Google oferece os cursos mais maneiros que as universidades já viram

Veja como o Google está revolucionando o modo como capacitar novos profissionais do futuro!

Google oferece os cursos mais maneiros que as universidades já viram

A empresa norte-americana Google anunciou uma novidade que pode mudar o futuro do trabalho e da educação. 

Ela está lançando uma seleção de cursos profissionalizantes que ensinam habilidades fundamentais para profissionais da área de tecnologia da informação. 

A iniciativa da empresa engloba três cursos, são eles:

  • Gerenciamento de Projetos;
  • Analista de Dados;
  • Designer UX.

O programa está sendo chamado pela empresa de Google Career Certificates. Os cursos ofertados por essa iniciativa pode ser completado em apenas seis meses, um prazo bem menor em comparação a outros cursos disponibilizados pelas instituições educacionais tradicionais, como as faculdades. 

cursos-profissionalizantes-google

Google vs. Universidades

É muito importante entender que, para muitas pessoas, os diplomas de universidades estão muito fora da realidade, tanto por conta dos custos e quanto limitações de vagas.

Por isso, algumas empresas estão criando novos cursos acessíveis para treinamento profissional de pessoas para o mercado de trabalho. 

Essas empresas de tecnologia querem suprir a carência de profissionais bem capacitados, por isso eles criam programas de aprimoramento com educação online. 

A aposta de sucesso desse novo modelo de capacitação profissional é grande que, muitos donos e CEOs de empresas dizem que tratam esses certificados de cursos online como equivalente a um diploma de quatro anos

Para título de comparação com os presos dos cursos nas instituições de ensino superior no Brasil, a empresa Google oferece um dos cursos do seu catálogo um curso de suporte profissional de tecnologia da informação pela plataforma Coursera que custa 49 dólares por mês, o que daria 300 dólares (cerca de R$ 1,6 mil). 

Se a Google continuar seguindo estes calores, o Google Career Certificate será muito mais barato do que qualquer universidade. 

Além disso, esse valor total do curso seria correspondente ao montante que alguns estudantes universitários acabam gastando em materiais didáticos, como livros didáticos, em um único semestre. 

cursos-profissionalizantes-google

O grande desafio das universidades

O ensino superior aqui no Brasil, como em outros países, nos moldes que é hoje, estão com os dias contados.

Apesar do grande anúncio da gigante da tecnologia não ser um “ultimato” para as universidades, isso representa um movimento com grande potencial para mudar o futuro da educação e do trabalho no mundo todo. 

Uma das maiores críticas em relação às instituições de ensino tradicionais, tanto nos Estados Unidos quando aqui no Brasil, é o fato de que elas não preparam os seus alunos para o mundo real. 

As habilidades que os estudantes precisam para realizar as suas funções são frequentemente adquiridas por outros meios, seja pela experiência de anos de prática na carreira ou realizando cursos extras fora. 

Além disso, esses alunos acabam assumindo grande dívidas para pagar os seus estudos e, que muitas vezes, não encontram nenhum trabalho que paguem o suficiente para quitar a dívida. 

cursos-profissionalizantes-google

A solução do Google para o problema na educação tradicional 

O que a empresa norte-americana Google está propondo para solucionar o problema na educação de novos profissionais é preparar os estudantes para assumirem altas posições imediatamente após terminar o curso, pagando pouco e sem necesidade de graduação prévia. 

Por isso, o programa Google Career Certificate se baseia nos próprios programas existentes da empresa para criar caminhos em Tecnologia da Informação para pessoas sem diploma universitário. 

Além disso, o Google vai financiar cem mil bolsas de estudos dentro do programa e dará suporte aos formandos para que achem empregos adequados. 

Os participantes deste programa poderão compartilhar suas informações diretamente com os principais empregadores dos Estados Unidos, como:

  • Walmart;
  • Best Buy;
  • Intel;
  • Bank of America;
  • Hulu;
  • Google.

cursos-profissionalizantes-google

O presidente do conselho da Ânima Educação chamado Daniel Castanho disse que as faculdades precisam se reinventar, pois sua proposta de valor vai além de uma prateleira de conteúdo. 

O ambiente das universidades oferece ainda interação, desenvolvimento de competências, trocas de culturas e muito networking. As propostas de inovação e renovação educacional serão complementares. 

Por isso, o futuro da universidade será baseado em formação online que constituem um ecossistema, uma infinidade de competências a serem desenvolvidas. 

Os alunos vão construir seus próprios percursos formativos, mas é muito mais do que uma capacitação em alguns meses. 

Os cursos do Google podem substituir diplomas universitários

É difícil para algumas pessoas acreditarem, mas uma nova série de cursos profissionalizantes do Google deve enfrentar de frente o apelo  que os diplomas universitários nas áreas de T.I ainda têm no mercado de trabalho em todo o mundo. 

O programa vai oferecer cursos de seis meses, com valores que são uma fração do que muitas universidades ao redor do mundo cobram. 

O objetivo principal desse programa é atender à demanda de empresas por profissionais com habilidades técnicas e bem capacitados. 

As universidades, inclusive as do Brasil, sempre foram acusadas de não conseguir entregar um profissional altamente qualificado para sua função. 

cursos-profissionalizantes-google

Então, nesses cursos do Google, com uma duração pequena, o profissional é capacitado em poucos meses.

Além disso, para validar esse tipo de capacitação profissional curta no mercado, a empresa Google vai começar a contratar os profissionais sem graduação, mas que tenham feito um dos seus cursos. 

A educação online e o COVID-19

Para o vice-presidente sênior de assuntos globais do Google chamado Kent Walker, a pandemia do novo coronavírus tem colocado em xeque a educação tradicional das universidades. 

“Os diplomas universitários estão fora do alcance de muitos americanos, e você não deveria precisar de um diploma universitário para ter segurança econômica. Precisamos de soluções novas e acessíveis de treinamento profissional — de programas vocacionais aprimorados à educação online — para ajudar a América a se recuperar e se reconstruir.”

Por isso, após um aluno concluir um de seus cursos, o Google promete apoio na busca de emprego. Isso não é legal?

Além do mais, a empresa afirma que os participante dos cursos poderão compartilhar informações com os principais empregadores que contratam para empregos. 

O Google afirma que oferecerá centenas de oportunidades de aprendizagem aos participantes que concluírem os cursos. 

Gostou de saber mais sobre a nova evolução da educação e da capacitação para novos profissionais do futuro? Esperamos que tenha gostado. Deixe nos comentários o que você acha dessa iniciativa da empresa norte-americana Google para melhorar a educação de novos profissionais. Ficaremos felizes de saber.

Fonte: Inc

publicidade