Êxodo 3 te trará uma forte mensagem sobre a sua CAPACIDADE

Busque em Deus a força necessária para atingir os seus objetivos!

Êxodo 3 te trará uma forte mensagem sobre a sua CAPACIDADE
Êxodo 3 te trará uma forte mensagem sobre a sua CAPACIDADE

Como anda sua força e perseverança nos momentos difíceis da vida? Você tem acreditado na sua capacidade de força para enfrentar os desafios da vida?

O capítulo 3 de Êxodo apresenta um dos encontros mais importantes das Escrituras Sagradas: Moisés e a sarça ardente. Essa passagem no ensina muito sofre nossa capacidade de enfrentar desafios.

Esse capítulo 3 de Êxodo pode ser dividido em quatro seções, pois nosso Senhor Todo-Poderoso chama Moisés para uma posição de liderança e promete trazer julgamento sobre o Egito por seu tratamento de Israel, são eles:

Te interessa?

  1. Moisés serviu como pastor das ovelhas de seu sogro;
  2. O primeiro chamado de Moisés para libertar Israel do Egito;
  3. Mensagem de Deus aos anciãos de Israel, incluindo instruções para seu apelo ao Faraó;
  4. Moisés a próxima libertação de Israel.

Você aprenderá muito sobre ter forças em Deus e confiar mais na sua capacidade de liderança. Confira a seguir uma ótima análise de Êxodo 3 e busque forças nessas palavras.

Êxodo 3

Aprenda sobre ser capaz com Moisés em Êxodo 3

Podemos observar em Êxodo 3 que Moisés estava com as ovelhas no lado oeste do deserto do Sinai em um lugar chamado Horebe.

Associado ao Monte Sinai, que mais tarde seria chamado de monte de Deus:

E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. (Êxodo 24:13)

Enquanto Moisés estava lá, o Senhor aparece a ele em uma sarça ardente:

E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. (Êxodo 3:1-8)

Êxodo 3

O que você faria no lugar de Moisés?

O texto acima nos mostra que o anjo do Senhor apareceu nas chamas de uma sarça com fogo que não se extinguiu. Com isso, Moisés estava curioso sobre esse fogo, então se virou para vê-lo. 

O nosso Senhor Todo-Poderoso falou a Moisés da sarça, e ele respondeu. Assim, Moisés é guiado a tirar as sandálias porque ele está de pé em solo santo. 

Podemos tirar muitos ensinamentos da vida só com essa passagem. No Deus e Pai se revela como o mesmo Deus de:

  • Seu pai e de Abraão;
  • Isaque;
  • Jacó.

Você observará que Moisés temeu muito e escondeu seu rosto de Deus. 

A verdade é que o nosso Senhor também expressou a Moisés que Ele havia visto a aflição dos israelitas no Egito.

Foi por causa disso que Ele veio para poder livrá-los do Egito e trazê-los para o que mais tarde ficou conhecido como: Terra Prometida.

  1. O que você faria no lugar de Moisés?
  2. Recuaria e seguiria sua vida ou aceitaria o chamado de Deus para libertar o seu povo?

Moisés foi um homem de coragem e muita fé. Temos muito o que aprender com esse grande homem e servo de Deus. 

Êxodo 3

O que podemos aprender com o chamado de Moisés?

O nosso Senhor ouviu o clamor dos israelitas e chamou Moisés para o chamado. Com isso, Moisés apresenta sua primeira desculpa para não ser a pessoa que Deus envia, alegando:

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? (Êxodo 3:11 )

Levando em conta o que Moisés reagiu, Deus promete estar com ele e que serviria ao Senhor nesta mesma montanha. 

Êxodo fala sobre coragem

Moisés então dá outra desculpa para não aceitar o seu destino, dizendo que o povo perguntará sobre o nome de Deus. 

É na resposta do nosso Senhor Todo-Poderoso a Moisés que encontramos a coisa mais próxima de um nome pessoal utilizado por Deus na Bíblia:

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:13,14)

Êxodo 3

Mesmo que bata a falta de experiencia e capacidade de aceitar e seguir em frente um chamado de Deus, Ele nos capacita para que tudo saia perfeito.

Foi o que aconteceu com Moisés, com certeza deve ter passado muitas dúvidas na cabeça dele sobre ele não ser capaz de executar a missão de Deus.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados FILHOS…”

Você é capaz se acreditar em Deus

Nos momentos de dificuldades na vida, nós precisamos confiar em Deus para só assim termos forças para confiar em si mesmo.

Quando você pensar que não consegue nada, a vida pode te mostrar o contrário. Essa força vem da comunhão com Deus, isso porque Ele nunca desistir de nós.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41:10)

Você gostou de saber mais sobre Êxodo 3 e como você pode aprender sobre ter capacidade de confiar em Deus com Moisés? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar