10 Receitas INFALÍVEIS para sobreviver aos NARCISISTAS durantes as festas de fim de ano!

Aprenda como lidar com pessoas narcisistas de sua família nas festividades de fim de ano!

10 Receitas INFALÍVEIS para sobreviver aos NARCISISTAS durantes as festas de fim de ano!
10 Receitas INFALÍVEIS para sobreviver aos NARCISISTAS durantes as festas de fim de ano!

Você já pensou na possibilidade de tornar mais suportável as festas de final de ano com os membros narcisistas da sua família? Se você tem família ou amigos próximos narcisistas, as visitas de festas de fim de ano podem fazer você se sentir como se estivesse pisando em ovos. 

Por isso, é fazer uma autoanálise e se perguntar: visitar membros da família no Natal parece mais uma obrigação do que uma escolha?

Você fica ansioso ao pensar em ver seus familiares no Natal e final de ano? Você se preocupa em se desconectar e regredir mais do que em se conectar e renovar esta visita de Natal?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, confira a seguir 10 dicas para ajudá-lo a lidar com pessoas narcisistas da família no Natal e final de ano.

10 dicas para lidar com familiares narcisistas no Natal

Você tem aquele membro da família que é difícil de lidar e que não saber como vai ser as festas de final de ano com esse tipo de pessoa? Confira a seguir o que você pode fazer para lidar com esse familiar e não estragar o clima de festa da sua família.

como-lidar-parente-narcisista

1 – Tenha expectativas, mas seja realista

Não é a sua imaginação: as pessoas narcisistas geralmente se tornam mais difíceis de conviver durante as festas. As festas de fim de ano são sobre conexão, apreço e doação, valores que são o oposto das necessidades básicas dos narcisistas de  atenção, admiração e direitos.

Em relacionamentos saudáveis, passar o tempo em ambientes fechados em ocasiões especiais, sejam socialmente distantes ou não, pode estimular a intimidade emocional. Porém, as pessoas narcisistas geralmente não sabem como ser emocionalmente íntimos.

A perspectiva de interações emocionalmente íntimas frequentemente ativa os medos inconscientes dos narcisistas de não serem bons o suficiente, medos que eles encobrem tornando-se manipuladores, competitivos ou provocadores. Esperar algo diferente de um narcisista é um cenário para a decepção.

2 – Tenha em mente o que realmente importa

O que você focar ficará maior. Se sua principal prioridade em relação a uma pessoa narcisista é a sobrevivência emocional, você se concentrará na sobrevivência. Se sua principal prioridade não está sendo controlada, você se concentrará no controle.

Por outro lado, se a sua maior prioridade é crescer, aprender ou ser o melhor que você pode ser, esses valores positivos e expansivos se tornarão seu foco.

como-lidar-parente-narcisista

Se um membro da família narcisista se torna manipulador ou humilhante, pergunte-se: 

  • Como isso pode me ajudar a aprender?
  • Quem eu quero ser nesta situação?

Isso permite que você faça uso de tudo o que acontece, não importa o quão perturbador seja no momento, para promover seu crescimento.

3 – Atente-se ao que você compartilha

As pessoas narcisistas costumam usar informações pessoais contra você. Seja criterioso ao compartilhar informações confidenciais sobre tópicos como:

  • Vida amorosa;
  • Finanças;
  • Dieta;
  • Política;
  • Religião;
  • Estilo de vida;
  • Sentimentos;
  • Saúde ou trabalho.

Embora isso possa não deixar muito que seja significativo para falar, lembre-se de que as conversas dos narcisistas são sobre ganhar, obter atenção e se sentir superior aos outros. 

como-lidar-parente-narcisista

4 – Seja o “observador” da família

Em situações que geram ansiedade, às vezes o melhor caminho é simplesmente observar. Uma maneira de fazer isso é abordar uma visita de férias em família como um observador. Com isso, tente observar:

  • Como as pessoas se dirigem ou cumprimentam outras?
  • Como as pessoas expressam necessidades ou sentimentos?
  • Quais são as normas e expectativas aparentes?
  • O que você nota sobre esta “tribo” em particular que está visitando?
  • O que parece saudável e prejudicial à saúde?

A melhor coisa sobre projetos de pesquisa como esse é que tudo o que acontece são dados com os quais você pode aprender. Você pode escrever suas observações em um diário para processamento posterior por conta própria ou com um amigo ou terapeuta de confiança. Ao observar os outros, você tira a atenção e, portanto, a pressão de si mesmo.

5 – Decida onde vai traçar os limites

A visão de mundo do jogo de soma zero sustentada por pessoas com narcisismo geralmente nos deixa sem opções perfeitas para responder.

Em vez disso, pode ser útil lembrar que todas as suas escolhas ao lidar com os narcisistas são imperfeitas. Sua melhor aposta pode ser escolher as escolhas menos imperfeitas.

como-lidar-parente-narcisista

Antes de uma visita de família, considere o que você está disposto a suportar ou não. Uma pergunta útil para se fazer é:

  • A que custo?
  • Quanto é muito para pagar ou desistir?

Determinar isso pode ajudá-lo a escolher quando definir limites saudáveis, falar abertamente, deixar passar ou ir embora. Você tem o direito de reservar um tempo para si mesmo ou de se ausentar de uma conversa a qualquer momento, por qualquer motivo. 

Apesar do que um narcisista gostaria que você acreditasse, suas festas em família não são uma apresentação de comando para outra pessoa. Você pode sempre olhar para o seu telefone e dizer: 

  • Com licença, tenho uma ligação de trabalho que preciso atender
  • Tenho que enviar uma mensagem de texto, e-mail ou ligue para um amigo ou terapeuta.

6 – Poupe sua voz

As pessoas narcisistas presumem que já descobriram, mas, na verdade, você se conhece muito melhor do que eles. Você é o melhor juiz do que é melhor para você. Se as coisas esquentarem, declare uma trégua de festa. Diga:

  • Vamos apenas concordar em discordar.
  • Vamos encontrar distrações conforme necessário, como um filme ou jogo.

como-lidar-parente-narcisista

Se você descobrir que disse ou fez coisas das quais se arrepende, em vez de se repreender, pergunte-se:

  • Como eu teria reagido se não tivesse sido acionado?
  • Como eu gostaria de responder na próxima vez que uma situação semelhante surgir?

Perguntas como essas não são uma repetição, mas sim um ensaio. As perguntas podem levá-lo do arrependimento à ação.

7 – Cuide-se

Especialmente durante as festas de final de ano, mantenha as rotinas úteis que o apoiam na sua vida diária. Preste atenção aos hábitos de alimentação, exercícios e sono. Reserve um tempo para si mesmo. Faça uma caminhada, tire uma soneca, leia ou tenha outros comportamentos de autocuidado.

8 – Seja uma pessoa paciente

Por mais que isso não pareça verdade, as pessoas narcisistas são sensíveis. Por isso, procure sempre uma maneira correta de conversar com esse familiar, como também de abordar a pessoa.

como-lidar-parente-narcisista

9 – Distância emocional

A falta de empatia pelo próximo é uma das características de pessoas narcisistas. Levando em consideração isso, procure manter uma distância emocional ou crie algum tipo de bloqueio, a fim de que você não seja atingido por suas atitudes grosseiras com algum dos seus familiares.

10 – Aconselhe a pessoa

Procure sempre aconselhar e incentivar o membro da sua família, que é narcisista, a ser uma pessoa melhor.

Gostou de saber mais como lidar com os familiares narcisistas em festas de Natal e final de ano? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares esse conteúdo, assim você estará ajudando mais pessoas a se relacionarem bem com os familiares nas festas natalinas.

publicidade