Já imaginou esperar 80 anos para receber o seu diploma do ensino médio? Uma longa demora que o norte-americano Merrill Pittman Cooper enfrentou na vida real. Felizmente, sua luta teve um desfecho feliz e, aos 101 anos, a espera chegou ao fim.
Segundo o site Razões Para Acreditar, entre os anos de 1934 e 1938, Merrill estudava no Storer College, na Virgínia Ocidental. Quando sua família precisou se mudar para a Filadélfia, ele teve que interromper os estudos.
Se a gente olhar para a História, veremos que, nessa época, os Estados Unidos ainda passavam por um regime de segregação racial. Isto é, brancos e negros não tinham os mesmos direitos. Um dos absurdos é que, muitas vezes, não podiam frequentar os mesmos lugares.
Te interessa?
O Storer College, onde estudava, era uma instituição considerada segregada, fundada em 1865 para atender negros que foram libertados da escravidão. Mais de 7 mil alunos passaram por lá, tendo a oportunidade de estudar e se preparar.
Mas as dificuldades financeiras impediram que ele seguisse nos estudos e não era tão fácil encontrar uma escola que aceitasse negros. Muitas instituições eram exclusivas para brancos. Dessa forma, Merrill seguiu sua vida sem ter a oportunidade de concluir o ciclo na escola, trabalhando no setor de transportes.
Há quatro anos, ele fez uma visita ao antigo colégio. A instituição não funciona mais como escola, mas faz parte do Parque Histórico Nacional Harpers Ferry. Emocionado ao revisitar o seu passado, Merrill fez um desabafo aos familiares sobre como gostaria de ter recebido o diploma.
Eles ficaram sensibilizados e decidiram agir para realizar o seu desejo e vê-lo feliz. Procuraram, então, a equipe do parque e conseguiram convencê-los a fazer uma cerimônia de diplomação.
Diploma na mão!
Em março, o grande momento. Depois de 8 décadas de espera, Merrill recebeu o diploma do ensino médio. Um sonho realizado!
“As Escolas do Condado de Jefferson estão comprometidas em ajudar todos os alunos, jovens ou velhos, a realizar seus sonhos. Para o Sr. Cooper, isso significava receber um diploma do ensino médio. Estamos honrados em ajudar a tornar esse sonho realidade”, afirmou, em comunicado, Bondy Shay Gibson-Learn, superintendente do sistema escolar.
Uma sensação única de alegria e de vitória que ficará marcada para sempre no coração do Merrill. Por mais que a espera tenha sido dura e difícil, valeu a pena. Hoje ele pode comemorar com o diploma em mãos e a certeza de que conseguiu!
Quantas histórias lindas não são escritas graças à educação, não é? É muito bacana ver como as pessoas transformam seus destinos através dos estudos. Mais do que conhecimento, é autoestima, pertencimento e autonomia. Que a gente possa ver mais histórias como essa de sonhos sendo realizados!
Viva a educação!
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte: Razões Para Acreditar
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.