Transtorno de Ansiedade Generalizada na pandemia: essa é a SOLUÇÃO mais eficaz!

Entenda como você pode lidar com a ansiedade e ter uma mente saudável!

Transtorno de Ansiedade Generalizada na pandemia: essa é a SOLUÇÃO mais eficaz!

Diariamente, muitas pessoas enfrentam enormes quantidades de informações e notícias sobre a ameaça contínua da pandemia do coronavírus. A verdade é que o medo da doença ou da morte e a perda do senso de segurança pessoal podem invocar sentimentos de ansiedade. 

Embora o suporte social através de mídia social ou ferramentas online possa ser uma forma poderosa de diminuir a ansiedade, também existem outras coisas simples, porém, cientificamente eficazes, que você pode fazer para controlar melhor o estresse e a ansiedade durante a pandemia.

Portanto, é muito importante reconhecer ser normal ter ansiedade generalizada na pandemia, mas estabeleça períodos durante os quais você se permite preocupar-se.

Quando a crise de ansiedade atacar, respire!

É muito importante você saber respirar em momentos de crises de ansiedade generalizada na pandemia. Isso porque as técnicas de respiração podem acionar o sistema nervoso autônomo para reiniciar e restaurar o relaxamento, consequentemente, tranquilizando seus pensamentos e atitudes.

Por isso, respire fundo para que sua ansiedade passe, inspirando profundamente pelo nariz, contando até quatro e, em seguida, expire contando até seis – é importante você fazer isso três vezes.

Assim como você vai aprender como lidar com a ansiedade e como ter uma mente mais forte, você precisa saber de uma coisa: tudo vai depender de você, apenas.

ansiedade-generalizada

Use o seu corpo para ter relaxamento

Além disso, uma outra estratégia que pode ajudar você a se acalmar é um simples exercício com os olhos. Primeiro, você precisa olhar para cima mantendo os olhos abertos. 

Logo após olhar para cima, continue olhando para cima enquanto fecha lentamente as pálpebras. Depois disso, inspire profundamente e deixe seus olhos relaxarem em sua posição normal, mantendo as pálpebras fechadas. 

Conforme você vai relaxando, vá expirando. É muito importante você desfrutar desta sensação de relaxamento pelo tempo que desejar. 

Com isso você vai também poder tentar se imaginar em um cenário que goste, em uma praia, em uma campina olhando para o céu. Em seguida, abra lentamente os olhos.

Não deixe que os momentos ruins da vida deixe escapar sua tranquilidade e paz interior. Essa pandemia vai passar, você tem que botar isso em mente, tudo vai passar. Não adiante querer se preocupar com coisas que nem aconteceram ainda.

O que podemos aprender nessa pandemia é que ela vai ensinar para muitas pessoas a importância de termos inteligencia emocional para enfrentar crises, crises essas internas.

Como lidar de forma saudável com a Ansiedade Generalizada?

Para você ter uma saúde mental saudável, você precisa fazer várias coisas que não ficar parado só pensando em coisas ruins. Por isso, comece a fazer pausas para assistir, ler ou ouvir notícias boas na internet.

Além disso, considere reduzir ou até mesmo não consumir notícias sobre a pandemia, desconecte das coisas ruins para que sua mente descanse de tanta tragédia. Faça também:

  • Cuidar do corpo;
  • Respirar fundo;
  • Alongar em casa;
  • Fazer refeições saudáveis ​​e bem balanceadas;
  • Faça exercícios regularmente;
  • Durma bem e o suficiente;
  • Evitar o uso excessivo de álcool;
  • Arranjar tempo para relaxar;
  • Fazer outras atividades de que goste;
  • Conectar com outras pessoas;
  • Falar com as pessoas que você confia em suas preocupações.
ansiedade-generalizada

Além de todas essas dicas, uma muito importante é conecta-se com sua comunidade ou organizações religiosas. Enquanto as medidas de distanciamento social, quarentena em muitas cidades, pandemia estiverem em vigor, tente conectar-se via internet, por meio da mídia social ou por telefone, ou correio.

O que causa a Ansiedade Generalizada na Pandemia?

A verdade é que a pandemia teve um grande efeito em nossas vidas, tanto na condição física quanto mental – muitas pessoas estão doentes psicologicamente com essa tragédia. 

Muitos de nós enfrentamos todos dos dias desafios que podem ser estressantes e causar ansiedade, opressores e causar fortes emoções em adultos e crianças, infelizmente, muitas crianças estão sofrendo com essa mudança de comportamento.

Além disso, as ações de saúde pública, como o distanciamento social, são necessárias para reduzir a disseminação desse novo vírus. Porém, podem nos fazer sentir isolados e solitários e podem aumentar o estresse e a ansiedade. 

Por isso, aprender a lidar com a ansiedade generalizada de maneira saudável fará com que você, as pessoas de quem gosta e as pessoas ao seu redor se tornem mais resistentes.

Veja a seguir o que pode causar a ansiedade generalizada em uma pessoa. Entenda todos os padrões de comportamentos e ajude as pessoas que estão sofrendo com essa doença da mente. São elas:

  • Piorar as problemas crônicos de saúde;
  • Piorar as condições de saúde mental
  • Usar tabaco, bebida alcoólica e outras substâncias;
  • Sentir medo, raiva, tristeza, preocupação, dormência ou frustração;
  • Mudar apetite, energia, desejos e interesses;
  • Faltar concentração de tomada de decisões;
  • Não dormir ou ter pesadelos;
  • Dor de cabeça, no corpo;
  • Problemas de estômago.
ansiedade-generalizada

Além disso, é bem natural sentir estresse, ansiedade generalizada, tristeza e preocupação durante a pandemia do coronavírus.

Aprenda a identificar as suas necessidades nessa Pandemia

À medida que os lugares reabrem ao redor do mundo por causa das vacinas, você pode descobrir que tem agora  menos tempo para cuidar de si mesmo do que no auge do distanciamento físico – agora que tudo está indo para o “novo normal”.

Com isso, comece a considerar planejar como você bloqueará o tempo em sua programação para não se esforçar para acompanhar o ritmo de vida mais rápido.

O autocuidado também não precisa ser uma grande produção, isso porque são as pequenas coisas que se somam – você não quer uma crise de ansiedade quando tudo está voltando ao normal. 

Em vez de uma aula de ioga de uma hora na internet, tente uma sequência matinal de dez minutos no seu quarto sem tecnologia. Em vez de fazer um diário durante toda a tarde, escreva três coisas que lhe trazem alegria ao sair pela porta.

Se você achar difícil identificar suas necessidades para não ser uma pessoa ansiosa, tudo bem – muitas pessoas acham. Mas veja como entrar em contato com suas necessidades quando elas não forem tão naturais para você.

Você gostou de saber mais sobre como se livrar da ansiedade generalizada na pandemia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite.

Veja mais ›
Fechar