Identifique as crenças que te atrasam e em 4 passos avance na vida!
Identifique as crenças que te atrasam e em 4 passos avance na vida!

Identifique as crenças que te atrasam e em 4 passos avance na vida!

As escolhas simples que farão diferença!

publicidade

Nós somos um resultado natural de tudo aquilo que pensamos até o dia de hoje, assim como o nosso futuro será um resultado aquilo que pensarmos até lá.

T. Harv Eker, autor do best-seller, Os Segredos da Mente Milionária, é muito claro em afirmar que:

Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.

Ou seja, se você quer realmente mudar sua vida, a principal batalha a ser vencida está dentro da sua mente. Vencer as próprias crenças e mudá-las não é algo fácil, mas eu posso lhe garantir que você consegue.

publicidade

Baseado nos ensinamentos dos maiores nomes da área, irei lhe apresentar 4 passos que vão te ajudar a mudar suas crenças. Confira!

1- Identifique quais são as crenças que te limitam de alguma forma

pesquisa crenças

O primeiro passo para conseguir mudar as suas principais crenças é identificá-las adequadamente. Por incrível que pareça, esse é um dos passos mais difíceis a ser colocado em prática, pois na nossa mente o caminho que estamos seguindo sempre é o correto.

Enxergar que estamos errados e ter a humildade de decidir mudar exige muita força de vontade, mas se você quer mudar, esse passo não pode ser ignorado.

publicidade

Para te ajudar a identificar esses crenças limitantes, vamos listar várias delas aqui, para que assim você possa ter algo para se basear e investigar a sua própria vida, ok? Vejamos:

  • “Eu nunca vou ter dinheiro suficiente para fazer isso”;
  • “Eu não tenho dinheiro para fazer absolutamente nada”;
  • “Só ganha dinheiro quem está disposto a fazer coisas erradas”;
  • “Eu não tenho tempo para fazer nada além de trabalhar”;
  • “Eu não sou merecedor de boas coisas”;
  • “Ainda não sei tudo aquilo que preciso para conseguir começar”;
  • “Jamais vou aprender isso”;
  • “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”;
  • “Nenhuma mulher/homem presta”.

Alguns desses pensamentos fazem parte da sua vida? Reflita com muita sinceridade a respeito disso. Entenda que por mais que você pense desse jeito, não existem evidências concretas que deem razão ao seu pensamento. 

Isto é, existem centenas de exemplos de pessoas que possuem ações contrárias as suas crenças.

Mas não é preciso dar tanta atenção a essa mudança nesse exato momento. O ideal aqui é apenas identificar quais são essas crenças, já que nos próximos passos iremos dar uma atenção específica a cada uma das ações necessárias para começar a promover essa mudança.

2- Faça uma longa reflexão na busca pela verdadeira causa dessas crenças limitantes

pessoa pensando crenças

publicidade

Agora que você já descobriu quais são suas principais crenças limitantes, chegou a hora de entender de onde elas vieram. Afinal, esses pensamentos não surgiram em sua mente sem motivo algum. Aliás, muito pelo contrário:

Existem grandes chances de que tenha sido você, de maneira consciente ou inconsciente, que permitiu o estabelecimento dessas crenças em sua vida.

Isso pode ter acontecido das mais variadas maneiras, como por exemplo:

  • Por conta de influências familiares;
  • Por conta de experiências negativas ao longo da sua vida;
  • Pela aceitação da sua realidade;
  • Por medo;
  • Por vergonha;
  • Por ser incapaz de admitir a sua incapacidade em algumas coisas;
  • Entre outros.

Um exemplo clássico de crença limitante são os problemas com o dinheiro. Nós conhecemos muitas pessoas que possuem grandes problemas para administrar sua grana todos os meses e estão sempre sem nada.

Mesmo sabendo da importância de poupar todos os meses e até mesmo fazendo isso de forma frequente, essas pessoas sempre estão na estaca 0.

Isso geralmente acontece porque durante a infância da pessoa, ela constantemente estava vendo brigas por conta do dinheiro, má administração, críticas aos ricos e coisas desse tipo.

Ao se criar um ambiente totalmente desvirtuado a respeito das finanças, a criança passa a interiorizar esse tipo de pensamento negativo, de forma que ela sempre terá problemas para lidar com o dinheiro.

Seja lá qual for a sua crença limitante, lembre-se de que ela não precisa ser uma realidade em sua vida. Ela foi imposta a você pelo mundo a sua volta, mas a partir de hoje é você quem decide se ela irá definir o curso da sua existência.

3- De forma consciente, estabeleça uma nova crença em sua vida

A partir desse momento, iremos começar a adotar medidas para que você consiga estabelecer uma nova crença em sua vida.

homem crenças

Esse processo exige que você tenha a mente aberta, se permitindo ver a realidade de forma diferente, mesmo que seja por alguns instantes.

Para começar, você precisa enxergar a sua crença como uma mesa, enquanto os pés dessa mesa são as evidências que você possui do mundo real que comprovam a sua crença.

Exemplificando:

Se você acredita que nenhuma mulher é ideal para você, sua evidência para isso é o alto número de jovens que traem seus cônjuges ou então a observação de mulheres que possuem posturas doentias em um relacionamento.

Porém, se você parar e pensar um pouco mais, irá perceber que existem muitas mulheres fiéis, que possuem bons relacionamentos, impulsionam seus parceiros e os ajudam a crescer mais.

Isso faz com que suas evidências não sejam mais tão importantes, pois também existem muitas evidências contrárias ao que você acredita. A partir daí sua crença pode ser totalmente substituída.

O mesmo vale para o velho pensamento de que “para ser rico é preciso fazer coisas erradas”. Com um rápida pesquisa você irá perceber que a maioria dos ricos nunca faz coisas ilícitas para poder prosperar. Sua crença não possui um fundamento claro e é justamente isso que deve ser atacado.

De agora em diante você deve analisar toda as suas crenças e então verificar quais são as evidências para a sua existência.

  • Elas são reais?
  • Existem muitas pessoas com um pensamento contrário ao seu?
  • Existem muitas evidências contrárias a sua?

Levar tudo isso em consideração te ajudará a mudar por completo a sua forma de enxergar o mundo.

4- Condicione o seu comportamento até que essa crença se torne parte de você

homem feliz crenças

Em última instância, você deve começar a adotar comportamentos que te ajudem a fortalecer sua crença.

Se quer começar a acreditar que é possível prosperar sem fazer algo errado, busque constantemente por exemplos a respeito disso. Tente também ganhar mais de forma totalmente honesta.

Se o problema envolve o seu merecimento, comece a frequentar vez ou outra ambientes que te façam se sentir muito.

Quanto mais você confrontar suas crenças estabelecidas maior será a chance de que as novas crenças possam se tornar a sua nova realidade!