História dos Balões de São João: Tradição e Perigos

A tradição dos balões de São João: história, significado e segurança.

historia-dos-baloes-de-sao-joao

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Quer conhecer a história dos típicos balões de São João? Te contamos a origem, o significado e os perigos por trás dessa tradição. 

Embora sejam símbolos de alegria, trazendo cores à festa, eles também representam sérios riscos à segurança e ao meio ambiente.

Por isso, o ideal é ressignificar os balões através da decoração. Vamos entender um pouco da história por trás deles e dicas para usar de maneira segura, sem riscos para as pessoas ou natureza. 

Qual é a história dos balões de São João?

historia-dos-baloes-de-sao-joao-celebracoes
História dos Balões de São João: Tradição e Perigos (Imagens: Pinterest e Unsplash)

Os balões de São João são uma marca registrada das celebrações juninas. A tradição que surgiu hà séculos e permanece viva na cultura popular.

E se engana quem pensa que ele só faz parte da cultura junina no Brasil. A verdade é que os balões marcam os festejos em várias partes do mundo.

Como funcionam os balões de São João?

O modo tradicional envolve fazer balões com papel de seda, cortando e colando os lados. Uma base de metal com um tecido embebido em combustível é preso na parte de baixo e ao acender, o calor faz o balão subir.

Apesar de atualmente serem um símbolo de alegria, os balões feitos de forma tradicional carregam sérios riscos, podendo prejudicar as pessoas e a natureza.

Vai decorar a casa para o seu arraiá? Confira essas 5 ideias de decoração junina caseira, gastando pouco e trazendo caracteristicas típicas da festa.

Qual a origem dos balões de festa junina?

 

historia-dos-baloes-de-sao-joao

Essa tradição percorreu muitos quilômetros até se consagrar como um dos símbolos juninos no Brasil. 

Estima-se que as raízes históricas dos balões de São João estão ligadas à China Antiga, e surgiram por volta do século III a.C. 

O que antes era usado com um propósito militar, se disseminou pela Europa e chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. 

Aqui, os balões foram relacionados com as festividades juninas em homenagem aos principais santos celebrados no mês de junho:

  • São João
  • São Pedro
  • Santo Antônio. 

Os rituais também são uma tradição do período junino e foi pensando nisso que reunimos as melhores simpatias de santos juninos para você aproveitar. 

Qual é o significado do balão de São João?

 

historia-dos-baloes-de-sao-joao-tradicao

Os balões de São João são mais do que itens de decoração. Eles carregam um significado profundo que atravessa gerações. 

Essencialmente, eles simbolizam a renovação, a fé e a esperança. Nessa época do ano, além de marcarem a energia da festa, inspiram leveza e desenvolvimento pessoal

Ao lançar um balão, as pessoas depositam suas esperanças e boas energias, confiantes de que o universo irá atender seus desejos. 

Antes de falarmos dos riscos dessa prática, que apesar de simbólica pode ser desastrosa, vamos conhecer outros símbolos importantes do São João. 

Quais outros símbolos da festa junina e seus significados? 

Além dos balões de São João, que tal mergulhar nesse universo e compreender outros símbolos e significados da festa? 

1 – Fogueira

 

historia-dos-baloes-de-sao-joao-simbolismo

Não dá para falar de São João sem citar as fogueiras, que são um grande símbolo da festa. Elas representam a união e o senso de partilha entre as pessoas e comunidades. 

Além de aquecer o corpo, estar em volta da fogueira também ajuda a aquecer os corações e compartilhar momentos inesquecíveis. 

Vai dar uma festa em casa? Se inspire com essas lembrancinhas de São João para mimar os convdados gastando pouco.

2 – Bandeirinhas coloridas 

Já as bandeirinhas coloridas trazem o ar irreverente e dinâmico das celebrações juninas. 

Elas estão por toda a parte simbolizando a alegria presente nesta celebração, sempre enfeitando as ruas e festas com cores chamativas. 

3 – Quadrilhas juninas 

As quadrilhas juninas também são um símbolo desta festa tão tradicional no Brasil. Cores e ritmos transformam o São João em uma festa plural.

Suas danças são uma celebração, em homenagem a vida rural e as tradições regionais, envolvendo música, passos animados e muita diversão. 

Uma expressão cultural tão rica, merece reconhecimento. Descubra o significado das quadrilhas juninas e seus personagens.

4 – Milho 

O milho é um símbolo da fartura e da colheita. Não é por acaso que ele esteja presente de várias formas durante as festas juninas. 

As principais são as comidas típicas e as decorações, simbolizando sempre o desejo de abundância. Gosta de pratos de milho? Conheça essas 12 comidinhas juninas que não podem faltar!

5 – Estampa xadrez 

Quando se pensa em traje típico de São João, a estampa xadrez e o estilo caipira estão em primeiro lugar.

Essas escolhas são um reflexo da identidade regional e trazem caracteristicas marcantes aos dias de festa.

Além de mostrar a diversidade cultural do Brasil, a estampa xadrez também possui significados interessantes. Aprenda um pouco mais sobre esse padrão nos tecidos.

Quais os perigos dos balões de São João?

 

historia-dos-baloes-de-sao-joao-regioes

Precisamos falar sobre a importancia de ressignificar a tradição dos balões. O método tradicional apresenta riscos consideráveis e devem ser evitados.

Um dos maiores perigos em potencial é causar incêndios florestais. Isso ocorre com facilidade em àreas secas e com ampla vegetação.

Além disso, os balões podem interferir na rota de aeronaves, colocando em risco a segurança dos passageiros e dos tripulantes. Colidir com um deles também pode causar acidentes graves. 

Outro perigo relacionado aos balões é o potencial de causar ferimentos em pessoas e animais. Os balões podem cair em áreas habitadas, causando queimaduras e outros prejuízos. 

Se gostou desse conteúdo compartilhe com alguém especial e continue no Awebic para mais temas relacionados ao São João. 

Veja mais ›
Fechar