Estamos a pouco mais de 3 meses do início da Copa do Mundo e, antes mesmo do maior torneio do futebol mundial começar, já temos notícias boas para compartilhar com vocês. Isso porque o jogador Alphonso Davies, lateral-esquerdo da seleção do Canadá, anunciou que vai doar o bônus em dinheiro que ele irá receber pela participação na Copa a instituições de caridade.
Davies tem 21 anos e tem uma história de vida nada fácil. Ele nasceu em um campo de refugiados em Gana, na África, filho de pais da Libéria e que tiveram de fugir de sua terra natal por conta da guerra civil. Assim como eles, outros 450 mil liberianos também não tiveram outra opção a não ser deixar o país.
Em 2005, foi com sua família para o Canadá e começou a viver na cidade de Edmonton, onde começou a jogar futebol, inicialmente no time 2 do Vancouver Whitecaps. À medida que foi se destacando, chegou ao time principal e à seleção canadense sub-17 e sub-20. Em 2017, chegou à seleção principal do Canadá e, um ano depois, foi para o Bayern de Munique, um dos maiores clubes do mundo.
Te interessa?
“O Canadá acolheu a mim e à minha família e nos deu a chance de uma vida melhor. Isso me permitiu viver meus sonhos. É uma grande honra jogar pelo Canadá e quero retribuir, então decidi doar o que vou receber de bônus da Copa do Mundo deste ano para caridade”, escreveu o lateral-esquerdo no Twitter.
Canada welcomed me and my family & gave us the opportunity for a better life. it enabled me to live my dreams. It’s a great honour to play for Canada and I want to give back, so I’ve decided that I will donate this years World Cup earnings to charity.
— Alphonso Davies (@AlphonsoDavies) August 2, 2022
O valor da doação ainda não foi divulgado, mas a decisão do jogador já está tomada! Uma atitude muito bacana que serve como uma forma de agradecimento a tudo que o país que ele veste a camisa da seleção fez por Davies e sua família. Que o dinheiro chegue a quem mais precisa e que outros atletas possam se inspirar em sua ação para fazer o mesmo.
O goleiro que acolheu refugiados em sua própria casa
Aliás, já contamos aqui a história de um jogador que também mostrou seu lado mais solidário. O goleiro Keylor Navas, do PSG, abriu as portas da sua própria casa em Paris para acolher refugiados ucranianos, que deixaram seu país às pressas por conta da guerra.
Mais do que uma cama para dormir, os refugiados também ganharam comida, roupas, água potável e, mais importante ainda, esperança. Esperança de um recomeço, de que podem sobreviver e passar pelo que é, muito provavelmente, o momento mais duro de suas vidas.
Um cômodo que a família de Navas usava como cinema foi transformado em quarto com camas para 30 refugiados. Atitude incrível que merece o nosso reconhecimento.
Por mais atletas como o Davies e o Navas!
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte: Trivela
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.