Jovem é resgatada de sequestro após fazer sinal viral do TikTok

O sinal que salvou uma vida!

Jovem é resgatada de sequestro após fazer sinal viral do TikTok
Jovem é resgatada de sequestro após fazer sinal viral do TikTok

Na última quinta-feira (04), ao passar numa rodovia, uma menina, que estava numa Toyota prata e tinha apenas 16 anos, fez um sinal para um desconhecido em outro veículo.

O homem viu o sinal e observou que o homem que dirigia o carro era bem mais velho. Sem demora, ligou para a polícia e informou que uma garota estava em aparente perigo. 

A polícia conseguiu localizar o veículo e verificar que realmente se tratava de uma situação de risco. A jovem foi resgatada. Os pais dela já tinham registrado seu desaparecimento dois dias atrás. 

Te interessa?

O sequestrador, James Herbert Brick, de 61 anos, reincidente na prática do mesmo crime, foi preso. Em seu celular foi encontrada uma foto de uma menina numa posição erótica.

Jovem é resgatada de sequestrador após fazer sinal viral do TikTok

O sinal salvador

A menina utilizou um sinal criado pela Fundação de Mulheres Canadenses. A instituição observou o crescimentos dos índices de violência contra a mulher em meio a pandemia do Covid-19 e decidiu criar um código não verbal que possibilitaria à mulher denunciar ou pedir socorro de uma agressão que estivesse sofrendo. 

O código é composto por três gestos consecutivos feitos com a mão:

  1. Levantar a mão com a palma voltada para fora;
  2. Levar o polegar da mão levantada ao centro da palma;
  3. Dobrar os demais dedos sobre o polegar.

Embora criado a princípio para ser utilizado em vídeo chamadas, ele pode ser usado em qualquer lugar e de maneira discreta sem chamar a atenção do agressor.

Com mais de 15 mil seguidores em sua rede social, o grupo ensina o gesto através de um vídeo cuja descrição ressalta o objetivo de sua criação:

“O isolamento social tem aumentado o risco de violência nos lares. Se esse for o seu caso, faça uma chamada de vídeo e utilize este sinal para mostrar que você precisa de ajuda. Se alguém fizer esse sinal para você numa chamada de vídeo, acesse o link em nossa bio para aprender como checar com segurança e encontrar os recursos necessários em nossa comunidade.”

Apesar da boa quantidade de seguidores no Instagram, o vídeo se tornou muito popular no Tiktok, onde possivelmente a menina vítima de sequestro aprendeu. 

Uma das seguidoras da página no Instagram comentou a publicação dizendo: “Muito obrigado por compartilhar! Isso será muito útil para alguém” e realmente foi. O vídeo salvou a vida de uma menina em perigo.” 

A Fundação de Mulheres Canadenses, que descreve a si mesmo como um grupo cujo objetivo é “tirar mulheres e meninas da violência e da pobreza dando pra elas confiança e liderança.” É inspirado na luta pela proteção da mulher ante aos crescentes números de agressão contra a mulher. 

O problema não é novo, mas soluções novas têm trazido soluções imediatas para as que têm sofrido violência nos mais diversos ambientes. No Brasil encontramos grupos bandeiras parecidas, como o que propagam ideias e ações como a que salvou essa adolescente sequestrada. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar