IMEDIATISMO: Se AFASTE e tenha RENDIMENTOS REAIS em qualquer área de sua vida!

Saiba como se livrar do imediatismo e ter uma vida com planos a longo prazo!

IMEDIATISMO: Se AFASTE e tenha RENDIMENTOS REAIS em qualquer área de sua vida!
IMEDIATISMO: Se AFASTE e tenha RENDIMENTOS REAIS em qualquer área de sua vida!

Você é uma pessoa imediatista? Esse tipo de cultura de querer tudo rápido está fazendo muito mal em determinadas áreas da vida, saiba aqui quais.

O imediatismo é um termo muito usado para se referir a uma tendência de comportamento que as pessoas estão ultrapassando os limites.

Esse tipo de comportamento está em todos os lugares, se manifestando igual em todas as pessoas independente do país ou cultura.

Se você parar para pensar, falar que existe uma cultura em torno do imediatismo é até um pouco contraditório, não acha?

Confira mais a seguir como realmente o comportamento de querer as coisas de imediato pode atrapalhar sua vida em todos os aspectos.

imediatismo

O que a ciência diz sobre o imediatismo?

De acordo com a psicologia, o imediatismo tem como principal efeito colateral o afastamento.

Quanto mais uma pessoa está fundada nessa cultura do imediatismo, menos essa pessoa será capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis.

Uma pessoa com viés imediatista acha que o tempo livre é uma coisa que deve ser evitada ao máximo, pois isso tem um custo.

Para esses tipos de pessoas só importa o consumismo e a produção, para assim voltar tudo de novo para consumir e produzir mais e mais.

Como se livrar do imediatismo?

Você quer se livrar de uma vez por todas do imediatismo e começar a focar mais a longo prazo? Então confira a seguir algumas formas de eliminar o imediatismo do seu cotidiano.

1 – Analise suas ações

Você precisa começar a refletir mais sobre as suas ações para descobrir o que leva você ao imediatismo.

Com isso, você estará eliminando os seus pontos fracos com o autoconhecimento adquirido das análises.

Você já pensou sobre os seus atos e ações hoje? A melhor forma de resolver qualquer tipo de problema relacionado a comportamento é com bons hábitos.

imediatismo

Como posso analisar minhas ações?

Procure tentar buscar as respostas do que procura no seu interior, só depois você decidirá o que vai fazer para se livrar desses problemas.

Querer ter prazeres rápidos, querer ter tudo na hora e não ter paciência para esperar por algo é um forte sinal de imediatismo.

Por isso, comece a analisar os seus complementos ao esperar por algo e se controle.  

É percebendo onde o seu comportamento se altera que você começará a se livrar do imediatismo e ter mais paciência pelas coisas.

2 – Conheça-se cada vez mais

Sempre busque se autoconhecer todos os dias, isso é um exercício diário e com poucos você vai tomando jeito.

Como dito anteriormente, é se conhecendo através da autoanálise que você consegue ver padrões de comportamento em você.

O imediatismo é um padrão de comportamento, por isso, o sucesso para detê-lo requer o autoconhecimento em nível alto.

Só assim você conseguirá superar os desafios da “espera” e começará a ter mais paciência nos resultados, mesmo que dure muito tempo.

imediatismo

3 – Converse mais com as pessoas ao seu redor

Você conseguirá vencer o imediatismo no momento em que você conseguir falar com as pessoas. 

Como as relações das pessoas cada dia estão ficando mais vazias, você poderá iniciar seu tratamento contra o imediatismo construindo laços fortes com outras pessoas.

A desvantagem de relacionamentos vazios é que eles não duram, e você precisa de coisas duradouras para enfrentar o imediatismo.

Com isso, as relações verdadeiras e fortes ajudarão você a pensar a longo prazo, isso é um ótimo exercício para curá-lo desses transtornos de comportamentos.

Como criar relações fortes para eliminar o imediatismo?

São com as relações de amizades fortes que você aprenderá a pensar a longo prazo e com mais tranquilidade em relação ao futuro.

Na vida, não há necessidade de correr toda hora, por isso, procure sempre fortalecer as suas relações de amizades com outras pessoas.

imediatismo

Confira a seguir o que você pode fazer para gerar conexões mais fortes e duradouras com outras pessoas. As dicas são:

  • Seja um bom ouvinte;
  • Não seja só a pessoa que fala em uma conversa;
  • Tenha empatia pelas pessoas;
  • Ajude pessoas desconhecidas;
  • Mostre interesse ao iniciar uma conversa com outra pessoa.

Viu como é fácil? Ter boas relações e duradouras com outras pessoas ajudará você e muito no combate ao imediatismo. Comece a cultivar boas relações e você perceberá seu crescimento.

4 – Apenas foque no seu progresso

Você precisa se sentir bem ao passar pelo processo de enfrentamento ao imediatismo. Você precisa ser o seu próprio ponto de motivação.

Se você é uma pessoa que só pensa em ter tudo na hora, claro que o processo de reverter isso não vai ser fácil.

Por isso, é muito importante que você foque no seu processo de amadurecimento. Não tem nada do que você ficar se comparando ao processo de outras pessoas.

Além disso, quem está tentando mudar é você, então só você poderá fazer isso, isso não é uma coisa que outra pessoa pode fazer por você, entendeu?

Essa cultura de achar que pode terceirizar responsabilidade para ser uma pessoa melhor é uma falácia. Só você pode fazer por você mesmo.

imediatismo

Se está buscando parar de ser uma pessoa imediatista, siga as dicas que passamos aqui e confie no processo. Não vai ser fácil, mas você precisa tomar um rumo de suas próprias atitudes.

5 – Comece a planejar o seu dia

Começar a planejar o dia, a semana ou até mesmo o mês ou o ano é um ótimo exercício contra o imediatismo.

Isso porque você estará pensando a longo prazo, sem ter a preocupação de querer ter resultado na hora.

A partir de hoje comece a planejar tudo o que for fazer na vida. Tenha um planner, um calendário, anote sonhos e metas para o futuro.

Você precisa exercitar a mente a longo prazo para tirar da cabeça essa de só querer as coisas na hora.

Então, se quer se livrar de pensamentos imediatistas, planeje sua vida. Cultive metas, projetos e relacionamentos duradouros.

Comece a construir coisas que podem durar mais tempo, assim você estará cultivando a paciência, aprenderá a esperar mais pelas coisas.

Você gostou de saber mais sobre como combater o imediatismo? Então compartilhe com alguém que também precisa dessa ajuda. Aproveite!

publicidade