Jovem que trabalhou no McDonald’s para sustentar família é a primeira mexicana a ir ao espaço

Uma grande inspiração!

Uma verdadeira inspiração para milhares de meninas do seu país, Katya Echazarreta se tornou a primeira mulher mexicana a ir para o espaço. Atual engenheira e comunicadora científica, ela nasceu na cidade de Guadalajara, no México, e já precisou trabalhar em quatro empregos simultâneos (entre eles atendente no McDonald’s) para sustentar a sua família.

É a quinta viagem do foguete construído pela Blue Origin, de Jeff Bezos, para a borda do espaço. Entre os seis tripulantes a bordo estava a jovem Katya, que foi selecionada pela Space for Humanity, uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo enviar “líderes excepcionais” ao espaço, permitindo assim que eles experimentem o efeito da visão geral, fenômeno relatado por astronautas que viram a Terra do espaço e tiveram uma profunda mudança de perspectiva.

O foguete saltou a mais de 62 milhas acima da superfície da Terra, o que é considerado como o limite do espaço sideral, permitindo aos tripulantes apreciarem alguns minutos de leveza antes de saltar de paraquedas para o pouso.

Em entrevista ao CNN Business Katya disse que pode apreciar a viagem de uma maneira muito única e particular.

Olhando para baixo e vendo como todos estão lá embaixo, todo o nosso passado, todos os nossos erros, todos os nossos obstáculos, tudo – tudo está lá. E a única coisa em que consegui pensar quando voltei foi que preciso que as pessoas vejam isso. Preciso que as latinas vejam isso. E acho que isso reforçou completamente minha missão de continuar recebendo principalmente mulheres e pessoas de cor. para o espaço e fazendo o que quer que eles queiram fazer”, afirmou.

Ela é a primeira mulher mexicana a viajar para o espaço e a segunda pessoa do país latino a ter essa experiência depois de Rodolfo Neri Vela, um cientista que se juntou a uma das missões do ônibus espacial da Nasa em 1985.

INSPIRAÇÃO PARA JOVENS MENINAS

Apesar de ter nascido no México, Katya foi criada nos Estados Unidos, para onde se mudou quando tinha sete anos com a sua família. De acordo com ela, o período de adaptação foi muito difícil.

A jovem cientista enfrentou as dificuldades da língua e um professor a avisou que ela poderia ter que ser retida. “Isso realmente me alimentou e acho que desde então, desde a terceira série, eu meio que saí e não parei”, relatou.

Entre os 17 e 18 anos, Katya trabalhou no McDonald’s e o seu salário era a principal fonte de sustento da família. “Às vezes eu tinha até quatro empregos ao mesmo tempo, apenas para tentar terminar a faculdade porque era muito importante para mim”, disse.

@katvoltage.mx Este es el Laboratorio de Propulsión de la NASA donde se diseña y construye tecnología como el rover Perseverance. #stem #stemtok #ingkat #ingenieria #nasa #lanasa #espacio #aprendeentiktok ♬ Music For a Sushi Restaurant – Harry Styles

Atualmente, a jovem cursa um mestrado em engenharia na Johns Hopkins University e já trabalhou no famoso Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa na Califórnia.

Além de pesquisadora, Katya também é influencer e conta com mais de 330 mil seguidores no TikTok e 100 mil usuários no Instagram, redes nas quais compartilha os seus conhecimentos e experiências na área que estuda e é apaixonada.

Que a Katya seja a primeira de muitas mexicanas a ir para o espaço e mostrar que a ciência também é uma área para as meninas e mulheres de todo o mundo!

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: CNN

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar