in

Pela primeira vez em 100 anos, o número de tigres está crescendo

Depois de um século de declínio constante, o número de tigres selvagens está em ascensão.

De acordo com os dados mais recentes, cerca de 3.890 tigres existem na natureza atualmente.

Na última estimativa, em 2010, esse número era de aproximadamente 3.200.

Esse pequeno aumento pode ser atribuído a um aumento da população de tigres na Índia, Rússia, Nepal e Butão, graças a pesquisas e iniciativas de proteção à espécie.

tiger-498543_960_720

“Este é um passo fundamental na recuperação de uma das espécies mais ameaçadas e emblemáticas do mundo”, disse Ginette Hemley, vice-presidente sênior de conservação da vida selvagem na WWF.

“Junto com os governos, comunidades locais, filantropos e outras ONGs, começamos a inverter a tendência de declínio dos tigres em um século. Mas muito mais trabalho e investimento são necessários se quisermos atingir nossa meta de dobrar o número de tigres selvagens até 2022.”

Entenda melhor o quão grave é a situação:

Se preferir, veja o vídeo no YouTube.

Meta para 2022

Governos dos países com populações de tigres se reuniram em 2010 para prometer a meta de dobrar o número de tigres selvagens até 2022.

Mas o trabalho não acaba aí: estes países estão reunidos novamente agora, em 2016, para informar sobre seu progresso e se comprometerem com os próximos passos para ajudar os tigres.

Acompanhar as populações de tigres e compreender as ameaças que a espécie enfrenta é de suma importância para proteger esses grandes felinos ameaçados de extinção.

Eles enfrentam diariamente os perigos da caça ilegal e perda de habitat.

Cada parte do tigre – dos bigodes ao rabo – é negociada em mercados ilegais de animais silvestres, alimentando um de vários bilhões de dólares dessa rede criminosa.

Esperança

20141204_jwa2712-web

Embora a perspectiva seja positiva em alguns países, não se pode dizer o mesmo do Sudeste Asiático, onde a caça ilegal e o desmatamento desenfreado continuam a impactar negativamente no número de tigres, além de outros animais da fauna e a flora da região.

Thank you for reading!

Letícia Flores

Publicado por Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menino aprende língua de sinais para conversar com amigo surdo

Suicídio após vazamento de vídeo íntimo comove a Itália