Orgulho da família: irmãs tiram nota mil na redação do Enem

Além disso, as duas vão trabalhar na mesma área!

Irmãs conseguem tirar nota máxima na redação do Enem
Irmãs conseguem tirar nota máxima na redação do Enem

A redação é a etapa mais temida no Enem para inúmeros alunos. Além das correções serem bastante rigorosas, o tema, muitas vezes, pega os candidatos de surpresa. Mas, se tem uma dupla que tirou esse desafio de letra, são as irmãs Giovanna Dias e Ana Olívia. Elas conseguiram nota máxima na redação!

Tudo começou com Ana Olívia em 2014. Ela fez a prova do Enem e tirou nota mil na redação. Sete anos depois, em 2021, chegou a vez da sua irmã Giovanna, estudante de escola pública, repetir essa admirável façanha.

“Assim que consegui acessar meu boletim, fui acordar a Ana Olívia. Ela acabou de se formar em medicina [aos 25 anos] e está trabalhando muito; tinha ido dormir no meio daquela confusão da espera pelas notas. Quando contei do ‘mil’, ela ficou em choque e me abraçou muito!”, diz Giovanna, em entrevista ao G1.

Te interessa?

Giovanna, à esquerda, repetiu a façanha da irmã Ana Olívia, à direita (Imagens: Arquivo Pessoal)

A irmã mais nova quer seguir os mesmos passos da Ana Olívia e também fazer Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Giovanna diz que antes não tinha esse sonho, mas que mudou sua visão quando passou acompanhar o dia a dia da Ana Olívia.

O internato, a relação com os pacientes, o trabalho no sistema de saúde, entre outros, despertaram o interesse da estudante. Nos próximos dias, a Giovanna fará a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Por meio dele, os estudantes usam a nota no Enem para garantir uma vaga na universidade. Quanto maior for a pontuação (incluindo aí a nota da redação), mais chances o aluno tem de conseguir entrar no curso dos sonhos.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Ana Olívia (à direita) se formou em Medicina e irmã quer seguir carreira na mesma área (imagem: arquivo pessoal)

Dedicação aos estudos

A nota mil na redação foi conquistada com muita dedicação, estudo e preparo. A Giovanna terminou o Ensino Médio em dezembro de 2020 e, no ano seguinte, focou seus estudos para o Enem.

“Tentei apostar mais no lado prático: priorizei exercícios, simulados e treinos de textos. Fui ganhando confiança para montar a estrutura da dissertação, aí passei a focar no meu repertório cultural. Quando vi o tema de 2021 [‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’], já decidi quais seriam as minhas referências. Na introdução, falei do quadro ‘Retirantes’, de Cândido Portinari. No desenvolvimento, citei os historiadores José Murilo de Carvalho e Florestan Fernandes, e mencionei um dado sobre desigualdade”, explica ao G1. 

Essa capacidade de fazer conexões com outras áreas do conhecimento, citar autores, obras e dados é extremamente valorizada pelos corretores do Enem. Ao se preparar e ter isso em mente, Giovanna já tinha dado um grande passo para ir bem na redação.

Mas é claro que, logo após o Enem, o nervosismo bateu. Ela até enrolou um pouco antes de ver a nota porque tinha medo do desempenho ter sido insuficiente. Uma situação normal para todo estudante que está diante da prova que pode decidir seu futuro.

No final, deu tudo certo – e coloca certo nisso! A família, com certeza, deve ser só orgulho. Parabéns para as irmãs e que o exemplo delas inspire muitas pessoas!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar