40 frases de Lima Barreto que são marcantes e reflexivas

Refletia sobre a vida com as obras de Lima Barreto!

💡 Novidade 💡
Clique na Frase ou Legenda desejada para copiá-la automaticamente.

40 frases de Lima Barreto que são marcantes e reflexivas
40 frases de Lima Barreto que são marcantes e reflexivas

Você já algumas das obras do grande escrito brasileiro Lima Barreto? Esse romancista da primeira república foi um escritor bastante fundamental para a construção da história do Brasil no Pré-modernismo.

Em suas obras, nós temos a oportunidade de aprender mais como vivia as pessoas da época e trazer como ensinamentos para os dias de hoje. Podemos aprender muito sobre a vida com os romances dele.

Foi pensando nisso que selecionamos uma lista de frases de Lima Barreto que irão marcar sua vida e fazer você refletir mais sobre a vida e como está o Brasil hoje.

Te interessa?

40 frases de Lima Barreto

A verdade é que podemos aprender muito com as pessoas do passado através da leitura dos grandes clássicos da literatura brasileira. Aproveite essa oportunidade para conhecer mais sobre Lima Barreto.

O espetáculo do saber de meu pai, realçado pela ignorância de minha mãe e de outros parentes dela, surgiu aos meus olhos de criança como um deslumbramento.

Nós não somos nada nesta vida.

Invadia-me uma indiferença, uma atonia, que me fazia viver sem me decidir a tentar o menor passo para sair da situação em que me achava.

frases de Lima Barreto

Em vários tempos e lugares, a loucura foi considerada sagrada, e deve haver razão nisso no sentimento que se apodera de nós quando, ao vermos um louco desarrazoar, pensamos logo que já não é ele quem fala, é alguém, alguém que vê por ele, interpreta as coisas por ele, está atrás dele, invisível!

Poderia alongar-me mais na descrição dos doentes que me cercam. Mas a loucura tem tantos pontos de contacto de um individuo para outro, que seria arriscar tornar-me fastidioso se quisesse descrever muitos doentes.

Havia-me preparado para todas as eventualidades da vida. Imaginei-me amarrado para ser fuzilado, esforçando-me para não tremer nem chorar, imaginei-me assaltado por facínoras e ter coragem par enfrentá-los, supus-me reduzido à maior miséria e a mendigar, mas por aquele transe eu jamais pensei ter de passar. Como é difícil controlar o amor.

83 Frases de Machado de Assis para refletir sobre a vida e o amor

Ontem, matou-se um doente, enforcando-se. Escrevi nas minhas notas: suicidou-se no pavilhão um doente. O dia está lindo. Se voltar a terceira vez aqui, farei o mesmo. Queira Deus que seja o dia tão belo como o de hoje.

Não pretendo fazer coisa alguma pela pátria, pela família, pela humanidade. De resto, acresce que nada sei de história social, política e intelectual do país, que nada sei de geografia, que nada entendo de ciências sociais. Vou dar um excelente deputado.

Quem tem inimigos deve ter também bons amigos.

Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos.

frases de Lima Barreto

Frases inspiradoras de Lima Barreto

E nesse amor havia bondade, simpatia de homem para homem, independente de interesse e parentesco.

Não foram pequenos países que se uniram por ter um liame comum, mas, tão somente um imenso país que se dividiu.

⁠A morte tem a virtude de ser brusca, de chocar, mas não corroer, como essas moléstias duradouras nas pessoas amadas; passado que é o choque, vai ficando em nós uma suave recordação do ente querido, uma boa fisionomia sempre presente aos nossos olhos.

Entre nós tudo é inconsistente, provisório, não dura.

Havia-me preparado para todas as eventualidades da vida. Imaginei-me amarrado para ser fuzilado, esforçando-me para não tremer nem chorar; imaginei-me assaltado por facínoras e ter coragem par enfrenta-los; supus-me reduzido à maior miséria e a mendigar; mas por aquele transe eu jamais pensei ter de passar. Como é difícil controlar o amor.

50 frases de Caio Fernando de Abreu que são cheias de reflexões

Não amei nunca, nem mesmo minha mulher que é morta e pela qual não tenho amor, mas remorso de não tê-la compreendido, mais devido à oclusão muda do meu orgulho intelectual; e tê-la-a amado certamente, se tão estúpido sentimento não tivesse feito passar por mim a única alma e pessoa que me podiam inspirar tão grave pensamento.

Só o álcool me dá prazer e me tenta… Oh! Meu Deus! Onde irei parar?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O aparecimento de meu primeiro livro não me deu grande satisfação. Esperava que o atacassem, que me descompusessem e eu, por isso, tendo o dever de revidar, cobraria novas forças, mas tal não se deu, calaram-se uns e os que dele trataram o elogiaram. É inútil dizer que nada pedi.

frases de Lima Barreto

Frases marcantes de Lima Barreto

É raro encontrar homens assim, mas os há e, quando se os encontra, mesmo tocados de um grão de loucura, a gente sente mais simpatia pela nossa espécie, mais orgulho de ser homem e mais esperança na felicidade da raça.

Seu olhar, sempre enxuto e polido, tinha alguma névoa úmida, uma angustiosa expressão de dor de quem não sabe ou não quer chorar.

É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum, quotidiana, de dia-a-dia, repele imediatamente, e para as quais as justificações com argumentos de ordem especial não fazem mais do que embrulhá-las, obscurecê-las a mais não poder.

Cada louco traz em si o seu mundo e para ele não há mais semelhantes: o que foi antes da loucura é outro muito outro do que ele vem a ser após.

É bom pensar, sonhar consola. Consola, talvez; mas faz-nos também diferentes dos outros, cava abismos entre os homens…

Ele alegrou os outros e nunca teve alegria.

Se Deus enxergasse pobre. Não me deixaria assim: dava no coração dela. Um lugarzinho para mim.

Falta-lhes crítica, não só a mais comum, mas também a necessária do grau de certeza da experiência e dos instrumentos em que as refazem.

O aparecimento de meu primeiro livro não me deu grande satisfação. Esperava que o atacassem, que me descompusessem e eu, por isso, tendo o dever de revidar, cobraria novas forças; mas tal não se deu; calaram-se uns e os que dele trataram o elogiaram. É inútil dizer que nada pedi.

É chegada no mundo – escrevia em 1948 – a hora de reformarmos a sociedade, a humanidade, não politicamente, que nada adianta; mas socialmente, que é tudo.

frases de Lima Barreto

Frases de Lima Barreto para refletir

O verdadeiro estado amoroso supõe um estado de semiloucura correspondente, de obsessão, determinando uma desordem emocional que vai da mais intensa alegria até à mais cruciante dor, que dá entusiasmo e abatimento, que encoraja e entibia; que faz esperar e desesperar, isto tudo, quase a um tempo, sem que a causa mude de qualquer forma.

É MAIS! Não é sobre pecado, é mais sobre perdão; Não é sobre sabedoria, é mais sobre humildade; Não é sobre vaidade, é mais sobre simplicidade; Não é sobre falhas, é mais sobre crescimento; Não é sobre poder, é mais sobre paz; Não é sobre o que se tem, é mais sobre o que é preciso ter.

A glória das letras só as tem, quem a elas se dá inteiramente; nelas, como no amor, só é amado quem se esquece de si inteiramente e se entrega com fé cega.

A cada ida, volto com um pouco menos de amor e de mim.

Dizem que a tristeza desperta nosso lado poético. A felicidade também faz isso, afinal ela é a matéria prima do que não temos mais.

Longe é a Lua e o homem chegou lá quando quis!⁠

A roda gigante e a gangorra são dois objetos que definem bem a vida. Se você não tem firmeza, serenidade e humildade na parte de baixo dificilmente saberá lidar com as alturas!

Defendo o que eu gosto e quem eu gosto até o fim, mesmo que para isso eu fique em pedaços. A vida pode te deixar em pedaços, mas o amor te deixará inteiro.

A insatisfação é nossa lei. Ainda se fossemos grandes!

Poderia alongar-me mais na descrição dos doentes que me cercam. Mas a loucura tem tantos pontos de contato de um indivíduo para outro, que seria arriscar tornar-me fastidioso se quisesse descrever muitos doentes.

frases de Lima Barreto

Frases de Lima Barreto para pensar

Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro.

E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, a outra metade em casa, também sem ser compreendido.

Não se sabia onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele algum regionalismo; Quaresma era antes de tudo brasileiro.

Tudo tem um limite e o football não goza do privilégio de cousa inteligente.

O football é uma escola de violência e brutalidade e não merece nenhuma proteção dos poderes públicos, a menos que estes nos queiram ensinar o assassinato.

Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura também acabam com as diferenças que a gente inventa.

De onde em onde, ela punha os olhos sobre mim, denotando uma grande vontade de me adivinhar, e eu fugia deles com medo de me trair.

O Brasil não tem povo, tem público.

A Constituição da Bruzundanga era sábia no que tocava às condições para elegibilidade do Mandachuva, isto é, o presidente.

Estabelecia que devia unicamente saber ler e escrever; que nunca tivesse mostrado ou procurado mostrar que tinha alguma inteligência; que não tivesse vontade própria; que fosse, enfim, de uma mediocridade total.

Você gostou das frases de Lima Barreto e como suas obras podem fazer nós refletirmos sobre a vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar