HBO / New Line Cinema / Netflix

7 filmes para assistir se você gostou de Game of Thrones

Mesmo se tratando de um fenômeno mundial, Game of Thrones chegou ao fim. Como resultado disso, diversos fãs tem lidado com a falta da produção. No entanto, para ajudá-los a lidar com a saudade, reunimos aqui alguns excelentes filmes medievais que fazem jus à atmosfera da série.

publicidade

Há nove anos atrás estreava Game of Thrones. Embora a HBO tivesse grandes expectativas para a série adaptada de As Crônicas de Gelo e Fogo, obra de George R. R. Martin, a subsidiária da WarnerMedia não fazia ideia do retorno que esse investimento traria. Sem muita demora, GOT conquistou o público e esse sucesso foi crescendo gradativamente com cada temporada lançada. Embora o final tenha polarizado opiniões, não resultou em uma perda de audiência. Aliás, muito pelo contrário, o último episódio de Game of Thrones contou com 19,3 milhões de espectadores. Sendo assim, não exageramos nem um pouco ao ressaltar o sucesso da série. Pois bem, considerando que existem diversos fãs um tanto quanto saudosos dos conflitos políticos, batalhas sangrentas, conspirações e magia, resolvemos listar aqui alguns filmes que podem te ajudar a revisitar tais elementos. Confira nossa seleção logo abaixo.

7 – O Rei (2019)

Netflix

Ao passo que o jogo de poder é o principal elemento narrativo explorado em Game of Thrones, no decorrer de oito temporadas acabamos descobrimos diversas formas de ascender ao Trono de Ferro. Embora você possa provocar uma rebelião e tomar Porto Real ou ir direto ao cheque-mate e atacar diretamente o rei, a forma mais comum de assumir o comando de Westeros é nascer em uma família real. Sendo assim, na maioria das vezes, ser rei é uma questão de sorte, basta você ser agraciado na loteria hereditária. No entanto, isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil. Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Logo, assumir uma monarquia significa lidar como guerras, conspirações e caos político. Inclusive, essa é a premissa de O Rei, produção da Netflix.

Estrelado por Timothée Chalamet, um dos jovens atores hollywoodianos em ascensão, esse filme narra a história de Henrique V. Em suma, príncipe inglês assume o trono após a morte de seu pai. Embora não se trate de uma fantasia medieval, como GOT, O Rei também não é um longa historicamente preciso. Todavia, isso não tira os créditos de seu impressionante drama político. Portanto, se você sente falta de um pouco de emoção medieval envolvendo batalhas, traições e conflitos entre a realeza, fica aqui a dica.

publicidade

6 – Coração de Cavaleiro (2001)

Columbia Pictures

Ao contrário da recomendação acima, esse filme se trata de uma aventura com atmosfera cômica. Apesar de parecer uma narrativa distante do que vemos em Game of Thrones, Coração de Cavaleiro possui grande enfoque em justas. Aqueles que leram os livros de Martin, provavelmente sentiram falta da adaptação desses torneios para a tela. Então, acreditamos que seria uma boa ideia recomendar uma produção que detalhe mais sobre essas competições envolvendo cavaleiros. Nesse longa acompanhamos William Thatcher, um camponês corajoso e leal interpretado por Heath Ledger. Embora ainda seja apenas um escudeiro, Tatcher se apresenta como cavaleiro e começa a competir e vencer diversas justas. Sem dúvidas é uma perspectiva interessante e vale a pena ser conferido, ainda mais se você for um entusiasta do humor promovido por Tyrion Lannister.

5 – Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

EMI Films / Cinema 5

Aproveitando a deixa da comédia, não poderíamos deixar de citar Monty Python. Embora a data de lançamento do filme possa te deixar meio desanimado, reforçamos que esse longa é um clássico imperdível. Essa sugestão em especial permite uma imersão no mesmo cenário fantasioso e medieval de Game of Thrones. Entretanto, nesse caso não temos tanta tensão, drama e violência. Em Busca do Cálice Sagrado apresenta uma nova perspectiva sobre a lenda do Rei Arthur tentando encontrar o Santo Graal. Inclusive, no desenrolar da história, o que não falta são reviravoltas hilárias. Por fim, você pode encontrar esse título disponível na Netflix.

4 – Excalibur (1981)

Orion Pictures

Se Monty Python satiriza a lenda inglesa do Rei Arthur, Excalibur explora de forma dramática a mitologia do personagem. Sendo assim, apesar de não termos Melisandre e a Guarda Real, nesse longa contamos com e os Cavaleiros da Távola Redonda. Além disso, excelentes cenas de luta, elenco renomado e romances proibidos são algumas das semelhanças que esse longa possui com GOT. E então, o que tá esperando pra conferir esse clássico?

3 – Kingdom of Heaven (2005)

20th Century Fox

Bom, em meio à várias histórias cruzadas no universo de Game of Thrones, encontramos Gendry. Em suma, ele era um aprendiz de ferreiro em Porto Real que, eventualmente, descobriu ser filho bastardo do Rei Robert. Embora tenha desaparecido após a terceira temporada, Gendry retornou à GOT em sua penúltima leva de episódios e assumiu certo posicionamento político. Pois bem, como seria se esse personagem tivesse recebido mais destaque ou quem sabe um filme? Não dá pra saber, mas podemos encontrar uma projeção próxima. Em Kingdom of Heaven, acompanhamos Balian, um ferreiro que, após perder sua esposa, decide se tornar um cruzado e ir lutar em Jerusalém. Como resultado disso, nosso protagonista acaba se envolvendo em uma intensa batalha entre dois grupos religiosos.

publicidade

2 – O Senhor dos Anéis: A Trilogia (2001 – 2003)

New Line Cinema

Embora a trilogia O Senhor dos Anéis conte com uma fama que a precede, não poderíamos deixar de listá-la aqui. Pois bem, assim como Game of Thrones essa franquia de fantasia medieval foi originada por um série de livros de alta popularidade. Da mesma forma que Martin criou Westeros e uma complexa teia de narrativas, J. R. R. Tolkien já vinha fazendo isso anos antes. Inclusive, sua obra serviu de referência para o criador de GOT. Em suma, O Senhor dos Anéis se passa em um cenário conhecido como Terra-Média. Nesse ambiente, Frodo Bolseiro é nosso personagem principal que recebe a missão de destruir um anel para salvar o mundo. Se você é um entusiasta de personagens autênticos, criaturas fantásticas e conflitos políticos, essa é sua deixa.

1 – O Dragão e o Feiticeiro (1981)

Paramount Pictures

Falando em Martin, para assumir o primeiro lugar dessa lista selecionamos uma recomendação do próprio. De acordo com sua entrevista pra o The Daily Beast, esse longa está entre seus cinco filmes de fantasia favoritos. Co-produzido pela Disney e pela Paramount, O Dragão e o Feiticeiro é um título subestimado. No entanto, não se deixe enganar, ele é surpreendentemente sombrio e consegue entregar incríveis reviravoltas ao longo do caminho. Nesse filme é possível acompanhar Galen, um aprendiz de feiticeiro cuja missão é enfrentar um terrível dragão. Portanto, se você sente falta de Drogon, Viserion e Rhaegal, vai poder matar um pouco a saudade de répteis alados com esse filme.

Fonte: Insider

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments

publicidade