Festival monta programação inspiradora em periferia da zona sul de SP

Uma inspiração de ação!

Festival monta programação inspiradora em periferia da zona sul de SP
Festival monta programação inspiradora em periferia da zona sul de SP

Ocorrendo desde 2014, o Festival Percurso está de volta na modalidade presencial. Acontecendo na Praça do Campo Limpo, a programação para este domingo (13) já está divulgada.

O evento que vem sendo uma verdadeira inspiração para os moradores que conseguem participar das atividades, é uma verdadeira motivação para o nascimento de muitos outros espalhados pelas periferias brasileiras.

Neste ano, é esperado que cerca de três mil pessoas possam comparecer ao local, já que foi esse o número de pessoas que a organização conseguiu calcular na última que ocorreu presencial.

Te interessa?

Para esse ano, a poeta Kimani será a mestra de cerimônia, que está conduzindo a programação. Fundo de Quintal, DJ Vivian Marques e Velha Guarda do Bloco do Beco estarão fazendo companhia com essa grande mulher.

Quando pensam em todas as lutas que a periferia chegou a passar nesses últimos anos de pandemia, o Festival Percurso acaba trazendo uma animação ainda mais intensa aos moradores.

 

Tiago Vinicius, que é o presidente da Agência Popular Solando Trindade e responsável pela organização do evento, chegou a dizer que:

“Diante dos problemas que a pandemia causou, a favela sentiu isso tudo de maneira mais dura. O festival amplia as vozes periféricas através da arte, da música, da poesia e do gingado. Então, o evento é uma luz no fim do túnel, apontando para transformações que a sociedade busca”.

O enfoque no engradecimento dos moradores

Para eles, a importância desse evento é uma coisa realmente indispensável. Assim como nós tanto apreciamos, o festival visa criar uma enaltação cultural de todos os moradores, o apoio claro aos empreendedores locais e acima de tudo, ser uma luz para quem precisa.

E disse mais: “O festival acredita que as mestras e mestres apontam para onde devemos seguir, então sempre tivemos as tendas dos povos, unindo a periferia, o indígena e o terreiro. Nesta edição, chamamos o Fundo de Quintal para representar os mestres que já tiveram que passar por muitas provações durante os 40 anos de história. Então, cada letra, cada refrão, pode nos reconectar para criar o caminho que queremos seguir”.

Tudo é muito bem pensado! E fato de ver muitas equipes com jovens da própria periferia envolvidos acaba mostrando a união pelo mesmo propósito é intensa.

Para a edição desse ano, o lema será: “Juventude Periférica, gerando renda, trabalho e desenvolvimento local”.

Toda renda que será obtida durante a realização doe vento, será destinada para a melhoria e avanço da própria comunidade. Como detalhou o Thiago:

“Temos orgulho de termos a maioria da equipe composta por jovens e isso ajuda a resgatar a autoestima deles. Temos jovens desde o nosso social media até a cenografia, maquiagem e estafe. Isso coloca perspectivas na visão da juventude, que passa por um momento delicado, sem faculdade ou Prouni, e nós chamamos essa parcela da sociedade para fazer parte de uma grande construção”.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Você consegue acompanhar a programação desse domingo às 15h pelo Facebook e pelo canal do Youtube da Agência Solano Trindade.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar