em frente ao computador por horas.

Por isso, é muito interessante que essas pessoas, mesmo que exercitam-se com regularidade quando não estão trabalhando, separem algum tempo do seu expediente para se movimentar um pouco, pois isso trará grandes benefícios para a saúde.

publicidade

Pensando nessa situação, preparamos uma lista com alguns exercício para quem trabalha sentado o dia todo. Confira!

15 exercícios físicos para quem trabalha sentado

Quem trabalha o dia todo sentado e sente que a vida tomou um caminho sedentário conhece muito bem uma sensação de tensão no corpo.

Portanto, para melhorar essa tensão, ter mais energia e conseguir relaxar é mais fácil do que parece. Confira a seguir alguns exercícios para melhorar sua condição de trabalho e ter um corpo com menos dores. 

exercício-trabalha-sentado

publicidade

1 – Esticar as pernas à frente do o corpo e alongar tentando pegar as pontas dos pés com as mãos;

2 – Girar a cintura o máximo que puder para a esquerda e segurar por cinco segundos. Em seguida, repetir o movimento girando para a direita. Tentar repetir o movimento cinco vezes de cada lado.

3 – Fazer um alongamento com os braços com a parte posterior, entrelaçando as mãos na parte das costas da cadeira.

4 – Manter a coluna reta, encostar na cadeira, flexionar o pescoço para a lateral direita e, ao mesmo tempo, fazer força com o ombro esquerdo para baixo. Manter a posição por vinte segundo. Depois disso, fazer o movimento do outro lado.

5 – Apoiar a mão na mesa e esticar os braços e manter o tronco reto. As orelhas devem ficar entre os braços. Manter a posição por cerca de vinte segundos.

6 – Colocar as mãos atrás da cabeça e levar os cotovelos lentamente para trás. Manter a posição por cerca de vinte segundos.

7 – Mexer cada um dos seus dedos com cuidado: estender, flexionar, abrir e fechar.

exercício-trabalha-sentado

8 – Cruzar a perna direita sobre a esquerda, puxar a coxa com a mão esquerda e virar o tronco para o lado esquerdo. Manter a posição por vinte segundos e depois repetir o processo para o outro lado.

9 – Manter-se sentado na cadeira com a coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhar de um lado para o outro lentamente.

10 – Fazer um alongamento com os braços com a parte posterior, entrelaçando as mãos na parte das costas da cadeira.

11 – Girar os tornozelos em ambas as direções por cerca de cinco segundos. Tentar fazer cinco séries de oito repetições em cada direção.

12 – Esticar o braço direito em direção ao lado esquerdo o máximo que puder. Apoiar a mão esquerda na dobra do cotovelo esquerdo, ajudando a alongá-lo. Sentir o alongamento por cerca de cinco segundos e, depois, fazer o mesmo movimento com o outro braço. Tentar repetir cinco vezes de cada lado.

exercício-trabalha-sentado

13 – Para movimentar as panturrilhas. Tirar os calcanhares do chão, ficar na ponta dos pés, sentado na cadeira. Segurar a posição por dez segundos. Tentar repetir o exercício oito vezes. Os músculos da panturrilha devem começar a queimar após alguns segundos.

14 – Manter a coluna reta, encostada na cadeira, virar o pescoço de um lado para o outro, lentamente. Na primeira vez que virar, manter os olhos paralelos com o chão. Na segunda, olhar ligeiramente para cima, e na terceira, olhar ligeiramente para baixo. Repetir o movimento cerca de cinco vezes.

15 – Com a ajuda da mão, trazer o pescoço para o lado e segurar por alguns segundo. Depois repetir para o lado contrário.

Qual o intervalo de tempo que devo me mexer no trabalho?

De acordo com os educadores físicos, é aconselhado a pessoa sair de uma em uma hora da mesa ou de frente do computador e dar uma volta, fazer um alongamento e relaxar as mãos e massagear o corpo.

Fazer os alongamentos e exercícios básicos mencionados anteriormente, com alongar as costas, as pernas, a cervical é essencial para evitar as dores no corpo devido ao longo tempo sentado na cadeira.

Por outro lado, algumas empresas até têm fixadas na parede alguns serviços de alongamento. 

publicidade

O importante é criar o hábito e rotina para tirar você do sedentarismo. Mas, o que nem todas as pessoas do mundo sabem, é que alguns exercícios também podem ser realizados enquanto a pessoa está sentada trabalhando.

exercício-trabalha-sentado

Por que é importante se movimentar no trabalho?

Não faltam sugestões para as pessoas que querem se exercitar enquanto trabalha, inclusive sentado em uma cadeira. E, com bastante certeza, este hábito é muito benéfico.

Esses tipos de exercícios que passamos para você pode ser feito enquanto você está sentada trabalhando, porém, esses exercícios não servem exatamente para tonificar o corpo.

Para tonificar o corpo, você precisa trabalhar com pesos, com séries contínuas e esforço. O que não é possível na esfera de um escritória, não é mesmo?

Por isso, os exercícios voltados para os ambientes de trabalho, ginástica laboral, focam mais no alongamento dos músculos do corpo. Além disso, esses exercícios ajudam no relaxamento e na melhora da circulação sanguínea.

Exercitar-se todos os dias, de forma coerente e com orientação, auxilia o controle de algumas dores corporais e ajuda na prevenção de doenças. Isso porque os músculos e articulações ficam mais preparados para as tarefas do dia a dia.

Então, você já sabe: não ficar o dia todo parado em frente ao computador. Se possível, levante e faça uma rápida caminhada de uma em uma hora.

exercício-trabalha-sentado

Além disso, pode contar ainda com os exercícios que podem ser feitos enquanto você está sentado. Pois eles ajudarão você a relaxar e farão bem para a sua saúde física de forma geral.

Gostou de saber mais sobre como você pode melhorar sua postura, as dores no corpo e na coluna com os exercícios passados aqui? Não deixe de fazer, faça o teste na sua empresa ou em casa, só não deixe de realizar os alongamento e exercícios.

Deixe nos comentários o que você gosta de fazer quando está se sentindo cansado por estar muito tempo sentado na cadeira do escritório. Ficaremos felizes em saber a sua opinião.