10 formas de lidar com o DESPREZO e se tornar superior

Entenda como o desprezo pode ser tratado para que esse sentimento ruim destrua sua qualidade de vida!

10 formas de lidar com o DESPREZO e se tornar superior

Se você está sendo desprezado por uma pessoa de quem é próximo, se pergunte como seu relacionamento se transformou de forma tão dramática com ela. 

Com tanto desprezo, você pode estar se perguntando se vale a pena consertar esse vínculo ou se vocês dois têm muitos problemas a resolver na vida, não é mesmo? 

Por isso, sentir-se hostil em relação a uma pessoa não é agradável, especialmente se vocês dois devem passar muito tempo juntos. 

Portanto, para que isso não afete sua qualidade de vida, existem muitas formas eficazes de lidar com.o desprezo que permitirão que você tenha novamente um relacionamento íntimo com uma pessoa. Veja a seguir como fazer isso.

Quais são as consequências do desprezo?

Primeiramente, é importante você entender que, semelhante à crítica, mas ainda mais poderoso, o desprezo torna.os relacionamentos inseguros. E pior do que a crítica, é fazer uma pessoa se sentir indigna e inferior.

Caminhando nessa linha, em muitos aspectos, o sentimento de desprezo é um movimento de poder e uma ferramenta muito desagradável.

Por isso, se você permitir que isso apodreça o desprezo, isso criará uma divisão entre vocês dois e quebrará o vínculo emocional. Aliás, o relacionamento se torna um lugar onde você precisa se defender e se proteger. Você não vai para casa após um longo dia e deseja relaxar.

como-lidar-desprezo

A verdade é que você vai para casa depois de um longo dia e está se preparando para a próxima luta. Assim, pisando em ovos para evitar a próxima grande discussão dolorosa.

E quando você não pode ser si mesmo e quando não tem uma conexão emocional, adivinhe? Você não tem um relacionamento.

10 formas de lidar com o desprezo

Agora que você já sabe o quão perigoso é o desprezo em seu convívio social com.amigos e conhecidos, assim como também em relacionamentos amorosos, cuidado. Confira a seguir o que você deve fazer para lidar com o desprezo das outras pessoas.

1 – Entenda o porquê do desprezo afeta tanto você

Antes de aprender a lidar com o desprezo no relacionamento, no trabalho ou na vida familiar, entenda seus sentimentos. É importante você lembrar é que há uma razão pela qual a rejeição machuca tanto – e não é porque você é fraco ou muito sensível – tenha ciência disso. 

2 – Tenha cuidado e saiba dar passos para trás

Imediatamente após um desprezo, não estamos realmente neste espaço para pensar sobre isso porque estamos com muita dor.

Por isso, a raiva e mágoa provavelmente serão suas reações imediatas após uma rejeição, porém, ao contrário da crença.popular, liberar sua raiva não ajuda a diminuir a emoção negativa – na verdade, é provável que até aumentar.

3 – Tenha um momento do dia para processar as suas emoções

Após dedicar algum tempo do seu dia para se acalmar e se firmar, é importante prestar atenção ao que está sentindo. Uma ótima forma de fazer isso é escrever tudo em um diário. 

como-lidar-desprezo

4 – Pratique suas autoafirmações

Além de simplesmente reconhecer as suas emoções e sentimentos, tente anotar algumas coisas que são positivas sobre você quando for desprezado por alguém. 

Em outras palavras, faça uma lista de alguns de seus pontos fortes e valores e comece sua manhã a cada dia lendo-os em voz alta para você mesmo. Sua lista pode ser as suas próprias autoafirmações.

Além disso, isso não significa apenas falar sobre si mesmo, mas pensar sobre o que faz de você, você.

5 – Passe mais tempo com as pessoas que ama

Quando você se depara com um desprezo de qualquer tipo e deixa você muito triste, uma das coisas mais importantes é lembrar que a vida é mais que o desprezo daquela pessoa ou coisa.

Para se lembrar de que não foi totalmente desprezado pelo mundo, comece a passar algum tempo de qualidade com amigos e familiares e certifique-se de que ainda está se sentindo verdadeiramente conectado com outras pessoas ao seu redor. 

6 – Pense em pessoas quem ama quando for desprezado

Mesmo que você não possa realmente passar mais tempo com um familiar no momento de dificuldade, tente reservar algum tempo para apenas pensar em alguém que é importante em sua vida. 

Você pode até encontrar uma foto de sua família e definir algum tempo para olhar para ela todos os dias enquanto se lembra de que essa pessoa o apoia. Busque força nas pessoas que ama para ter uma vida mais feliz.

Não permita que as pessoas que não gostam de você o despreze. Você é mais do que essas pessoas falam, então, aproveite sua vida.

como-lidar-desprezo

7 – Não permita que o desprezo defina você

A verdade é que as pessoas mentalmente fortes não fazem generalizações radicais quando são desprezadas. Por isso, se uma empresa os recusa ou despreza para um emprego, eles não se declaram incompetentes. 

8 – Sempre seja gentil com as pessoas e com consigo mesmo

Nós temos a tendência de nos bater devido às coisas que podem ter nos levado a ser desprezados, porém, esse hábito inevitavelmente nos faz sentir pior.

Por isso, a primeira coisa que muitas pessoas fazem quando são desprezadas é ser indelicado consigo mesmas e começam a ter todos os tipos de ideias sobre o que há de errado com elas.

9 – Desenvolva habilidades saudáveis

Esteja você tentando descobrir como lidar com o desprezo da família ou dos colegas de trabalho, às vezes são apenas as coisas do dia a dia em sua casa ou vida profissional que podem influenciar a forma como você responde à rejeição.

como-lidar-desprezo

Por isso, talvez você não tenha dormido o suficiente ou não tenha não tenho comido bem ultimamente. Em momentos de sofrimento devido ao desprezo das outras pessoas, não permita que isso afete sua felicidade.

10 – Não permita que o desprezo o impeça de ter sucesso na vida

Se há uma habilidade importante a aprender com o desprezo, é que você nunca deve permitir que esse sentimento ruim o impeça de seus empreendimentos futuros.

Ser desprezado é apenas uma parte inevitável da vida, afinal, e cada pessoa de sucesso já experimentou isso uma vez ou outra.

Você gostou de saber mais sobre o desprezo e como lidar com esse sentimento? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares esse conteúdo. Aproveite essa oportunidade para ajudar alguém que sofre com desprezos na vida.