Consiga ter esse HÁBITO com seus filhos e CRIE pessoas incríveis

Entenda como o hábito de elogiar o seu filho de modo inteligente pode transformar o desenvolvimento dele!

Consiga ter esse HÁBITO com seus filhos e CRIE pessoas incríveis
Consiga ter esse HÁBITO com seus filhos e CRIE pessoas incríveis

Você sabia que o hábito de elogiar os filhos de modo inteligente pode fazer com que eles cresçam e se desenvolvam de forma saudável?

Como elogiar de modo inteligente um filho com palavras de maneira adequada e eficaz? Você já parou para analisar isso? As palavras de incentivo e os elogios são muito comuns e usados por .pais e professores para o desenvolvimento da criança.

Quando usados corretamente, as palavras podem ter um grande efeito positivo no desenvolvimento dos filhos. Isso ocorre porque o reforço positivo pode condicionar o seu filho a repetir o comportamento elogiado.

O elogio inteligente no desenvolvimento do filho

É muito importante para o desenvolvimento do filho que os pais e educadores tenham o hábito de elogiar quando ele faz alguma coisa boa, como dizer:

  • Muito bem filho;
  • Continue assim;
  • Você é muito inteligente;
  • Parabéns, está muito bonito o seu desenho.

São palavras como essas que incentivam cada vez mais o seu filho a fazer as coisas por prazer e realizar tarefas bem feitas.

como-elogiar-os-filhos

Porém, nem sempre usar essas palavras de elogios inspiram a motivação das crianças em realizar atividades, pois usá-las indiscriminadamente pode ser um grande tipo no pé.

Portanto, é fundamental que os pais e educadores saibam usar e quando usar os elogios para educar os seus filhos. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como elogiar e educar os filhos e crianças com palavras de elogios. Confira a seguir!

10 características que só um casamento FELIZ e equilibrado possui

Como elogiar um filho com palavras de incentivo?

Se os elogios são tão úteis para um bom desenvolvimento dos filhos, isso significa que você deve elogiá-los abundantemente, certo?

Fazendo isso, as crianças ficarão tão motivadas que você nunca terá que se preocupar com o fato de elas não realizarem suas obrigações?

Existem muitas formas de usar palavras de incentivo em uma criança, mas nem todos os elogios são iguais.

Além disso, se os pais usarem os elogios copiosamente, alguns tipos de incentivos podem fazer mais mal do que bem para o desenvolvimento do filho.

Confira a seguir algumas dicas de como você deve usar as palavras de incentivo para elogiar os seus filhos.

como-elogiar-os-filhos

1 – Seja sincero e honesto ao elogiar

Muitas das vezes alguns pais usam do elogio proposital para aumentar a autoestima e motivar os filhos. Assim como encorajar certos comportamentos ou mesmo proteger os sentimentos deles.

No entanto, se as palavras de elogios e incentivo não forem bem utilizadas e não .forem percebidas como honestas e de coração, os filhos não se sentirão muito motivados.

Quando as palavras de incentivos e os elogios são apenas palavras vazias, elas se tornam ineficazes, mas também podem ser prejudiciais para o crescimento da criança.

Essas HABILIDADES podem ser a melhor forma de ENSINO para os filhos

O perigo do mal uso dos elogios

As palavras de incentivos, elogios e encorajamentos que são mal utilizados podem ser um grande prejuízo para a formação da criança.

Essas palavras de incentivo e os elogios são desconsideradas quando os filhos pensam sobre seu próprio comportamento que é contrário ao elogio, como:

  • Isso não é verdade;
  • Na verdade, eu não era tão bom.

Esse incentivo e elogios podem levar à autocrítica dos filhos e até mesmo à sabotagem intencional para resolver tarefas e obrigações.

O encorajamento vazio também pode ser percebido como falso porque quanto .mais geral o elogio, menos provável o filho seja consistente com os fatos existentes, como:

  • Não sou um anjo;
  • Não fiz minha lição de casa ontem à noite.

como-elogiar-os-filhos

Portanto, não elogiar os filhos espontaneamente ou elogiar apenas para reforçar .ou manipular .o comportamento são percebidos como falsos também. Então você como pai ou educador, tome muito cuidado.

2 – Seja descritivo e específico nos elogios

Em vez de palavras de encorajamento, incentivo e elogios, comece a elogiar os seus filhos usando comentários descritivos e específicos. 

Quanto menos geral ou genérico forem as palavras de incentivo e elogio, maior será a probabilidade do seu filho ser correto.

Além disso, apontar um aspecto específico do desempenho do seu filho e descrever qual comportamento levou a resultados excelentes são mensagens positivas para ele.

Assim, você estará contribuindo e muito para o bom desenvolvimento da criança.

Portanto, os comentários específicos e descritivos indicam que você como pai e educador prestou atenção e realmente .se importa com o desenvolvimento intelectual e emocional do seu filho.

Com esse bom hábito de elogiar bem os filhos, eles serão considerados mais eficazes na realização de tarefas .e terão um comportamento desejado por muitos pais.

3 – Saiba o que elogiar de verdade

É muito importante que você como pai e educador elogiar os esforços e os processos do seu filho, não suas realizações ou habilidades.

Uma das razões pelas quais nós ser humano somos o animal mais inteligente do Planeta Terra é porque queremos aprender e compreender a causa e o efeito das questões ao nosso redor.

Como atribuímos aos eventos afeta a forma como pensamos e respondemos a eventos futuros que nos cercam.

Por isso, quando os filhos são elogiados por seus esforços em realizar uma determinada atividade, eles aprendem a atribuir o sucesso apenas a seus esforços.

como-elogiar-os-filhos

Já como o esforço é uma qualidade que todos nós seres humanos temos o poder de controlar e melhorar.

Os filhos se concentram mais em se esforçar para praticar ou desenvolver habilidades do que em buscar os resultados em si.

O poder do elogio

O tipo de incentivo e elogios ao domínio ajuda os seus filhos a adotar uma mentalidade construtiva que permite que eles acreditem na prática e no aprimoramento das várias habilidades que eles têm. 

Essa mentalidade de aprendizagem desenvolvida nas crianças pode aumentar a motivação delas, assim como a persistência e o prazer​.

Ao enfrentar o fracasso, os seus filhos acreditam que falharam porque simplesmente não se esforçaram o suficiente. Além disso, o fracasso será inevitável se os seus filhos trabalharem mais duro. 

Essa é a VERDADEIRA história por trás da superstição do gato preto

Então, essas crianças estão motivadas para tentar novamente e tendem a melhorar o desempenho. Acredite, eles são mais resistentes e não se desintegram quando falham.

Você gostou de saber mais sobre como o hábito de elogiar o seu filho de modo inteligente pode melhorar o desempenho dele? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.