Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida

O destino é realmente surpreendente!

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)
Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)

Você já pensou em conhecer um dos lugares mais ricos, paleontologicamente falando, do Brasil? Pensando em estabelecer uma conexão mais profunda com a natureza e as formações geológicas, criamos esse guia de viagem completo para a Gruta do Maquiné.

Você vai se surpreender com as possibilidades desse destino tão enriquecedor. Independentemente do seu perfil de viagem, acredito que esse é um daqueles destinos que todo mundo deve conhecer um dia.

Na Gruta do Maquiné, você vai conseguir explorar a natureza, se desafiar em trilhas, conhecer um pouco sobre a formação terrestre e o modo como as estalactites se formam.

Te interessa?

 

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)
Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)

 

O que esperar dessa viagem?

Esse é considerado um dos berços da paleontologia mundial. A gruta ainda está entre as mais bonitas do mundo e não é nenhuma surpresa.

Seu interior é decorado por estalactites, que são verdadeiras esculturas naturais, traduzindo a beleza da Terra nos mínimos detalhes.

Um pouco da história na Gruta do Maquiné

Esse local foi descoberto em 1825, por um fazendeiro de Minas Gerais chamado Joaquim Maria Maquiné. Em 1834, Peter Wilhelm Lund começou a explorar a região cientificamente. Os registros pré históricos permitem que a humanidade tome conhecimento sobre as comunidades que habitavam a região.

Apesar de não adentrar profundamente na Gruta, os nativos deixaram impressas nas paredes diversas pinturas rupestres. Aquela formação servia como área de abrigo, o que é comprovado não apenas pelas pinturas, mas também por alguns outros vestígios arqueológicos.

Onde está localizada a Gruta do Maquiné

A Gruta de Maquiné está situada em Cordisburgo, uma cidade pertencente ao estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. O espaço é conhecido como uma das principais atrações turísticas do município.

  • Localização: Via Alberto Ramos MG-421 Km 5 Zona Rural, Cordisburgo – MG, 35780-000

Como é o passeio no interior da Gruta do Maquiné

Você nem imagina a imensidão dessa Gruta. Ela é formada por 650 metros de galerias que estão dispostas em sete salões principais. Possivelmente, você está achando esse cenário assustador, mas não se preocupe:

As instalações elétricas e as grades de seguranças estão preparadas para receber um número limitado de visitantes em cada passeio. Essa é a forma especial que o turismo local conseguiu para atrair turistas, garantindo o vislumbre com total segurança.

As passarelas atravessam o percurso, que é sempre acompanhado por um guia local especializado. Conheça os principais salões que compõem essa formação tão surpreendente.

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)

Salões da Gruta do Maquiné:

  • Salão do Vestíbulo
  • Salão das Colunas
  • Salão do Trono
  • Salão do Carneiro
  • Salão dos Lagos
  • Salão das Fadas
  • Salão do Dr. Lund, que faz referência ao naturalista dinamarquês que explorou cientificamente a área

Tenho certeza de que, se você é um turista aventureiro, não vai medir esforços para explorar cada uma dessas áreas. Vale muito a pena conhecer as estalactites, já que são formações raras e que não estão disponíveis em tantas atrações no Brasil.

Isso demonstra ainda mais o porquê da Gruta do Maquiné ser um destino tão interessante. Cabe mudar um pouco de ares e conhecer alguns cenários brasileiros diferentes dos convencionais.

Principais rotas e horários de funcionamento

Para você não ficar perdido ou perder um dia de programação na viagem, reunimos algumas informações importantes na hora de montar o roteiro. Uma delas são as rotas.

A melhor forma de chegar até a Gruta é partindo de Belo Horizonte e seguindo na BR-040 por aproximadamente 93 km, sentido Brasília. Chegando em Cordisburgo você vai guiar por mais 27 km até a Gruta do Maquiné.

O número de turistas em cada visita é restrito, mas não se preocupe pois o espaço abre todos os dias, incluindo feriados. Também existe um custo no passeio de R$25 por pessoa.

Dica:

Os guias turísticos só irão permitir a sua entrada se estiver com sapatos fechados. Isso é uma medida de segurança importante e que deve ser cumprida. Não esqueça de colocar esse item na mala.

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)

Motivos para visitar este destino

  • Turismo diferenciado.
  • Contato com o espeleoturismo, uma modalidade pouco explorada tendo em vista as riquezas arqueológicas do Brasil.
  • Oportunidade de conhecer outras áreas importantes de Minas Gerais.
  • Acolhimento e receptividade.

Museu da Gruta do Maquiné

Esse é outro ponto de parada que não pode ficar de fora do seu passeio. No Museu você pode observar com mais detalhes os vestígios arqueológicos encontrados no interior da Gruta. isso tem o poder de te transportar até a ancestralidade terrestre, respondendo algumas dúvidas sobre a formação das civilizações.

Se você é um desses turistas que amam história, vai gostar de conhecer fósseis e detalhes sobre cada uma das galerias pertencentes a Gruta. Se falar que o ambiente é seguro e traz mais tranquilidade para observar os detalhes.

Quem viaja em família, mais precisamente com crianças, também pode ficar despreocupado. No interior do museu existe um espaço interativo e dedicado aos pequenos.

O maior benefício desse passeio é poder observar de pertinho algumas coisas que são apenas citadas pelo guia durante a travessia das galerias da Gruta. Sem falar que, não faz sentido ir até lá e não desfrutar da totalidade de experiências.

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida (Imagens: Unsplash)

Dicas e cuidados ao visitar a Gruta

Diferentemente de outros lugares onde ocorre o espeleoturismo, as fotos e vídeos no interior da gruta estão permitidos. O único cuidado é em relação aos flashes, que devem ser evitados, até porque você não sentirá necessidade, graças a iluminação instalada no local.

O espaço é muito utilizado para complementação do ensino fundamental. Por isso, se quiser ir em um dia sossegado, o mais indicado é programar a visita para os fins de semana, quando não costumam haver turmas circulando por lá.

Você não precisa se preocupar em levar mochilas pesadas com comida. Na área onde está localizada a Gruta existe um restaurante e uma lanchonete que suprem bem as necessidades dos visitantes.

Agora você não tem mais desculpas para não visitar esse lugar.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O destino é, em diversos aspectos, muito interessante, o que torna a visita enriquecedora. É hora de consultar a agência de viagens e garantir o seu próximo roteiro. Tenho certeza de que não vai se arrepender de escolher a Gruta do Maquiné.

Veja mais ›
Fechar