Falar mal dos outros descreve muito SOBRE VOCÊ. Sabe por quê?
Falar mal dos outros descreve muito SOBRE VOCÊ. Sabe por quê?

Falar mal dos outros descreve muito sobre você. Sabe por quê?

Veja o que fazer para não se tornar uma pessoa tóxica!

publicidade

Quem nunca falou mal de alguém, não é mesmo? Todos nós, em algum momento, já criticamos familiares, amigos ou conhecidos, isso é muito normal.

Porém, o problema aparece quando as críticas deixam de ser construtivas e, repentinamente, percebemos que estamos apenas “fofocando” o tempo todo. 

Esse hábito desagradável de ficar fofocando todo hora acaba revelando o que as pessoas pensa sobre si mesmas e o quanto são felizes ou infelizes. 

publicidade

Por isso, é muito importante que você saiba identificar pessoas com esse perfil para evitar esse tipo de comportamento.

O que o hábito de falar mal de outras pessoas fala sobre nós?

É importante que você saiba de uma coisa: pessoas que falam mal de outras pessoas escondem uma baixa autoestima.

Por isso, falar mal dos outros acaba mostrando muito a respeito de como uma pessoa se vê. Atrás da crítica há insegurança e baixa autoestima. 

pessoas-falam-mal-de-outras-pessoas

publicidade

Uma pessoa que é satisfeita consigo mesma sempre mantém uma relação positiva e saudável com as que estão no seu círculo de convívio.

Já por outro lado, as pessoas que vivem desqualificando os outros costumam ser negativas e até mesmo cruéis. 

Além disso, o hábito de ser uma pessoa fofoqueira costuma ser muito sutil e pode acabar influenciando uma pessoa sem que ela perceba o que fez.

Portanto, é muito importante tomar cuidado, só assim a pessoa poderá reconhecer esse tipo de comportamento e não agir da mesma forma.

O que as pessoas querem esconder por trás da crítica destrutiva?

As pessoas que têm o hábito de ficar criticando os outros pelas costas tendem a ser infelizes e, geralmente apresentam um grande risco de sofrer de ansiedade e depressão.

publicidade

Se você conhece pessoas com esse tipo de comportamento, pode ter certeza, elas estão insatisfeitas consigo mesmas e acabam projetando nos outros aspectos da própria personalidade que não aceitam.

Elas se sentem vazias, mas não possuem a capacidade de se autoexaminar, assim, mudando aquilo que as incomoda. Por isso, nesse sentido, elas acabam usando a crítica destrutiva para se sentir melhores.

pessoas-falam-mal-de-outras-pessoas

É muito mais fácil e até mesmo divertido criticar uma pessoa do que olhar para dentro de si. Mas claro, essa situação não é nem um pouco agradável para a pessoa que critica e nem para as que estão no outro lado.

Criticar uma pessoa nem sempre é errado

Você precisa entender que criticar uma pessoa nem sempre é um comportamento ruim, contudo, nem todas as críticas são boas.

Sim, elas podem incomodar e causar um certo desconforto, mas se a pessoa que as apresenta fizer isso com uma boa intenção, a outra pessoa vai entender. 

Por isso, esse tipo de crítica deve ser feito cara a cara, assim a pessoa que faz isso mostrará um grande nível de empatia, o que é muito digno e positivo. 

Mas por outro lado, a crítica costuma ser feita pelas costas das pessoas. Ela existe essencialmente para humilhar e machucar alguém. 

O que é dito, muitas vezes, não tem fundamento ou justificativa, e é por isso que quem critica se esconde e acaba não dizendo as coisas na cara dos outros. 

Então, faça análises para identificar se pessoas que estão no seu círculo de convivência são assim, e observe também se você não está se tornando uma pessoa que só sabe falar mal da outra sem ter um real motivo de ajudar. 

pessoas-falam-mal-de-outras-pessoas

Como você costuma se comportar em situações de crítica? Você conhece alguém que costuma criticar os outros e tempo todo? O que você faz para não se deixar afetar por críticas mal intencionadas? Faça-se essas perguntas!

O que fazer para não se tornar uma pessoa que fala mal dos outros?

Não há nada mais tóxico e cansativo do que estar na presença de uma pessoa que fica o tempo todo falando mal dos amigos, de alguma pessoa em específico ou até mesmo dos familiares e colegas de trabalho. Concorda?

Nessas horas, rapidamente e de maneira quase imperceptível, nossa mente acaba se enchendo de sentimentos negativos. 

Por isso, quando percebemos que os comentários críticos a respeito de outras pessoas também nos afetam, podemos agir de das seguintes formas:

  • Expressar em voz alta que é muito errado falar mal de quem não está presente;
  • Afirmar que a pessoa não está presente para poder se defender;
  • Simplesmente não falar nada e ir embora. 

pessoas-falam-mal-de-outras-pessoas

Como lidar com pessoas que falam mal de você pelas costas?

Isto é um grande dilema para muitas pessoas, acredite! Muitas delas que estão a nosso volta nem sempre estão genuinamente interessadas em ajudar. 

Por isso, é muito importante que você aprenda a conviver bem na sociedade e saber lidar com críticas e pessoas que falam mal de você e do que faz.

Veja a algumas atitudes que você pode tomar para se proteger de pessoas que falam mal e que podem atingir sua qualidade de vida, seu rendimento no trabalho, nos seus laços de amizade e até mesmo familiares:

1 – Preste atenção na sua conduta

Precisamos admitir que nem sempre acertamos em nossas atitudes em determinadas situações. Por isso, temos a oportunidade de avaliar tudo o que fazemos para tomar melhores decisões no futuro.

Com isso, ponha na cabeça, se você errou, aprenda, se desculpe e não torne a errar!

2 – Faça a sua parte e não mude por causa dos outros

Não ceda às provocações de pessoas que se dedicam em apenas a difamar você. Pense que, enquanto essas pessoas dedicam o tempo delas a isso, você dedica o seu tempo para crescer, desenvolver-se e ser uma pessoa bem melhor.

pessoas-falam-mal-de-outras-pessoas

3 – Torne-se um exemplo a ser seguido

Para isso, vale a pena você investir e desenvolvimento pessoal, transformar o ambiente que vive um lugar agradável e sem desavenças e pessoas falando mal um do outro. 

Tornar-se uma pessoa melhor para os outros não significa esquecer a sua vida pessoal. 

4 – Entenda que você não vai agradar todo mundo

Em determinada situação, alguém vai entrar em conflito com você ou com suas ideias, nesse momento, você precisa aprender com a situação. 

Se, a partir de uma crítica, a outra pessoa se dedicar a falar mal de você, volte para a dica número um e entenda que o melhor a se fazer é seguir em frente, analisar a sua conduta, não parar de fazer a sua parte e se tornar uma pessoa de exemplo.

Gostou das nossas dicas de como se comportar em situações em que pessoas estão falando mal de você? Deixe nos comentários o que você gosta de fazer quando estar nessas situações, ficaremos felizes em saber a sua opinião.