Jovem com Síndrome de Asperger é aprovado no SISU com segunda maior nota

Mais uma aprovação para a sua coleção!

Jovem com Síndrome de Asperger é aprovado no SISU com segunda maior nota
Jovem com Síndrome de Asperger é aprovado no SISU com segunda maior nota

Desde que os resultados do SISU passaram a ser divulgados pelos candidatos que participaram da Sistema de Seleção Unificada desse ano, que não paramos de comemorar juntos com eles!

E dessa vez, foi a história do pernambucano Carlos Eduardo Marques de Almeida Maciel, de 18 anos, que nos encheu de inspiração e claro, orgulho transbordando nossos corações!

Carlos, que é de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, chegou a ser diagnosticado com com Síndrome de Asperger quando tinha apenas 11 anos. Essa condição neurobiológica está enquadrada no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em palavras mais simples, esse  transtorno o deixa com dificuldades para se relacionar e se socializar com as pessoas que o cercam, sua adaptação no meio social acaba sendo um pouco mais difícil.

Porém, não significa que o Carlos não possa seguir com os seus sonhos. De acordo com ele, o desafio que chegou a ter nos últimos anos foram as aulas remotas, porque testava sua capacidade de concentração, como contou sua mãe:

“Em casa, mesmo que ele estivesse no quarto dele, desviava a atenção. Quando voltou às aulas, ele se dedicou mesmo para ir bem nas provas. […] Quebrar uma rotina é muito difícil para ele”.

Sandra Maciel chegou a contar ainda, que a família e a equipe multidisciplinar que auxilia o Carlos com terapias para ajudar no tratamento Síndrome de Asperger lhe forneceram todo apoio para novas habilidades serem desenvolvidas.

E deu mais que certo, temos certeza! A Sandra contou ainda, que hoje ele é uma verdadeira inspiração para as crianças menores que possuem a sua mesma condição.

Agora, somos nós que estamos encantados com a trajetória de estudos e dedicação para seguir fazendo o que tanto ama. O Carlos é incrível!

Para ele, não há limites!

Apaixonado por desenho, o jovem conquistou a segunda melhor nota no urso de design gráfico do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), pelo SISU.

Além disso, Carlos começou a cursar sistemas de informação em uma faculdade particular de sua cidade, como saída para que sua rotina não fosse tão modificada.

Determinado em fazer o que ama, ele disse mais: “Eu gosto de desenho e arte. Pensei que já tinha um caminho bem formado [cursando sistemas de informação]. Se eu conseguisse um segundo curso para fazer de manhã ou tarde, era uma”.

E a lista de conquistas não param! Ele também foi aprovado em engenharia de software pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Agora, pensando em permanecer no curso atual, o fera tem todo um caminho a percorrer com suas escolhas. Tem alegria maior que essa? E como sua família estamos por aqui, repletos de orgulho e muita inspiração por suas conquistas!

Fonte: G1

publicidade