INSTABILIDADE EMOCIONAL: 6 dicas práticas que te farão se sentir melhor rapidinho

Cuide de sua saúde emocional!

INSTABILIDADE EMOCIONAL: 6 dicas práticas para te fazer se sentir melhor
INSTABILIDADE EMOCIONAL: 6 dicas práticas para te fazer se sentir melhor

Você já passou por instabilidade emocional? São vários os problemas que as pessoas passam por não saberem de fato lidarem com as emoções e sentimentos adversos da vida. Ter inteligência emocional salva muitas vidas.

O erro de muitas pessoas é negligenciar emoções e não lhe darem de fato com alguns problemas sentimentais.

Muitas delas só buscam uma ajuda para o tratamento quando já estão afetadas drasticamente com os efeitos colaterais.

Te interessa?

Ter uma saúde emocional saudável faz parte para se ter uma ótima qualidade de vida e saber lidar com os eventos adversos da vida.

Por isso é muito importante que você saiba lidar com a instabilidade emocional e saber de fato como se sentir melhor o mais rápido com ferramentas e técnicas saudáveis.

Você precisa buscar ter uma boa estabilidade emocional

Você precisa entender que a estabilidade emocional e a instabilidade são duas extremidades do mesmo espectro. 

A instabilidade emocional que muitas pessoas sofrem é a tendência a experimentar emoções ruins que diminuem a qualidade de vida, como:

  • Irritabilidade;
  • Autoconsciência;
  • Raiva;
  • Ansiedade.

Embora não muito conhecido, são várias as pessoas com alto nível de instabilidade emocional, com isso, elas tendem a ver situações normais como ameaçadoras.

instabilidade emocional
INSTABILIDADE EMOCIONAL: 6 dicas práticas que te farão se sentir melhor rapidinho. (Imagens: Pexels)

Na verdade, as respostas emocionais dos seres humanos são muitas vezes desproporcionais às situações em que vivem, por isso, muitas pessoas não conseguem lidar com mudanças.

É muito importante que você busque uma ajuda profissional para você saber lidar bem com as emoções. 

A sua qualidade de vida dependerá muito do seu estado emocional e físico mediante as situações da vida.

Por mais que sejam difíceis os desafios que você enfrenta todos os dias, você precisa ter inteligência e maturidade emocional para saber lidar com as transformações.

Os imprevistos muitas vezes são tão intensos que muitas pessoas acabam sofrendo emocionalmente por não terem ferramentas adequadas para lidar com as mudanças.

6 dicas práticas para lidar com a instabilidade emocional

Para muitas pessoas, a instabilidade emocional é a tendência de ter reações sentimentais mais moderadas.

A verdade é que as pessoas estáveis nas emoções não tem mais emoções positivas, mas experimentam menos sentimentos ruins.

instabilidade emocional

Como um verdadeiro traço de personalidade a estabilidade emocional de muitas pessoas mudam lentamente, porém pode ser alterada, provocando assim em estabilidade

Confira a seguir algumas formas práticas de como você pode se sentir melhor mais rápido e lidar com a instabilidade emocional.

1 – Definir limites

Para você lidar com a instabilidade emocional de forma mais madura e segura, é muito importante que você estabeleça limites em sua vida.

A verdade é que esses limites estabelecidos podem desenvolver significativamente sua estabilidade emocional, consequentemente ajudando você a lidar melhor com as situações da vida.

São várias as pessoas que evitam em definir limites só porque não querem parecer duros em relação a certas circunstâncias difíceis da vida.

Por outro lado, estabelecer bem limites para lidar com a instabilidade emocional consigo mesmo é um ato de amor e cuidado de si próprio.

É muito importante você saber lidar com as emoções e proteger a si mesmo para gerar bem-estar emocional e físico.

Portanto, você precisa demonstrar que deseja ser melhor todos os dias para lidar com as instabilidades emocionais e ser uma pessoa mais madura emocionalmente.

2 – Se concentrar nas sensações físicas

Você precisa entender que é impossível ser equilibrado emocionalmente quando o seu corpo está fisicamente esgotado. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Você não conseguirá descansar sua mente se o seu corpo está extremamente cansado.

instabilidade emocional

Por isso, é muito importante que você se concentre em regular suas sensações físicas ao experimentar emoções turbulentas em sua vida.

É fundamental que você conheça os limites do seu corpo e perceba quando você está de fato instável em suas emoções. Você precisa reconhecer suas dores e sentimentos para buscar ajuda.

3 – Refletir sobre as suas emoções

É muito importante que você dê a si mesmo momentos de reflexão em relação as suas emoções e os sentimentos.

Se permitir conhecer a si mesmo e sentir suas emoções é um bom passo para lidar com a instabilidade emocional. Para você lidar melhor com a instabilidade emocional, você precisa:

  • Redirecionar padrões;
  • Refletir consigo mesmo;
  • Agir para gerar resultados;
  • Ter pensamentos para basear aprendizados.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Além disso, refletir sobre os seus sentimentos e emoções é onde a mudança realmente começará para você ter mais maturidade e inteligência emocional no decorrer da vida.

Você precisa conseguir nomear seus sentimentos e fazer perguntas para descobrir a fonte que fornece informações valiosas para o seu tratamento.

4 – Reconhecer que está mal

Para que você se torne uma pessoa estável emocionalmente, é essencial que você dê o primeiro passo em permitir-se sentir que está doente.

É necessário enfatizar esse tipo de resistência porque muitas pessoas acabam não buscando um tratamento por não se considerarem doentes emocionalmente.

instabilidade emocional

Primeiramente, você precisa se permitir sentir suas emoções para avaliar sua estabilidade emocional e saber lidar com algumas mudanças de comportamento.

É bastante tentador compartilhar sentimentos negativos para evitar sentir dores emocionais. 

Várias pesquisas científicas já comprovaram que suprimir os sentimentos podem impactar negativamente o bem-estar.

Os problemas nunca podem ser realmente resolvidos, por isso você deve ter disponibilidade e reconhecer que está doente emocionalmente e tratar o quanto antes sua instabilidade emocional.

5 – Meditar

Embora a meditação seja um tipo de ferramenta em que você possa se envolver melhor, esse tipo de prática é uma excelente dica para você se estruturar emocionalmente.

Por permitir que as pessoas apliquem esse tipo de ferramenta em qualquer lugar ou situação, a medicação é bem específica quando o assunto é tratar as emoções e os sentimentos interiores.

Se você está sofrendo com estabilidade emocional, você pode agendar algumas sessões de meditação para ajudar a gerenciar melhor suas mudanças de sentimentos.

São várias as pessoas beneficiadas com esse tipo de tratamento e de fato conseguem ter estabilidade emocional e qualidade de vida.

6 – Buscar uma ajuda profissional

Você precisa entender que algumas irregularidades emocionais que sente na vida é biológica, não apenas situacionais.

Por isso, se você não está conseguindo de fato lidar com a instabilidade emocional desse tipo de problema que está afetando sua vida, procure consultar um médico o quanto antes.

instabilidade emocional

São várias as pessoas que sofrem com os efeitos colaterais em tomar medicamentos sem efeito para ter estabilidade das emoções.

Nesses casos, é extremamente importante ter um profissional especializado para acompanhar o seu caso e definir corretamente um bom tratamento.

Você gostou de saber mais sobre a estabilidade emocional e algumas dicas para se sentir melhor em relação a esse tipo de problema? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas para lidar com as emoções.

Veja mais ›
Fechar