Jantar em família pode transformar a alimentação das crianças por um simples motivo

Transforme a forma como seu filho se alimenta!

Jantar em família pode transformar a alimentação das crianças por um simples motivo

Você sabia que as crianças que fazem suas refeições acompanhados dos familiares comem melhor e ainda ficam longe dos aparelhos eletrônicos?

Muitos pais têm o desafio de fazer os filhos comerem sem a companhia dos celulares. O desafio chega ser tão grande a ponto de privar os filhos do uso dessas tecnologias só para fazer eles se alimentarem.

O vício em internet e smartphone é tão sério ao ponto de mudar os hábitos alimentares de uma criança, consequentemente, não se alimentando bem.

Te interessa?

A verdade é que muitas crianças que jantam com os pais são mais propensas a atingir a ingestão recomendada de nutrientes e ainda ficam longe de telas nas refeições.

A importância da refeição em família para as crianças

A má alimentação por causa de aparelhos eletrônicos em crianças ocorre porque elas em idade escolar aprendem observando os familiares, as pessoas que convivem com elas em casa.

Jantar em família
Jantar em família pode transformar a alimentação das crianças por um simples motivo. (Imagens: Unsplash)

O fato é que as crianças podem modelar ou até mesmo  imitar o comportamento dos membros da família, amigos e colegas de escola.

Levando em conta essa informação, se uma determinada pessoa consumir mais alimentos saudáveis, elas podem se sentir compelidas a fazer o mesmo – as crianças aprendem observando.

Por isso, se você pai ou mãe começar a comer usando qualquer tipo de equipamento eletrônico, seus filhos também irão fazer o mesmo.

Para fazer as crianças comerem bem, é importante adicionar novos alimentos à dieta para levar algum tempo, mas utilizar recompensas para auxiliar no reforço do consumo de alimentos saudáveis, assim como comer sem olhar para telas de celulares.

As crianças imitam os hábitos dos pais

Uma pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Health comprovou a ideia de que as crianças imitam os hábitos alimentares de seus pais. Com isso, se você faz suas refeições olhando para uma tela, seja celular ou televisão, elas farão o mesmo.

Existem muitas crianças que jantam com suas famílias que comem mais de frutas e legumes por dia em comparação com aquelas que nunca fazem suas refeições com outras pessoas.

Jantar em família

Além disso, as crianças que jantam regularmente com suas famílias consomem mais de frutas e vegetais por dia em comparação com aqueles que nunca fazem isso.

Para cada tipo diferente de alimento consumido na casa com os familiares, a ingestão de frutas e vegetais das crianças aumenta a cada dia.

O que fazer quando a criança não quer comer?

São vários os motivos pelos quais as crianças não gostam e não querem comer no horário, seja sozinho ou com os familiares.

Um dos principais motivos é o contato com equipamentos eletrônicos, são várias as crianças que não conseguem comer sem assistir ou fazer alguma coisa no celular.

Existem casos em que algumas crianças não comem sem o celular, muitas delas não sentem nem fome, tudo por causa do vício na internet. O que fazer nesses casos? Você como pai ou mãe pode:

  • Fazer as refeições em família e fazer disso uma rotina diária;
  • Começar mesmo que esteja começando adicionando apenas uma refeição por semana;
  • Não precisa ser o jantar, isso porque café da manhã, almoço e lanches também contam;
  • Incluir as crianças no planejamento de refeições, compras e culinária com a família.

O que muitos adultos não sabem é que as crianças adoram auxiliar na escolha dos alimentos que vão comer, sabendo disso, comece a usar essa estratégia.

Jantar em família

Por que não fazer uma escolha saudável de alimentação para os seus filhos, não é mesmo? Por isso, é importante incentivar na seleção de frutas e vegetais de que elas gostam, bem como algo novo em todas as refeições.

Um ato negligenciado pode se transformar em um hábito ruim

Muitos pais pensam que é mais simples dar aos filhos o celular ou tablet para brincar como forma de manter eles satisfeitos e tranquilos à mesa na hora da refeição – isso é um erro.

Isso é um erro principalmente se as crianças estiverem jantando em um restaurante e os pais quiserem relaxar um pouco, isso porque esse tipo de comportamento pode virar um hábito em casa.

O fato é que as crianças adoram e ficam facilmente viciadas em aparelhos eletrônicos com suas interações de brilhos e cores.

Jantar em família

Esse tipo de comportamento dos pais pode dar para as crianças uma pausa a curto prazo, porém, a longo prazo, elas estarão perdendo o aprendizado de habilidades sociais fundamentais que vêm da interação com as pessoas na refeição em vez das telas. 

Você precisa entender que esse tipo de interação é particularmente fundamental para crianças mais novas ou para as crianças que estão tendo problemas para fazer amigos.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Quais são os benefícios de uma refeição em família para as crianças?

As refeições em família são o momento perfeito para as crianças no processo de praticar a escuta em uma interação social, prestar atenção na pessoa que está falando e se revezar ouvindo.

São muitos os adultos com problemas de ouvir outras pessoas, são várias as pessoas com problemas sociais que não foram trabalhadas desde a infância.

Confira a seguir algumas coisas que você deve considerar para ajudar as crianças nos momentos sociais e desenvolver nelas ferramentas de interação.

Além disso, ensinar para as crianças sobre a importância das refeições em família, para conversar e conhecer mais os membros em vez de perder tempo no celular.

1 – Mostrar que a família tem conversas abertas

Você deseja estabelecer o precedente de que sua família é aberta a conversar entre si para o seu filho? Comece a inserir seu filho na mesa entre família – sem contato com eletrônicos, claro.

2 – Compartilhar bons momentos em família com o filho

Se você quer compartilhar as partes boas do seu dia, bem como as ruins – mas sem sobrecarregar as crianças com problemas de adultos – as refeições em família são perfeitas para compartilhar bons momentos com os filhos.

Jantar em família

3 – Incentivar as crianças a conversar com os familiares

Você deseja incentivar o seu filho a compartilhar as melhores e as piores partes do dia? Comece a incentivar as crianças na mesa de refeição com os familiares a conversar sobre esses temas.

4 – Estimular a confiança na família

Para que o seu filho se sinta o mais seguro possível compartilhando momentos da vida, é importante você saber fazer as perguntas certas, assim, ajudando ele no processo de confiança e segurança entre os familiares.

Você gostou de saber mais sobre como as refeições em família podem transformar a alimentação das crianças? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar