Festival de cinema gratuito exibe filme adaptado para crianças com deficiência

A exibição será na quarta-feira, dia 28 de setembro, em duas sessões

publicidade

Ir ao cinema é uma experiência mágica na vida de uma criança. Dentro daquela salinha escura, vivemos aventuras inesquecíveis que nos transportam para diferentes mundos e realidades. Mas você já parou para pensar como é isso para uma criança com deficiência visual ou auditiva que não pode ver a tela ou escutar as falas do filme?

Para tornar a experiência mais democrática e inclusiva, o Senado Federal, em Brasília, vai receber a primeira edição do “Festival de Cinema Acessível Kids: a serviço da inclusão educacional”. Será exibido gratuitamente o filme Malévola, protagonizado por Angelina Jolie, com audiodescrição, legenda descritiva e intérprete de libras.

Festival Cinema Acessível Kids será realizado em Brasília (imagem: divulgação/Agência Senado)
publicidade

A exibição será na quarta-feira, dia 28 de setembro, em duas sessões. A primeira às 09h30 e a outra às 14h, no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis (Via N2, Bloco 2).

Te interessa?

Se você mora em Brasília ou estiver por lá, é só chegar para assistir, sem necessidade de se inscrever previamente. A equipe do festival vai distribuir vendas às pessoas sem deficiência visual para que elas possam viver essa experiência.

“É oferecido conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do acesso à magia do cinema. Igualmente importante será a presença de familiares, crianças e adolescentes não portadores de deficiência, para que possam vivenciar a mesma realidade, favorecer o exercício da empatia e repartir momentos de lazer e cultura”, afirma o idealizador do festival, Sidnei Schames, segundo a Agência Senado.

publicidade

Mais Criança

Sidnei é um musicista apaixonado por cinema e presidente da Mais Criança, entidade organizadora do evento e que é beneficiada pelo Criança Esperança. Já dá para ver que a organização faz um trabalho incrível e digno de reconhecimento!

Os alunos da Escola Classe 15 de Ceilândia já são presença garantida no festival. A expectativa entre eles está grande, segundo a diretora Mariangela Oliveira. “Eles nunca assistiram a um filme acessível, estão ansiosos. Os alunos deficientes auditivos acreditam que a interpretação em libras vai facilitar o entendimento do conteúdo, já que o português é para eles a segunda língua.”

publicidade

E ainda tem mais! O festival vai oferecer a oficina especial “Educação mais inclusiva” para educadores na quinta-feira, dia 29 de setembro, das 8h às 16h. Serão abordados temas como diversidade, inclusão, comunicação não violenta, entre outros. Nesse caso, ao contrário da exibição do filme, é necessário se inscrever pelo e-mail contato@maiscrianca.org.br.

Já imaginou se toda cidade do Brasil tivesse um festival como esse? Seria a alegria de muitas crianças que não têm a oportunidade de ter uma experiência completa ao assistir a um filme. Nossa torcida para que o Festival Cinema Acessível Kids seja acessível e venham muitas edições!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Agência Senado

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar