Florianópolis comemora projeto de lei que define mês para cachorros ‘vira-lata caramelo’

Uma homenagem super merecida

O vira-lata caramelo é um dos animais mais queridos e simpáticos do Brasil. Tem gente que até brinca falando que ele deveria ser o mascote oficial do nosso país e estar presente em notas de dinheiro. Agora, uma iniciativa bem legal veio de Florianópolis, capital de Santa Catarina. É o mês do Dezembro Caramelo, em homenagem ao vira-lata que tem essa cor característica.

O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores e tem o objetivo de dar visibilidade à campanha contra o abandono animal e conscientizar sobre a situação dos cães de rua. A escolha pelo vira-lata caramelo não foi à toa. De acordo com a autora do projeto, a vereadora Pri Fernandes, ele foi escolhido como símbolo por ser o mais comum entre os cachorros abandonados no Brasil.

Vira-lata caramelo, um dos animais mais populares do Brasil (imagem: Dibea/Reprodução G1)

E por que dezembro? O mês é considerado como o que mais registra abandono de animais. Isso porque muitas pessoas vão viajar e simplesmente abandonam seus animaizinhos.

Te interessa?

“Animais de porte médio, macho e cor caramelo são os animais que mais são abandonados, não só em Florianópolis. É um perfil que se a gente não encontra bons adotantes, eles vão ficar esquecidos em algum canto”, explicou a autora do projeto ao G1. Ainda falta a sanção do prefeito para começar a valer.

O texto determina que a cidade faça campanhas de conscientização sobre esse tema, incluindo a iluminação de prédios públicos com a cor caramelo, realização de palestras, eventos, atividades educativas e publicações em redes sociais.

Todo mundo já teve ou conhece alguém que teve um vira-lata caramelo de estimação (imagem: Hypeness)

Cão mais adorado dos brasileiros

Um projeto muito bacana e que, com certeza, está conquistando o coração de quem ama os animais! Recentemente, outra notícia sobre o vira-lata também chamou a atenção. Esses cães são os preferidos dos tutores brasileiros.

Sua popularidade é de 40% seguido do Shih Tzu (12%) e do Yorkshire Terrier (5%). Ou seja, liderança absoluta! A pesquisa foi feita pela DogHero com base em mais de 1,9 milhão de pets cadastrados na plataforma PetCenso.

E como não se apaixonar pelos vira-latas caramelos? Tão doces, adoráveis, tranquilos, companheiros e fiéis! Cabe a todos nós cuidar deles e fazer com que não apenas dezembro seja o mês caramelo, mas, sim, todos os meses e dias.

A adoção é uma forma linda de mostrar todo o seu amor. Outra coisa que também precisamos ficar atentos é sobre fogos de artifícios.

Em hipótese nenhuma, solte rojões com barulhos. Eles causam muito sofrimento para os cães de rua e podem até causar a morte de muito deles. Várias cidades têm leis contra isso e canais de denúncia. Informe-se na sua e denuncie sempre que alguém insistir em soltar os fogos com ruído.

Vamos cuidar bem dos cãezinhos!

Fonte: G1

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar