Jovem com paralisia cerebral faz sucesso no TikTok quebrando estereótipos e mostrando sua rotina

Isabella tem mais de 879 mil seguidores

Uma das coisas mais legais nas redes sociais é a possibilidade que elas oferecem de dar voz a pessoas que queiram contar suas histórias e mostrar quem são. A estudante de comunicação social Isabella Savaget, de 20 anos, é certamente uma delas. Com mais de 879 mil seguidores, a jovem, que tem paralisia cerebral, está fazendo sucesso no TikTok, onde criou o quadro Bella Descomplica.

Como o nome sugere, o objetivo é “descomplicar” a sua rotina no sentido de quebrar estereótipos e preconceitos que existem contra as pessoas com deficiência.

“Em pautas sobre inclusão, pessoas sem deficiência debatem a nossa causa. Um criador de conteúdo com deficiência dá voz à causa em suas redes. Isso é representatividade. Tem tanta gente falando por nós que ficamos invisíveis na sociedade”, disse Isabella, segundo o site Metrópoles.

A paralisia cerebral da jovem ocorreu devido à falta de oxigenação que ela teve na hora do parto – fato que lesionou a parte motora do seu cérebro. Mas, desde os primeiros meses de vida, ela vem fazendo tratamentos e defende que não pode definir uma pessoa por sua deficiência.

Afinal, até hoje muita gente não imagina pessoas com deficiência sendo felizes, fazendo coisas que gostam, namorando, estudando, trabalhando, etc.

A Isabella, por exemplo, sempre gostou de dançar. “A dança sempre foi muito importante na minha vida. Lembro que não conseguia sozinha, mas era só tocar uma música que colocava a mão no joelho e ia até o chão. Faço a coreografia do meu jeito, dito o meu ritmo. Dançar é para todos”. Uma paixão que começou antes mesmo de dar seu primeiro passo, aos 6 anos de idade.

@bellasavaget

8º Episódio: Recursos Assistivos do meu dia a dia! Vamos descomplicar juntos? 🙌🏼

♬ som original – Bella Savaget

Início no TikTok

Em 2020, quando o mundo inteiro ficou confinado em casa por causa da pandemia, Isabella encontrou no TikTok a plataforma perfeita para fazer o que mais gostava. Inicialmente, era só uma distração, mas aí ela começou a fazer material informativo e de conscientização.

Em um deles, por exemplo, Isabela mostrou os recursos assistivos que a ajudam no dia a dia. São objetos e adaptações que permitem que ela leve uma vida sem depender de outra pessoa para se vestir, tomar banho, se alimentar, enfim, fazer as coisas do cotidiano.

Já em outro vídeo, a influenciadora fala sobre expressões que ofendem ou estereotipam as pessoas com deficiência mesmo que quem estiver falando não tenha essa intenção – os chamados “termos capacitistas”.

Ela postou também um vídeo falando sobre relacionamentos e mostrando que pessoas com deficiência também se apaixonam e vivem histórias de amor, ao contrário do que muitos podem pensar. “Não somos super-heróis ou seres divinos que precisam de milagre ou cura. Só queremos um dia de paz”, explica.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

E a Isabella está cheia de razão! Que a gente tenha cada vez mais representatividade e vozes diversas dialogando com todos!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar